Sabemos que aprender um novo idioma pode parecer assustador, mas com a grande disponibilização de conteúdo, cursos online, material gratuito e dicas, dedicar-se ao estudo de outro idioma fica cada vez mais acessível. 

A principal recomendação é a de procurar separar alguns momentos para entender qual é o seu estilo preferido de aprendizagem e qual método de ensino é o mais indicado para você.

A oferta de modelos didáticos, principalmente para quem deseja aprender um novo idioma, é grande. Entenda como funciona a sua rotina diária, quais serão os momentos que você reservará para dedicar-se ao tema e quantas horas semanais estarão disponíveis para a divisão dos estudos. 

Desenvolver uma rotina específica e que esteja de acordo com a sua disponibilidade é indispensável para a criação de um novo hábito e evitar frustrações no processo.

Separamos algumas dicas que irão facilitar os processos de aprendizagem de forma definitiva. Pegue seu bloco de notas e acompanhe o conteúdo com a gente:

1. Mergulhe na cultura do país

Todo idioma está envolvido em uma cultura específica que deu origem a ele. Na internet é possível encontrar uma série de conteúdos culturais e artísticos que podem ser consumidos e ajudarão a entender mais sobre o idioma. 

Procure, então, encontrar bandas ou cantores para ouvir músicas no idioma que você deseja aprender, encontre filmes, séries e documentários sobre o país na língua nativa e aprofunde seus conhecimentos na gastronomia local. Esta ambientação é essencial para compreender o idioma e como a sociedade do país se formou.

2. Assista filmes legendados 

Em conjunto com o item anterior, quando encontrar seu gênero preferido na produção cinematográfica do país em questão, o consumo deve ser feito sempre com legenda, ok? A dublagem não irá ajudar na imersão cultural. 

O primeiro passo é o de assistir o filme ou série com legendas em português e, em um segundo momento, depois de já ter avançado nos estudos, teste seus conhecimentos colocando uma legenda também no idioma escolhido. 

3. Entenda como funciona a sua memorização

Sua memória é fotográfica, auditiva ou cinestésica? Quanto mais rápido identificar a sua melhor maneira para entender e memorizar os conceitos e regras, mais rápido será o seu avanço no estudo do idioma.

A memória fotográfica é aquela estimulada por cores, ilustrações e infográficos. A memória auditiva, por outro lado, é encorajada a partir de sons, falas e repetição em voz alta. Já a memória cinestésica funciona a partir de vivências práticas.

4. Procure não ultrapassar passos 

Aprender um novo idioma é como se você estivesse aprendendo a falar novamente, como quando era criança. Com isso, os passos são lentos e é essencial não ultrapassar nenhum deles para evitar frustrações desnecessárias. Mantenha-se no cronograma e não tenha pressa para chegar a um nível avançado.

5. Não tenha vergonha de errar

Não são raros os casos de pessoas que ao tentarem aprender um novo idioma sentem-se intimidados e com medo de errar. 

Contudo, errar é uma das melhores práticas no momento da aprendizagem, já que te direciona para o caminho correto, incentiva a procura por novos meios de informação e faz com que o aluno se mantenha atento e concentrado para entender onde errou e se aperfeiçoar.

6. Pronuncie em voz alta

A pronúncia é uma das maiores dificuldades na hora de aprender um novo idioma, mas, ao mesmo tempo, uma das partes mais essenciais. Não deixe a pronúncia de lado, repita palavras, treine frases específicas e tenha sempre um tradutor em mãos. 

Ao ouvir músicas e assistir filmes no idioma que está aprendendo, dê algumas pausas e tente repetir em voz alta o que o cantor ou atriz está dizendo, sempre com o entendimento do que aquelas palavras significam e nunca apenas uma repetição automática.

7. Atualize as configurações do seu celular

Esta tática é ótima para forçar uma imersão ainda mais presente em todas as horas do dia. Vá nas configurações do seu celular e mude o idioma para o que você está aprendendo. 

Com isso, você estará sempre em contato com novas palavras, pequenos textos e indicações que, provavelmente, não iria aprender nos cursos de idioma. 

Isso trará uma vivência mais real e aprofundada, com termos e palavras que são mais utilizados pelas pessoas que vivem no país escolhido.

8. Cursos online

Cursos online com certificado são uma ótima maneira de incentivar os avanços e medir a velocidade deste aprendizado. Neste tipo de curso, as provas, os exercícios, os professores e as aulas são todas pensadas para o auxílio prático dos alunos e a absorção do conteúdo. 

Além disso, a possibilidade de comprovação por meio do certificado faz com que os alunos não desistam no meio do caminho, se estimulem a chegar ao final do conteúdo programado e a comprovar sua evolução com as provas disponibilizadas pela plataforma.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919