Com um nome muito conhecido, a Alexa é a inteligência artificial oferecida pela Amazon. Criada em 2014, ela foi lançada junto da caixa de som Echo, um elegante equipamento com suporte para uma interação maior com seus usuários.

Alexa é como ficou conhecida a voz da interface que se comunica com o cliente e procura itens como um cabide valor. Inclusive, a tecnologia acabou se popularizando, fazendo parte da rotina de muitas pessoas.

Inclusive, em uma era conhecida como a transformação digital, é importante ter em mente que os avanços tecnológicos têm feito cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, o que acaba sendo um importante movimento para esse tipo de ferramenta.

Isso porque os usuários têm buscado ativamente formas de otimizar suas casas e escritórios, e a Alexa se apresenta como uma fonte de várias soluções, que permite que muitas pessoas consigam um primeiro contato com a inteligência artificial.

Conheça mais sobre a Alexa

A Alexa não é uma novidade, uma vez que essa ferramenta já foi implementada em diversos smartphones. Ou seja, o conceito de assistente pessoal está em uma crescente, seja para buscar na internet por tinta oleo ou para ligar as luzes de um cômodo.

Entretanto, a compatibilidade da Alexa com os smart speakers da Amazon, da linha Echo, acabam representando um diferencial interessante, uma vez que a IA funciona independente de estar vinculada a um aparelho celular.

Esse tipo de liberdade cria uma série de possibilidades para a utilização da ferramenta, que se tornou uma ótima opção para quem deseja iniciar um processo de automação residencial, mas não sabe por onde pode começar.

Pois bem, depois de um rápido cadastro usando seu smartphone, a Alexa passa a funcionar, respondendo a comandos de voz e pesquisas orgânicas, identificando através de seu processamento uma série de solicitações de suas atividades.

Esse tipo de ação acontece de maneira orgânica, sem que você precise dar comandos específicos para ser atendido.

O avanço nessa tecnologia permite que você converse com a Alexa como conversaria com um humano normal, sobre assuntos como os benefícios de um purificador de agua eletrico soft ou sobre o clima da semana.

Essa capacidade de interação foi um dos motivos da atual popularização da ferramenta, que tem apresentando um conteúdo cada vez mais adequado para trabalhar tanto em casa quanto em ambientes profissionais, como escritórios e lojas.

As funções domésticas da Alexa

Para a maioria das pessoas, a Alexa é um item interessante, que gera curiosidade. Apesar disso, muitos clientes não entendem todo o potencial da ferramenta, ou mesmo não compreendem o potencial de utilizar a tecnologia com qualidade.

Por isso, acabam não entendo a necessidade de ter uma Alexa, ou os benefícios que ela pode oferecer para facilitar uma série de atividades domésticas. Então, para entender mais, primeiro é preciso conhecer seu funcionamento para procurar, por exemplo, areia fina.

Desse modo, conhecer as principais utilizações domésticas pode ajudar a entender porque ter uma Alexa em casa é algo tão interessante, e porque o futuro provavelmente contará com esse tipo de serviço cada vez mais comum nas residências das pessoas.

Com isso, vamos conhecer em quais funções domésticas a Alexa pode ser útil:

Chamadas telefônicas

Hoje em dia, não há mais necessidade de decorar números de telefone variados. Ao adicionar um número em seu smartphone, ele fica registrado e permite que você utilize suas ferramentas com muito mais qualidade, possibilitando uma ação mais direta.

Além disso, a maioria dos contatos pode ser salvo pelo nome, possibilitando que você separe telefones residenciais de móveis, mas mantendo o mesmo contato para não confundir esse tipo de registro.

Com a Alexa, você pode pedir para que ela faça ligações para outras residências simplesmente ao solicitar que ela ligue para o cadastro que você escolheu, ao dizer o nome da pessoa. Assim, a IA tentará uma forma de contato, seja com um amigo ou com uma empresa que faz conserto de portão automatico.

Se a outra pessoa também tiver uma Alexa, você poderá interligar os dois aparelhos, que funcionará de forma similar a um telefone residencial, mas sem custo, por se tratar de uma operação na internet.

Além disso, se o receptor da mensagem não estiver disponível, você pode deixar uma gravação com informações para que ele aguarde o retorno ou entre em contato em seu lugar, tornando esse processo muito mais ágil e rápido.

Automação residêncial

A automação residencial é um processo que muitas pessoas têm buscado atualmente, em grande parte pela economia e segurança que este modelo de casa oferece. Lembre-se, uma casa automatizada possui recursos de controle da palma de sua mão.

Através do uso de um equipamento como a Alexa, você pode controlar uma série de elementos comuns de qualquer residência, como:

  • Fechaduras;
  • Luzes;
  • Eletrodomésticos;
  • Controles de acesso.

Estas ferramentas se tornam simples e práticas ao utilizar a Alexa para controlar. Com um simples comando de voz, você pode trancar ou destrancar portas, ligar e desligar luzes, entre muitas outras capacidades.

Você pode até mesmo alugar computador para trabalhar como centralizador dessa automação.

Ademais, alguns confortos podem ser definidos a distância. Com o aplicativo da Alexa instalado em seu celular, você pode dar ordens para ligar uma cafeteira e alterar a temperatura do ar condicionado ainda em seu carro, voltando do serviço.

Assim, quando chegar, estes elementos já estarão prontos, ajudando no controle maior de seu tempo e permitindo que você aproveite mais o período que passa em casa.

Conselhos e indicações

A Alexa ainda não tem mecanismos que permitam que ela execute atividades, mas isso não quer dizer que você não pode aproveitar o conhecimento da ferramenta quando estiver precisando de alguma informação ou mesmo de conselhos.

Quando você perguntar a ela uma receita ou uma indicação para seguir, a ferramenta fará uma busca nos principais portais de pesquisa e identificará sozinha a melhor resposta, oferecendo em alguns segundos através da caixa de som.

Assim, você elimina a necessidade de ter uma série de dispositivos em funcionamento para executar uma tarefa, contando com a Alexa como co-piloto da atividade, questionando e aproveitando as possibilidades para ter uma boa estrutura.

Você também pode pedir dicas de itens para comprar, como móveis para casa, ou até mesmo como instalar CFTV câmera, entre outras opções.

Notícias do mundo

A Alexa atualmente pode servir como jornal impresso e televisivo para os usuários. Ao questionar o que está acontecendo no mundo, a ferramenta buscará as principais notícias e apresentará para você.

Isso pode ainda ser personalizado, para que você escolha as fontes de sua confiança que serão pesquisadas pela Alexa e garantirão uma estrutura mais adequada para a pesquisa realizada pela ferramenta.

Isso garante que você sempre estará informado sobre o que acontece no mundo e nos setores de seu interesse, tanto profissionais quanto pessoais.

Máquina de entretenimento

A IA da Alexa está repleta de jogos e trivias, que podem entreter um grupo de pessoas por horas. Se você quiser fazer um jogo com amigos, pode pedir para a Alexa fazer perguntas sobre cinema ou séries de televisão.

Além disso, pode pedir a ferramenta para tocar músicas e até mesmo dizer curiosidades aleatórias, além de ter algumas frases de efeito com o objetivo de ser engraçada. Por conta dessas ações, a IA se torna muito interessante para quem tem crianças.

Isso porque alguns dos jogos são educativos, e podem entreter seus filhos por um bom tempo com esse tipo de atividade, permitindo que você tenha uma estrutura mais adequada em sua casa e tenha tempo para si.

Ajuda em exercícios

A Alexa pode ajudar a fazer treinamentos e condicionamento físico, com base em dicas de profissionais especialistas. Embora isso não elimine a necessidade de um instrutor, permite que você faça uma ação com muito mais tranquilidade e qualidade.

Além disso, a Alexa é uma ferramenta que permite a identificação de calorias e outras informações relevantes para sua dieta, garantindo mais tranquilidade na hora de trabalhar suas atividades físicas como um todo.

Controle de televisão inteligente

O controle acerca de sua televisão é muito mais completo com a Alexa. É possível ligar e desligar o aparelho, controlar volume e até mesmo abrir aplicativos de streaming ou mudar para um canal específico.

Os limites que a Alexa possui enquanto controladora são limitados exclusivamente pela sua TV, que pode ter um dispositivo acoplado para uma integração maior com a ferramenta atual.

Considerações finais

O que antes era um objeto de luxo que despertava curiosidade, hoje é uma ferramenta altamente popular e que está perto de se tornar indispensável.

A assistente virtual Alexa é um avanço que impressiona, tanto pelo potencial de interação quanto pela qualidade em encontrar um serviço de, por exemplo, conserto de fricção.

Por isso, é importante ter em mente que as coisas estão mudando, e o conceito de casas automatizadas está se tornando um senso comum, o que acaba utilizando esse tipo de ferramenta de maneira muito mais constante para criar uma boa estrutura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee