Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Os procedimentos estéticos estão cada vez mais em alta no Brasil. Para termos uma ideia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por intervenções aumentou cerca de 390% nos últimos anos. 


De acordo com o levantamento, entre os tratamentos mais procurados estão o preenchimento, a aplicação de toxina botulínica, o peeling, depilação a laser e a suspensão com fios. 


No entanto, a busca pelo procedimento ideal irá depender muito dos objetivos de cada paciente, visto que há intervenções menos invasivas ou mais invasivas, incluindo até mesmo cirurgias reparadoras extensas.


Com a chegada do verão, a busca por procedimentos estéticos aumenta ainda mais. 


Afinal de contas, é a estação do ano em que queremos nos sentir bem com o nosso próprio corpo e, por esse motivo, acabamos realizando algumas intervenções para acelerar transformações de beleza.


Diante desse cenário, o artigo de hoje irá mostrar um pouco mais sobre os principais procedimentos que estão em alta no Brasil, informando das características de cada intervenção e os seus principais objetivos. Acompanhe mais!



1 -
Peeling facial

O peeling consiste em um tratamento de limpeza de pele profunda com extração de cravos e espinhas, feito com a descamação controlada da epiderme do rosto, a partir da aplicação de substâncias químicas ou métodos físicos, como a dermoabrasão.


Esse é um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil, diante da sua intervenção não invasiva e altamente eficaz para a redução de rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes, controle da oleosidade e diminuição da acne.


Além disso, o peeling pode reverter alguns quadros da pele, como a perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce.


Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de peeling, como o de diamante, a aplicação de ácidos, ou até mesmo tratamentos mais específicos, como a luz pulsada olheiras para a redução de manchas.


Antes de iniciar o procedimento, recomenda-se realizar uma consulta com um médico dermatologista, que pode orientar o tratamento ideal, conforme as características da sua pele, bem como os cuidados após a descamação.

2 - Radiofrequência para tratar cicatrizes

A radiofrequência é um tratamento estético voltado à redução de cicatrizes, combate a flacidez do rosto ou do corpo, sendo um procedimento eficaz para eliminação de rugas, linhas de expressão e gordura localizada.


O procedimento é bem simples: o aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo, ajudando na contração do colágeno e favorecendo a produção de fibras. Com isso, a pele ganha mais sustentação e firmeza.


Os resultados da radiofrequência podem ser observados logo nos primeiros dias após a primeira sessão, porém, o tratamento é progressivo. Ou seja, quanto mais sessões realizadas, os resultados são ainda melhores.

3 - Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como principal objetivo a estimulação do sistema linfático, tornando os movimentos dos fluidos corporais mais acelerados e dinâmicos.


O procedimento pode ser feito manualmente, com a aplicação de técnicas específicas de movimentação das mãos. No entanto, também existe a drenagem linfática com aparelho, que estimula ainda mais a movimentação dos fluidos.


A drenagem linfática oferece diversos benefícios que vão além da estética, entre os quais:


  • Redução da retenção de líquido;

  • Melhor circulação do sangue;

  • Relaxamento corporal;

  • Diminuição da celulite;

  • Maior oxigenação dos tecidos.


Importante ressaltar que a drenagem linfática não é um tratamento de emagrecimento, porém, quando associada a um plano alimentar para emagrecer e a prática de exercícios físicos, ela pode potencializar a perda de peso.


A drenagem linfática é contraindicada para pessoas que estão com alguma infecção, já que as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar ainda mais pelo corpo. 


Além disso, pacientes com risco cardiovascular, insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada devem evitar o tratamento.


Caso tenha dúvidas, procure um médico e faça um check up geral antes de se submeter a qualquer procedimento estético.


A drenagem linfática deve ser realizada por um profissional de estética qualificado, visto que a massagem possui técnicas específicas para melhorar a circulação e oxigenação do corpo. Sendo assim, avalie bem o trabalho do(a) esteticista antes de fechar a sessão.

4 - Enzimas para gordura localizada

Como o próprio nome sugere, esse procedimento estético trabalha com a aplicação de enzimas no corpo para auxiliar na absorção de gordura, sendo um dos tratamentos para emagrecer mais procurados nos dias de hoje.


Em geral, o procedimento é feito em regiões onde a perda de gordura é mais difícil, como os braços, costas, coxas, cintura e barriga.


O tratamento com enzimas para gordura localizada tem poucas contra-indicações, visto que a aplicação é feita diretamente na região específica. No entanto, o procedimento envolve a aplicação de injeções, com agulhas que penetram de 1 a 4 ml sob a pele.


Caso o tratamento seja indicado por um médico, as aplicações podem envolver até 6 medicamentos diferentes, que trabalham em conjunto para a destruição das gorduras localizadas.


Antes da aplicação das injeções, é necessário passar por uma avaliação médica. Dessa forma, é possível verificar as especificidades de cada paciente e orientar o melhor tratamento.


Além da redução de gordura localizada, o procedimento também traz outras vantagens, incluindo:


  • Aumento da energia muscular;

  • Aceleração do metabolismo;

  • Aumento da dilatação dos vasos periféricos;

  • Maior firmeza e elasticidade dos tecidos.


Assim como a drenagem linfática, o tratamento com enzimas deve ser feito em conjunto com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, ainda mais se o interesse é a perda de peso.

5 - Depilação a laser

A depilação a laser tornou-se um procedimento bastante popular. Aliás, engana-se quem pensa que o tratamento é exclusivo para mulheres; ao contrário, a depilação a laser masculina ganhou muita relevância nos últimos anos.


Uma das grandes vantagens do método é que ele elimina mais de 90% dos pelos. Para isso, é necessário fazer de 4 a 6 sessões, dependendo da região tratada. Recomenda-se apenas 1 sessão anual para manutenção.


Após a realização do procedimento, é preciso fazer um resfriamento da pele com gelo, spray ou gel frio. No entanto, os equipamentos mais modernos contam com uma ponteira que resfria o local logo após o disparo do laser.


Durante o tratamento, é normal sentir um certo desconforto. Quanto mais fina e sensível a pele, é provável que a dor seja maior. No entanto, o incômodo é totalmente suportável.

6 - Clareamento a laser para olhos

Esse é um procedimento polêmico, já que é possível mudar a cor dos olhos com métodos mais seguros, como o uso de lente de contato colorida.


No entanto, o clareamento a laser para olhos promete modificar a cor da íris de forma permanente. O procedimento só deve ser realizado em clínica especializada, por médicos oftalmologistas devidamente qualificados.

7 - Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza muscular da região. Além disso, o procedimento é capaz de remover as estrias localizadas, melhorando a estética local.


O tratamento é invasivo e deve ser realizado em clínicas médicas, com aplicação de anestesia, além de procedimentos pré e pós-operatório.


A abdominoplastia não deve ser vista como um tratamento alternativo à obesidade, pois ela não deve substituir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.


Tanto que os candidatos à abdominoplastia precisam estar em boa forma e saudáveis.


A abdominoplastia também é recomendada para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e sofrem com o excesso de pele.

8 - Ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia é realizada para a retirada das mamas masculinas, quando elas crescem em excesso. Essa condição é normalmente ocasionada por fatores genéticos, mas podem ser resultado de alterações hormonais, uso de medicamentos ou ganho de peso.


O procedimento também é conhecido como mamoplastia redutora, sendo uma intervenção invasiva, porém, eficaz e duradoura, para reduzir o tamanho das mamas e reparar possíveis anormalidades da região.


Assim como as demais cirurgias invasivas, a ginecomastia deve ser feita por médicos em clínicas especializadas, com a aplicação de anestesia para reduzir o desconforto durante o procedimento.


O paciente também deve ter um acompanhamento pós-cirúrgico, para evitar quaisquer ocorrências, como infecções.

Conclusão

Os procedimentos estéticos são procurados por homens e mulheres de todas as faixas de idade. Hoje em dia, podemos encontrar diversos tipos de tratamento, que contribuem não só com a beleza, mas com o bem-estar e relaxamento do corpo.


Ao longo deste artigo, você pode conhecer os tratamentos estéticos mais procurados pelos brasileiros, incluindo as intervenções um pouco invasivas.


Novamente, ressaltamos a importância de procurar um profissional da saúde antes de realizar qualquer procedimento. Dessa forma, você poderá avaliar a condição do seu organismo e verificar se está apto(a) para a sessão.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!