A maior economia do mundo pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas no dia 18 de outubro. Isso porque o dinheiro dos Estados Unidos para pagar suas dívidas acabou.

Os legisladores do país têm até a referida data para elevar o limite da dívida, ou declarar inadimplência. Ou seja, a impossibilidade de o país pagar suas dívidas.

O teto da dívida é definido como o limite máximo de dinheiro que o Tesouro pode tomar emprestado para pagar compromissos governamentais já aprovados pelo Legislativo.

Junto com emissão de dinheiro e impostos, a emissão de dívida pública é um dos meios utilizados pelos Estados para financiar atividades. Isso é realizado com o lançamento de cartas do Tesouro ou títulos do governo.

De acordo com especialistas, o fato de os EUA não terem mais dinheiro indica a falência total do atual modelo econômico. Ao mesmo tempo, favorece o debate da importância das criptomoedas.

Criptomoedas

As criptomoedas podem ser as únicas vencedoras na crise cambial que os Estados Unidos enfrentam, segundo Mark Zandy.

Para o economista da empresa Moody’s, o Bitcoin se beneficiaria se os EUA decidissem expandir ainda mais sua base monetária.

“Investidores em todo o mundo saberão que esta não é uma forma sustentável de pagar contas do governo. E, dada a crise constitucional que causaria, aumentará as chances de não serem pagos em tempo hábil em algum momento no futuro”, afirmou Zandy.

Conforme destacou Zandy, o grande potencial das criptomoedas está em suas características deflacionárias e no fato de não serem emitidas pelo estado e, portanto, não serem suscetíveis às regras do jogo que podem mudar dependendo da governante.

Segundo ele, esses recursos podem ser atraentes para habilitar os criptoativos como uma verdadeira moeda global. Além disso, pode ajudar a fixar os criptoativos como a melhor opção para reserva de valor a longo prazo.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee