A beleza é relativa e está nos olhos daqueles que a observam. Contudo, de modo a recuperar a autoestima, quem passa por um procedimento estético odontológico pode levar vantagem em situações diversas, visto que o bem-estar é favorecido.

Além da saúde bucal ser de fundamental importância e se relacionar aos procedimentos, a aparência também pode ser harmonizada, interferindo de maneira positiva na qualidade de vida e na autopercepção do paciente.

Para isso, diferentes tratamentos podem ser aplicados na melhoria estética. A seguir, você vai acompanhar 5 dicas que podem ser muito úteis para aqueles que procuram informações que podem ajudar na decisão final sobre fazer o procedimento e o que precisa ser avaliado.

  1. Busca por profissional e recuperação de dentes 

Diferentes aspectos podem influenciar na saúde bucal e qualidade do sorriso ao longo da vida. 

Na infância, por exemplo, a refeição pode ser repleta de alimentos doces e de copos de refrigerante e caixinhas de suco industrializado. 

Já na fase adulta, diferentes práticas relacionadas ao cotidiano - como abrir objetos com os dentes - e ao estresse, além de hábitos prejudiciais - como o fumo - impactam na saúde e estética da estrutura.

Assim, com o decorrer do tempo, pode ser preciso/almejado recuperar o estrago provocado pelo excesso de açúcar ingerido durante os anos, práticas de higienização inadequada e demais aspectos mencionados.

Para manter uma dentição com aparência saudável e que traga tranquilidade ao sorrir, é preciso procurar ajuda profissional nas clínicas odontológicas, sentar na cadeira do dentista especializado e passar por uma avaliação completa.

Para isso, no entanto, é fundamental que haja confiança no profissional e que a clínica esteja devidamente credenciada aos órgãos reguladores de saúde, como a ANS (Agência Nacional de Saúde).

Deste modo, com a devida qualidade garantida e as avaliações regulares da cavidade, é possível verificar as necessidades de tratamentos e até procedimentos que visam tornar a dentição mais bela.

Por exemplo, muitas vezes os pacientes apresentam a ausência de um ou outro dente porque foi perdido para a cárie. 

Em um primeiro momento, o tratamento de canal pode recuperar parte da dentição. Contudo, se não houver a possibilidade, pode ser necessário recorrer ao implante dentário utilizando uma peça de substituição. 

Além de melhorar a mordida, esse processo pode ser considerado um tratamento estético, como forma de aparentar todos os 32 dentes e devolver a tranquilidade ao sorrir e interagir.

Isso porque, a pessoa pode até se adaptar à ausência do dente ao morder e falar, mas a segurança pessoal por causa da estética pode incomodar.

Portanto, ter todos os dentes atua na autoestima, além de ajudar na mastigação dos alimentos, aproveitando melhor os nutrientes e auxiliando na digestão estomacal. 

  1. Alinhamento dentário auxilia na respiração

Quando uma pessoa respira de maneira errada, inspirando e expirando pela boca, sem utilizar as narinas, isso pode provocar uma alteração na arcada dentária, levando os dentes para a frente, ressecando a mucosa e favorecendo a proliferação de bactérias.

Assim, entre os problemas que podem surgir, além da questão estética, estão:

  • Doenças respiratórias como rinite e sinusite;

  • Apneia do sono;

  • Desvio do septo nasal;

  • Mordidas abertas ou cruzadas.

A correção pode ser realizada por meio do uso de um aparelho ortodôntico, que será desenvolvido de maneira personalizada para cada paciente. 

Com o tratamento adequado, o sorriso fica mais bonito e a respiração passa a ser controlada com ajuda de outros profissionais da saúde, em conjunto com os trabalhos da área da odontologia, promovendo não só mais qualidade ao processo, como também mais beleza ao sorriso.

  1. Problemas pontuais e ajuste preciso

Há pessoas que não enxergam um problema estético uma pequena imperfeição, levando isso como uma característica pessoal e, por quê não, um charme. Com isso, a aparência não incomoda. 

Contudo, outras pessoas podem se sentir incomodadas, evitando interações e sorrir em público, se mostrando mais fechadas.

O diastema é uma separação que ocorre entre os dentes, deixando um espaço que pode ser exclusivo nos dentes da frente.

Quando isso ocorre em toda a arcada dentária, pode provocar doenças bacterianas ou virais, pois a entrada de ar é diferenciada e a higienização também pode demandar mais atenção.

A avaliação de um dentista vai indicar a necessidade de uso de um aparelho nos dentes ou se a aplicação da lente de contato dental pode resolver a questão de aparência, quando a pessoa se sente incomodada,  e evitar problemas relacionados à saúde bucal.

É um tratamento que o paciente deve tomar alguns cuidados com alimentos duros, ao menos no e período de colocação e na fixação. Depois disso é necessário manter a higienização correta, com escova de dente e fio dental.

  1. Discrição com uso de tecnologia avançada

A adaptação ao aparelho movel para correção específica sobre os dentes, melhorando a aparência e a estética dos dentes, torna-se mais fácil pela facilidade de remover a estrutura quando necessário e manter a correção de qualidade - bem como pode ser promovido em materiais mais discretos, reduzindo o impacto estético.

A tecnologia ajuda no escaneamento de toda a arcada dentária, inclusive o palato, a língua e a gengiva, para a construção de um modelo exclusivo para o paciente. 

Fabricado em material transparente, o aparelho se torna discreto mesmo quando usado em público, trazendo mais bem-estar ao paciente ao longo do tratamento.

  1. Dentes brilhantes exige esforço pessoal

O brilho dos dentes é um charme que pode ser utilizado como cartão de visitas em qualquer evento social, como uma arma que pode ser utilizada para demonstrar simpatia e abertura para o início de uma conversa. 

Dentro de um ambiente de trabalho, por mais formal que possa parecer, um sorriso finaliza o fechamento de um contrato, a formalização de uma parceria ou uma venda bem sucedida. 

Por isso o clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas odontológicas. 

Realizado com produtos específicos e treinamento profissional, o dentista precisa fazer um planejamento adequado para esse tipo de tratamento.

A dica principal, nesse caso, é evitar alimentos e bebidas com corantes ou cores mais escuras por um determinado período. 

Assim, o brilho pode ser natural e sem qualquer tipo de mancha, prolongando a duração do procedimento.

Em todos os casos, a visita ao dentista deve ser frequente, assim como a higienização dos dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, com escova e pasta dental apropriada.

Por fim, não se pode esquecer o fio dental e o enxaguante bucal para manter a saúde geral.

Considerações finais

Os tratamentos estéticos podem ser feitos para atender diferentes necessidades e incômodos, promovendo mais autoestima e bem-estar. 


Contudo, para garantir qualidade nos tratamentos e a durabilidade estética e da saúde, alguns cuidados devem ser tomados, como:


  • Verificar a qualidade da clínica e do profissional;

  • Certificar a viabilidade dos tratamentos e quais atendem melhor o desejo;

  • Manter a higienização adequada e com regularidade;

  • Adotar os cuidados pré e pós-procedimentos, conforme indicações;

  • Reduzir o consumo de produtos industrializados e pigmentados.


Deste modo, será possível manter a segurança durante o tratamento e a qualidade do sorriso a longo prazo, trazendo ainda mais beleza e autoestima.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee