Os procedimentos estéticos estão cada vez mais em alta no Brasil. Para termos uma ideia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por intervenções aumentou cerca de 390% nos últimos anos. 


De acordo com o levantamento, entre os tratamentos mais procurados estão o preenchimento, a aplicação de toxina botulínica, o peeling, depilação a laser e a suspensão com fios. 


No entanto, a busca pelo procedimento ideal irá depender muito dos objetivos de cada paciente, visto que há intervenções menos invasivas ou mais invasivas, incluindo até mesmo cirurgias reparadoras extensas.


Com a chegada do verão, a busca por procedimentos estéticos aumenta ainda mais. 


Afinal de contas, é a estação do ano em que queremos nos sentir bem com o nosso próprio corpo e, por esse motivo, acabamos realizando algumas intervenções para acelerar transformações de beleza.


Diante desse cenário, o artigo de hoje irá mostrar um pouco mais sobre os principais procedimentos que estão em alta no Brasil, informando das características de cada intervenção e os seus principais objetivos. Acompanhe mais!



1 -
Peeling facial

O peeling consiste em um tratamento de limpeza de pele profunda com extração de cravos e espinhas, feito com a descamação controlada da epiderme do rosto, a partir da aplicação de substâncias químicas ou métodos físicos, como a dermoabrasão.


Esse é um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil, diante da sua intervenção não invasiva e altamente eficaz para a redução de rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes, controle da oleosidade e diminuição da acne.


Além disso, o peeling pode reverter alguns quadros da pele, como a perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce.


Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de peeling, como o de diamante, a aplicação de ácidos, ou até mesmo tratamentos mais específicos, como a luz pulsada olheiras para a redução de manchas.


Antes de iniciar o procedimento, recomenda-se realizar uma consulta com um médico dermatologista, que pode orientar o tratamento ideal, conforme as características da sua pele, bem como os cuidados após a descamação.

2 - Radiofrequência para tratar cicatrizes

A radiofrequência é um tratamento estético voltado à redução de cicatrizes, combate a flacidez do rosto ou do corpo, sendo um procedimento eficaz para eliminação de rugas, linhas de expressão e gordura localizada.


O procedimento é bem simples: o aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo, ajudando na contração do colágeno e favorecendo a produção de fibras. Com isso, a pele ganha mais sustentação e firmeza.


Os resultados da radiofrequência podem ser observados logo nos primeiros dias após a primeira sessão, porém, o tratamento é progressivo. Ou seja, quanto mais sessões realizadas, os resultados são ainda melhores.

3 - Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como principal objetivo a estimulação do sistema linfático, tornando os movimentos dos fluidos corporais mais acelerados e dinâmicos.


O procedimento pode ser feito manualmente, com a aplicação de técnicas específicas de movimentação das mãos. No entanto, também existe a drenagem linfática com aparelho, que estimula ainda mais a movimentação dos fluidos.


A drenagem linfática oferece diversos benefícios que vão além da estética, entre os quais:


  • Redução da retenção de líquido;

  • Melhor circulação do sangue;

  • Relaxamento corporal;

  • Diminuição da celulite;

  • Maior oxigenação dos tecidos.


Importante ressaltar que a drenagem linfática não é um tratamento de emagrecimento, porém, quando associada a um plano alimentar para emagrecer e a prática de exercícios físicos, ela pode potencializar a perda de peso.


A drenagem linfática é contraindicada para pessoas que estão com alguma infecção, já que as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar ainda mais pelo corpo. 


Além disso, pacientes com risco cardiovascular, insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada devem evitar o tratamento.


Caso tenha dúvidas, procure um médico e faça um check up geral antes de se submeter a qualquer procedimento estético.


A drenagem linfática deve ser realizada por um profissional de estética qualificado, visto que a massagem possui técnicas específicas para melhorar a circulação e oxigenação do corpo. Sendo assim, avalie bem o trabalho do(a) esteticista antes de fechar a sessão.

4 - Enzimas para gordura localizada

Como o próprio nome sugere, esse procedimento estético trabalha com a aplicação de enzimas no corpo para auxiliar na absorção de gordura, sendo um dos tratamentos para emagrecer mais procurados nos dias de hoje.


Em geral, o procedimento é feito em regiões onde a perda de gordura é mais difícil, como os braços, costas, coxas, cintura e barriga.


O tratamento com enzimas para gordura localizada tem poucas contra-indicações, visto que a aplicação é feita diretamente na região específica. No entanto, o procedimento envolve a aplicação de injeções, com agulhas que penetram de 1 a 4 ml sob a pele.


Caso o tratamento seja indicado por um médico, as aplicações podem envolver até 6 medicamentos diferentes, que trabalham em conjunto para a destruição das gorduras localizadas.


Antes da aplicação das injeções, é necessário passar por uma avaliação médica. Dessa forma, é possível verificar as especificidades de cada paciente e orientar o melhor tratamento.


Além da redução de gordura localizada, o procedimento também traz outras vantagens, incluindo:


  • Aumento da energia muscular;

  • Aceleração do metabolismo;

  • Aumento da dilatação dos vasos periféricos;

  • Maior firmeza e elasticidade dos tecidos.


Assim como a drenagem linfática, o tratamento com enzimas deve ser feito em conjunto com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, ainda mais se o interesse é a perda de peso.

5 - Depilação a laser

A depilação a laser tornou-se um procedimento bastante popular. Aliás, engana-se quem pensa que o tratamento é exclusivo para mulheres; ao contrário, a depilação a laser masculina ganhou muita relevância nos últimos anos.


Uma das grandes vantagens do método é que ele elimina mais de 90% dos pelos. Para isso, é necessário fazer de 4 a 6 sessões, dependendo da região tratada. Recomenda-se apenas 1 sessão anual para manutenção.


Após a realização do procedimento, é preciso fazer um resfriamento da pele com gelo, spray ou gel frio. No entanto, os equipamentos mais modernos contam com uma ponteira que resfria o local logo após o disparo do laser.


Durante o tratamento, é normal sentir um certo desconforto. Quanto mais fina e sensível a pele, é provável que a dor seja maior. No entanto, o incômodo é totalmente suportável.

6 - Clareamento a laser para olhos

Esse é um procedimento polêmico, já que é possível mudar a cor dos olhos com métodos mais seguros, como o uso de lente de contato colorida.


No entanto, o clareamento a laser para olhos promete modificar a cor da íris de forma permanente. O procedimento só deve ser realizado em clínica especializada, por médicos oftalmologistas devidamente qualificados.

7 - Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza muscular da região. Além disso, o procedimento é capaz de remover as estrias localizadas, melhorando a estética local.


O tratamento é invasivo e deve ser realizado em clínicas médicas, com aplicação de anestesia, além de procedimentos pré e pós-operatório.


A abdominoplastia não deve ser vista como um tratamento alternativo à obesidade, pois ela não deve substituir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.


Tanto que os candidatos à abdominoplastia precisam estar em boa forma e saudáveis.


A abdominoplastia também é recomendada para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e sofrem com o excesso de pele.

8 - Ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia é realizada para a retirada das mamas masculinas, quando elas crescem em excesso. Essa condição é normalmente ocasionada por fatores genéticos, mas podem ser resultado de alterações hormonais, uso de medicamentos ou ganho de peso.


O procedimento também é conhecido como mamoplastia redutora, sendo uma intervenção invasiva, porém, eficaz e duradoura, para reduzir o tamanho das mamas e reparar possíveis anormalidades da região.


Assim como as demais cirurgias invasivas, a ginecomastia deve ser feita por médicos em clínicas especializadas, com a aplicação de anestesia para reduzir o desconforto durante o procedimento.


O paciente também deve ter um acompanhamento pós-cirúrgico, para evitar quaisquer ocorrências, como infecções.

Conclusão

Os procedimentos estéticos são procurados por homens e mulheres de todas as faixas de idade. Hoje em dia, podemos encontrar diversos tipos de tratamento, que contribuem não só com a beleza, mas com o bem-estar e relaxamento do corpo.


Ao longo deste artigo, você pode conhecer os tratamentos estéticos mais procurados pelos brasileiros, incluindo as intervenções um pouco invasivas.


Novamente, ressaltamos a importância de procurar um profissional da saúde antes de realizar qualquer procedimento. Dessa forma, você poderá avaliar a condição do seu organismo e verificar se está apto(a) para a sessão.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee