O desenvolvimento de um novo painel solar orgânico não é novo, está em desenvolvimento há 10 anos através do Instituto CSEM Brasil. Será um painel solar mais leve e transparente que os modelos tradicionais e está a ser desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A empresa tem o objetivo de ter energia verde em todo o lado, e por isso, assim que se der início à produção em massa, este painel irá ser 30 vezes mais barata que os atuais painéis fotovoltaicos de silício.

O desenvolvimento do painel solar fotovoltaico orgânico já se encontra na fase de testes, tendo mesmo sido já finalizadas a construção e adaptação de certas máquinas para o processo de impressão.

Novo painel solar orgânico
Simplicidade do painel solar orgânico

A construção deste painel é simples, é constituído por um filme plástico, onde tintas à base de carbono são impressas e assim transformam a luz solar em energia elétrica.

Foram 10 anos de desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia, mas a sua produção é simples… é como as prensas de um jornal, imprimindo as cinco camadas de tina no filme de plástico.

Há duas camadas intermédias que são responsáveis pela produção de eletrões, a camada superior tem a função de conduzir cargas positivas enquanto a inferior transporta a cargas negativas. A última camada impressa no filme de plástico é a do terminal metálico, que fecha o circuito.

Para a produção do painel é necessário que a mesma ocorra num ambiente “amarelo”, com luzes especiais amarelas, devido à sensibilidade do material.

Foram alguns anos de estudos para desenvolver este painel solar orgânico, e durante esse tempo os cientistas descobriram que a radiação da luz azul interfere diretamente na qualidade final do material impresso e por isso as luzes “amarelas” são essenciais para o processo.

Principais benefícios do painel solar orgânico

Este painel fotovoltaico será leve, flexível, relativamente transparente e fácil de ser aplicado em qualquer superfície.

E um dos seus pontos fortes é o facto de ser produzido com materiais orgânicos, sendo assim uma opção mais sustentável quando comparado com os atuais painéis de silício.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee