A prefeitura de Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo, foi alvo de um ataque ransomware na sexta-feira (27/08). Os danos seguem sendo avaliados pela TI do local.

Os ataques ransomwares são conhecidos já no mundo todo e temidos por empresas. Vale notar que os principais alvos são governos e grandes organizações, que poderiam pagar pelo resgate, sendo normalmente cobrado em Bitcoin ou Monero.

Em alta nos últimos anos, esses malwares são responsáveis pela paralisação de serviços em empresas pelo mundo, causando prejuízos por onde passa. Recentemente, a empresa Renner no Brasil foi alvo de um vírus assim e os criminosos exigiram até R$ 5 bilhões para liberar os sistemas.

Prefeitura de Taboão da Serra é alvo de ataque ransomware, backup também foi afetado.

Com uma população de cerca de 300 mil habitantes, Taboão da Serra se localiza na região sudoeste da região metropolitana de São Paulo, considerada em um levantamento recente como uma das 100 melhores cidades para se viver e com a maior densidade populacional do país.

No entanto, criminosos da internet acabaram mirando a prefeitura do município em um ataque ransomware, perpetuado na última sexta (27). Segundo nota, o servidor principal e de backup foram criptografados com um malware, que exige o resgate em Bitcoin.

“O servidor principal e o de backup foram hackeados e as informações foram criptografadas. Foi identificado um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o seu conteúdo, solicitando um resgate através de moeda virtual (bitcoin) para devolver os documentos.”

Após o ataque, ocorrido na manhã daquele dia, todos os serviços da prefeitura da Taboão da Serra ficaram indisponíveis. O atendimento a população teve que ser temporariamente desligado, assim como o site que prestava esse serviço.

A prefeitura informou que um boletim de ocorrência já estava sendo feito, com as autoridades já a par do caso.

“A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) já comunicaram os órgãos competentes e estão lavrando boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra.”

Nesta segunda-feira (30), os serviços da prefeitura ainda continuavam indisponíveis, com a equipe trabalhando para resolver o problema.

Para entender mais sobre o caso, o Livecoins procurou a prefeitura de Taboão da Serra para entender mais detalhes sobre o ataque ransomware. Em resposta, a comunicação informou que a “Secretaria de Administração está em reunião para avaliar o quanto os sistemas foram afetados e quando os serviços serão restabelecidos“.

Ainda não está claro quantos Bitcoins foram pedidos pelos criminosos na ação e nem se a prefeitura irá pagar pelo resgate. Em casos como esse, especialistas em segurança digital recomendam não efetuar o pagamento, visto que não há garantias que os bandidos devolverão o acesso aos dados após o envio dos valores.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee