Atualmente, o profissional que exerce um papel de liderança precisa desenvolver diversas habilidades, seja atuando dentro de uma empresa tradicional ou em startups, em um prédio próprio ou em ambientes colaborativos, como coworking BH


O líder é quem comanda uma empresa e seus colaboradores para que os melhores resultados sejam alcançados e a equipe tenha maior engajamento e produtividade. Assim, o estilo de liderança tem papel fundamental no sucesso da equipe. 


Quer saber como ser um bom líder? Então, confira nossas 9 dicas. 

1. Seja um mestre

Uma das características de como ser um bom líder é a sua capacidade de ser um mestre, ou seja, estar sempre disposto a ensinar. A motivação e aprendizado devem ser constantes para pessoas em posição de liderança em qualquer área de atuação.


Para ser um mestre, o líder deve praticar um hábito considerado de alto valor na liderança, a de manter seus colaboradores sempre bem informados, desde os processos da empresa até sobre as tendências e melhorias do mercado. 

2. Engaje a equipe

O bom líder também deve engajar a equipe na busca de resultados, assim é essencial investir em alguns pontos para aumentar o engajamento do time, como:


  • Desenvolver lideranças positivas e que ajudem e engajem a equipe 
  • Investir na capacitação constante dos colaboradores, criando um ambiente para o desenvolvimento de habilidades e oportunidades dentro da empresa
  • Adotar um cultura que favoreça o engajamento da equipe
  • Oferecer recompensas para os colaboradores 
  • Ensinar a cultura da empresa para todos os funcionários
  • Estabelecer metas claras, permitindo que os colaboradores consigam se programar e ter mais motivação para cumpri-las dentro do prazo estabelecido

3. Entenda os limites dos colaboradores

Entender os limites de cada colaborador também é uma característica de um bom líder, uma equipe atarefada, com muitas atividades pode perder a motivação e ter a produtividade comprometida. Por isso, é necessário analisar e delegar somente o que cada um é capaz de fazer.


Além disso, fornecer um espaço colaborativo e que auxilie os colaboradores nas suas dificuldades também é recomendado ao delegar tarefas, já que cada profissional está em um estágio de aprendizado da própria profissão e de conhecimento das atividades da empresa.

4. Realize avaliações de desempenho

Muitos profissionais podem ficar receosos quando passam por avaliações de desempenho, porém essa prática, se for feita da forma correta, pode favorecer muito ao colaborador e empresa, sendo um característica  que somente como ser um bom líder é capaz de ter. 


Tente manter uma constância de avaliações e reuniões para fornecer feedback a cada colaborador. Faça isso individualmente, pois é necessário informar os pontos que o profissional se sobressaiu e outros que precisa melhorar, favorecendo um clima de confiança e satisfação entre a liderança e os colaboradores. 


5. Busque o equilíbrio emocional

Muitos acreditam que como ser um bom líder, é necessário somente desenvolver competências ligadas aos negócios e à área de atuação da empresa. Porém outras características são importantes para desenvolver um papel de liderança, a busca do equilíbrio emocional é uma delas.


O líder precisa enfrentar muitos desafios diários, além da equipe, clientes, outras áreas também precisam de sua dedicação, o que pode comprometer o seu emocional, caso não busque desenvolver formas de controlar o estresse e outros comportamentos que podem ser nocivos para si e para as demais pessoas. 


Assim, é essencial que como ser um bom líder, busque desenvolver uma rotina mais saudável, dentro e fora da empresa. Algumas dicas para aumentar o equilíbrio emocional:


  • Organize a sua agenda
  • Respeite os seus limites
  • Tenha disciplina para fazer as atividades diárias
  • Pratique a auto compaixão, lembrando que um líder não está imune a falhas e dias ruins
  • Controle a ansiedade e tenha mais clareza mental para resolver problemas


Se tiver dificuldade em lidar com a pressão da liderança e os seus desafios, é recomendado procurar pessoas que possam ajudar nesse momento, seja um terapeuta voltado para área corporativa ou outros profissionais. 

6. Ofereça apoio à equipe

Delegar tarefas, estabelecer metas, cobrar resultados são importantes para um bom líder, mas oferecer apoio a equipe tem o mesmo nível de importância. Assim, é necessário trabalhar esse ponto para exercer uma liderança de sucesso. 


A desmotivação, períodos de crise, rotatividade e perda de talentos é algo comum em várias empresas, mas não deve ser encarado como normal. Reter bons profissionais é também uma ação que o líder deve ter. Para isso, é necessário estar por perto, oferecer apoio e deixar a equipe ciente que pode contar com o seu apoio. 

7. Como ser um bom líder: potencialize habilidades

Potencializar as habilidades dos colaboradores também é papel de como ser um bom líder.


Por isso, as avaliações de desempenho são importantes, além de conseguir identificar as dificuldades do colaborador, é possível potencializar habilidades e permitir que o profissional fique mais satisfeito, se desenvolva e, consequentemente, ofereça melhores resultados a empresa.

8. Trabalhe o autoconhecimento

Trabalhar o autoconhecimento é essencial para como ser um bom líder. Ao perceber diversos pontos positivos e negativos da personalidade e liderança, é possível desenvolver habilidades importantes.


Um líder precisa ser motivador, humilde, ter empatia e autoconfiança, e somente um trabalho de autoconhecimento pode desenvolver essas habilidades. Para ajudar nesse processo, é possível contar com ajuda profissional, alguns cursos, workshops e profissionais podem ajudar, os que são mais utilizados neste momento são o mentoring e o coaching de carreira.

9. Adote uma atitude positiva

Adotar uma atitude positiva é outra característica de como ser um bom líder. Lidar com um chefe mal humorado e desmotivado, acaba por comprometer toda a equipe, pois o seu nível de influência é muito alto. 


Ter uma atitude positiva não deve se limitar a eventos pontuais, é necessário que essa característica seja demonstrada diariamente, deixando a equipe mais confortável e motivada todos os dias. 


A comunicação não violenta, o compartilhamento de informações, a criatividade e a gentileza são características presentes em líderes com atitude positiva. Por isso, pratique e mantenha seu desenvolvimento com foco nelas.


Gostou de saber as dicas de como ser um bom líder? Então, nos acompanhe para ficar sempre por dentro de mais novidades e conteúdos!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee