Sem sombra de dúvidas, a independência do Brasil é um marco para a história do nosso país, então, deve ser comemorada sempre. Não é à toa que existe um feriado para o dia em questão, para que todos se lembrem da luta até que esse dia chegasse.


Mas você sabia que existem muitas histórias e curiosidades interessantes sobre esse dia? Pois bem, o texto de hoje abordará 7 dessas curiosidades, algumas um pouco mais informativas e outras simplesmente interessantes por si só.


Nossa pátria amada Brasil, hoje, é uma país independente com um amplo território, uma história fantástica e uma diversidade sem igual. 


Embora a sondagem de solo, por exemplo, tenha se espalhado pelo mundo e a tecnologia continue avançando para evoluir a sociedade em si, nada disso apaga as lutas e a beleza pela qual este país já passou, triunfando em muitas e aprendendo com outras


Pode-se dizer que foi uma longa caminhada de tormento, dificuldades e de sacrifícios até o dia da independência do nosso país, mas graças à ajuda de muitos, junto de outras grandes figuras históricas, nossa independência chegou por meio de uma grande conquista.


Assim como é preciso que um engenheiro civil estude automação predial, é necessário que todos os brasileiros estudem a história do país para entender mais a fundo como chegamos a independência e como essa data é marcante para a história no geral.


Não apenas isso, mas quando se tem o conhecimento sobre algum assunto, fica mais simples entender os motivos que levaram as pessoas da época a tomarem tais decisões e, até mesmo, como elas influenciaram outros momentos marcantes na história.


Portanto, assim como um contador de fluxo precisa ser analisado para se entender o seu desempenho, iremos abordar um pouco mais essa história e apontar algumas curiosidades muito interessantes sobre todo o processo de independência do Brasil.


Para ficar por dentro de todas essas informações e acompanhar de perto, confira os tópicos a seguir, onde o conteúdo será melhor abordado e desenvolvido. Sem mais delongas, vamos a ele.

As curiosidades que englobam o processo

Diferentemente do pensamento de muitos, a independência do Brasil não é apenas um dia, foi um longo processo político que englobou diversas decisões para que chegasse até o momento onde Dom Pedro ergueu sua espada e proclamou a independência às margens do rio Ipiranga.


Assim como a galvanização a quente por imersão, o processo é bastante conhecido por todos e possui algumas curiosidades interessantes, as quais podemos nos apegar e desenvolver um certo interesse de como as coisas nem sempre são como nos contam.


Quando pensamos em independência, primeiramente, nos vem à mente alguns elementos como:


  • Pinturas e imagens heróicas;
  • Processo político;
  • Acontecimentos muito específicos;
  • Idealizações de momentos.

Não tirando a beleza de nossa independência nem a luta e as dificuldades daqueles que viveram na época, mas algumas coisas não são ditas, e é sobre elas que você lerá a seguir. Portanto, se ajeite na poltrona perto da divisória piso teto da sua casa, e confira!

01 - Leopoldina da Áustria assinou a independência

Diferentemente do que muitos pensam, embora Dom Pedro tenha proclamado a independência, foi sua esposa, Leopoldina da Áustria que assinou o decreto. 


Nessa época, em 1822 para ser mais exato, ele havia partido para o que hoje é conhecido como estado de São Paulo para resolver conflitos políticos, nomeando a sua esposa como Chefe de Estado e Princesa Regente interina do Brasil.


Enquanto estava em São Paulo, chegou um ultimato de Portugal para que o Príncipe Regente retornasse para o país. Então, Leopoldina reuniu no Rio de Janeiro todo o Conselho de Estado e assinou o decreto que separava o Brasil de Portugal em 02 de Setembro de 1822.

02 - Problemas intestinais assolavam Dom Pedro

Assim como é possível acontecer imprevistos com uma estação redutora de pressão, não poderia ser diferente com o corpo humano, e foi isso que aconteceu com Dom Pedro.


Em 5 de Setembro, o futuro imperador do Brasil ainda não havia recebido a notícia de que o país se separara de Portugal, e seguia com toda a sua comitiva rumo ao Rio de Janeiro perto do rio Ipiranga.


Porém, Dom Pedro estava sofrendo problemas intestinais e sua comitiva era forçada a realizar diversas pausas não programadas ao longo do trajeto. Quando chegou o dia 7 de Setembro, dia que ele recebeu a notícia, aconteceu o famoso Grito do Ipiranga.

03 - O quadro da independência é idealizado

Mesmo uma empresa que vende sensor de nível pode melhorar um pouco suas qualidades durante o marketing, e não foi diferente com o quadro pintado por Pedro Américo em 1888.


Pois bem, quadro esse que se popularizou, sendo a imagem que a grande maioria dos brasileiros lembram quando se fala de independência.


No quadro, Dom Pedro marcha com a guarda imperial, mesmo que ela ainda não existisse na época. Sem mencionar os cavalos lindos e impecáveis que fortalecem a imagem do Império, sendo que o trajeto foi realizado junto de mulas.


Por fim, a famosa frase não foi dita ao mesmo tempo que o imperador erguia a espada, sendo as suas palavras “Viva a Independência e a separação do Brasil! Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou morte”.

04 - O começo da dívida externa

Embora a independência tenha sido proclamada em 1822, Portugal só a reconheceu em 1825, e cobrou uma indenização enorme de 2 milhões de libras esterlinas. O Brasil com nada, os cofres vazios voltaram para a corte do país.


Sem saída, um empréstimo para a Inglaterra foi requisitado, começando então a famosa dívida externa que acompanhou o país durante longos anos.

05 - O motivo

Assim como quando você precisa de um leito para cabos, a principal causa da necessidade por independência não surgiu do nada, foi um longo processo que se deu a um grande desgaste dos colonos brasileiros com a elite de Portugal.


Isso já acontecia com frequência, mas com a chegada da família real nessas terras, tudo se intensificou, fazendo com que fosse natural a vontade de se criar a independência.

06 - O Prelúdio do Dia do Fico

Dom João VI fez com que o Brasil deixasse de ser um colônia e fizesse parte do Reino Unido de Portugal e Algarves. Porém, com a queda de Napoleão Bonaparte em 1815, houveram muitas revoltas em Portugal e políticos maquinavam acordos com Espanha, Inglaterra ou França.


Dom Pedro, então, foi requisitado a voltar para Portugal mas, com a influência e orientação de diversos intelectuais da época, além de motivos políticos, ele decidiu ficar no Brasil e, sua decisão foi dada em 9 de janeiro de 1822, ficando conhecido como Dia do Fico.

07 - A independência é muito celebrada até hoje

Sendo um motivo de muita alegria e festa, a independência do Brasil é comemorada até os dias de hoje, sendo uma das homenagens mais bonitas e interessantes a do Exército brasileiro junto de seus desfiles e carros fantásticos.


Já em Brasília, os desfiles são marcados com a presença de aviões das Forças Armadas, contendo diversos shows aéreos e até mesmo a participação de membros que lutaram e estiveram na Segunda Guerra Mundial.


Em outros lugares do país, cada Estado comemora de sua maneira e, muitas vezes, o assunto se tornou tema de escolas de samba durante o período de Carnaval.

Considerações finais

O texto de hoje abordou sobre diversas curiosidades e informações importantes sobre a independência do Brasil, mostrando como foi o processo, alguns mitos e outras verdades sobre esse dia que é tão importante para a história do nosso país.


Apesar de tudo, é uma data extremamente importante e que foi o pontapé inicial para que o país deixasse de ser colônia de Portugal e começasse a tomar as suas próprias decisões. Porém, não deve ser descartado esse período histórico.


Portugal faz parte da história de nosso país e muito de nossa cultura vem por influência deles, sem mencionar de outros países e povos mundo afora. Não é à toa que o Brasil é conhecido por ser um país muito miscigenado e diversificado.


Esse tipo de evento constrói a imagem que nossa pátria possui, mostrando ao mundo como apesar de sofrida e difícil, nossa história é repleta de garra, vontade e luta. Em outras palavras, é uma história para se orgulhar.


Agora que já ficou mais claro como é importante entender o passado para projetar o futuro, procure estudar um pouco mais sobre como o Brasil se transformou ao longo dos anos, buscando sempre conhecer ao máximo a nossa história.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee