Comandar uma autoescola de sucesso requer dedicação em uma série de ações estratégicas, que englobam a gestão, divulgação dos serviços e empenho de professores e alunos para que mais clientes alcancem a habilitação.


Antes de começar um investimento, de qualquer tipo que seja, é preciso atentar para questões que envolvem o negócio em específico, trazendo ao máximo para dentro da empresa as melhores formas de trabalho e de alcance de metas.


Entenda, ainda, no artigo mais sobre a importância de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para muitas pessoas, e como esse desejo elevou as procuras por autoescolas, potencializando os negócios e suas formas de gestão.


O sonho de ter uma CNH

Com o crescimento das grandes e pequenas cidades, e após a expansão de comércios, instituições de ensino e órgãos públicos para diferentes pontos estratégicos dentro de uma localidade, a necessidade de ter um automóvel se tornou algo urgente para muitas pessoas.


Em grande parte do território brasileiro, por exemplo, os transportes públicos acabam não funcionando como deveriam, deixando milhares de pessoas à mercê de veículos públicos alternativos ou da utilização de aplicativos de corridas para a sobrevivência.


Dessa forma, é possível entender que quem possui uma CNH tipo B mantém um padrão de vida onde a independência e o livre-arbítrio predominam, algo que hoje em dia acaba sendo um dos principais sonhos da grande parte da população.


Por isso, ter condições para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação é uma das prioridades de muitas pessoas, que já podem iniciar os processos legais assim que completarem 18 anos, a idade solicitada pela lei para motoristas no Brasil.


Uma outra popular forma de independência, além da carteira de motorista de carro, é a CNH especial para moto, que concede o direito aos motoristas de dirigirem motocicletas, uma ótima opção de transporte rápido nas cidades grandes.


Mas, para além de um simples uso pessoal, a possibilidade de dirigir uma moto traz vantagens para quem está à procura de emprego, já que em 2020 as entregas de deliverys, por meio de motoboys aumentaram cerca de 150%, de acordo com o aplicativo Mobills.


A autonomia em fazer uma carreira por meio de um transporte pessoal também é uma possibilidade para quem tira Carteira Nacional de Habilitação PCD, uma modalidade que é muitas vezes deixada de lado e não informada pelos departamentos à população.


Assim, podemos entender que a Carteira de Habilitação, independente do tipo de veículo de condução ou da modalidade dele, é um item quase que obrigatório entre muitos brasileiros,  gerando então altas receitas para autoescolas, requisitos obrigatórios no processo.

Investindo em uma autoescola

Dentre as pessoas que investem em autoescolas, existem aquelas que têm paixão pelo setor de locomoção, e aquelas que veem uma boa oportunidade de negócio, e acabam aproveitando a situação para gerar lucro empresarial.


No entanto, independente das motivações que originaram a ideia de um empreendimento na área de escolas que possibilitam a retirada de carteira carro e moto, é preciso ter um planejamento e organização de estratégias de gestão, assim como em todo negócio.


Veja abaixo algumas das principais preocupações na hora de investir em uma autoescola:

Controle financeiro

O controle financeiro deve ser a base de todos os investimentos e vendas de produtos e serviços em um local de vendas. 


Isso porque, com base no que se deve faturar e na base monetária presente, é possível criar estratégias de vendas focadas em metas.


E é por meio de um bom planejamento que uma autoescola pode investir em produtos necessários para seus alunos, comprando-os e possibilitando melhores ensinamentos, como no caso da utilização de aula de simulador auto escola.

Boas lideranças

Em qualquer tipo de negócio uma boa liderança é capaz de gerar impactos importantes na concepção de novos clientes, bem como no manejo de equipes, utilizando as melhores estratégias de venda e organização interna.


Escolha bem quem será o gestor da sua empresa, para que ele tenha os conhecimentos e experiências necessárias para tal serviço. 


Caso seja você o gerenciador, esteja sempre em contato com novas formas de liderança e inovações na área de gestão de pessoas.

Equipes sincronizadas

Em uma autoescola é preciso ter a organização completa de equipes responsáveis por atendimentos, serviços gerais, serviços burocráticos, que auxiliam no contato com o Departamento de Trânsito e na resolução CNH suspensa ou cassada, e os instrutores.


Ainda que cada função tenha um propósito e uma forma de atuação, tenha sempre em mente que a sincronicidade das equipes é uma excelente ferramenta de relacionamento com seu cliente, afinal, todos devem falar a mesma língua e ter a mesma identidade.

Softwares e sistemas

Hoje em dia uma empresa de pequeno a grande porte necessita de um software para gerir e automatizar funções dentro da corporação, transformando ações demoradas em rápidas resoluções, totalmente digitalizadas.


Em uma autoescola, é possível que a rotatividade de clientes seja alta, e acompanhar de perto manualmente cada parte do processo, bem como possíveis questões internas, como higienização interna de carros, pode se tornar algo cansativo.


Invista, sempre que puder, em ferramentas ágeis de trabalho, transformando a produtividade de seus funcionários enquanto agiliza o atendimento de seus clientes.

Marketing Digital

Uma outra ferramenta, também considerada uma estratégia tanto de vendas quanto de relacionamento é o marketing digital, uma forma de comunicar e divulgar seus serviços de maneira bem arquitetada com seu público-alvo.


Autoescola é um tipo de negócio que mantém ampla concorrência em uma cidade, por isso, qualquer forma de diferenciação e popularidade em meios digitais, onde grande parte do público está, gera ainda mais oportunidades de negócios, como polimento técnico.


Veja abaixo três principais estratégias de marketing que você deve começar a fazer para se diferenciar de concorrentes e atrair mais alunos para a sua escola de direção.

Interação nas redes sociais

As redes sociais são uma oportunidade evidente de contato próximo com consumidores, ainda que ambas as partes estejam geograficamente distantes.


Por isso, sempre que possível, induza interações e engajamentos de consumidores, por meio de postagens em:


  • Instagram;

  • Facebook;

  • Twitter;

  • LinkedIn.


Opte sempre por humanizar a sua comunicação, trazendo o consumidor para mais perto, onde ele poderá ser entendido, quanto aos seus desejos, ouvido é colocado como um embaixador da marca, em um lugar que seja confortável e valorizado.

Parcerias

As parceiras em um negócio de autoescola são maneiras de juntar forças com negócios e instituições com objetivos similares, agregando valor ao mesmo tempo que produz um conteúdo diferenciado dos demais.


Essa também é uma oportunidade de oferecer vantagens para consumidores que poderiam não arcar com os custos de seu serviço, trocando então indicações e divulgações em troca.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo, seja nas redes, em blogs, podcasts e em outras formas comunicacionais de uma autoescola são as fontes para a entrada de novos clientes, que podem se interessar pelos formatos, linguagens e principalmente pelas postagens.


Procure traçar uma estratégia de conteúdo, onde o  seu público-alvo seja fortemente atingido, bem como os conteúdos que ele mais procura em negócios como o seu e a linguagem esperada para esse tipo de comunicação.

Invista no melhor ensino

Uma das principais formas de conseguir alcançar um sucesso com sua autoescola, além de seguir as principais estratégias de gestão e de divulgação, é investir no melhor ensino de regras de condução e trânsito, quesitos essenciais para a conquista de uma habilitação.


As principais autoescolas em uma cidade, ou seja, aquelas mais conhecidas, são determinadas pela taxa de estudantes que concluíram as aulas e passaram direto nas provas de habilitação, algo que requer habilidade e domínio de situação.


Sendo assim, quanto mais alunos habilitados, mais sua escola será reconhecida como uma das melhores do ramo, e isso só vai ser concretizado se os métodos de ensino forem eficazes, traçando então as melhores formas para repassar esse conteúdo.


Uma questão que deve ser levada em consideração ao contratar professores e condutores de aulas é o domínio de assunto e de sala de aula dos professores. 


Leva em conta tudo aquilo que será requisitado de um aluno para que a aula seja interessante.


Com isto feito, monte aos poucos sua equipe, lembrando sempre de incentivar seus funcionários a alcançarem cada vez mais suas metas, neste caso, um maior número de motoristas habilitados após estudo na autoescola.

Conclusão

A utilização destas estratégias, tanto de gestão quanto de comunicação, são a base para o sucesso de uma autoescola, tanto para seus colaboradores quanto para seus alunos, que poderão, então, realizar o sonho de conquistar uma habilitação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee