Na época do Wi-Fi, parece estranho alguém querer usar um cabo ethernet, ou cabo de internet, como também é conhecido. Mas você sabia que uma conexão ethernet oferece vantagens significativas sobre o Wi-Fi? Isso não significa que você precisa abandonar a rede sem fio ou que necessita de uma conexão a cabo para realizar todas as suas tarefas diárias, mas sim que o cabo de rede pode ser uma mão na roda para diversos dispositivos se você precisa extrair o máximo de velocidade da sua internet. Ficou curioso? Continue acompanhando para saber mais!

Mais velocidade

A conexão ethernet é mais rápida que o Wi-Fi e isso é indiscutível. Assim como os fones bluetooth, que, por melhores que sejam, não são capazes de reproduzir um som com a mesma fidelidade que um fone com fio de alta qualidade, parte da conexão é perdida quando viaja pelas ondas do Wi-Fi.

Todavia, as internets sem fio evoluíram muito nos últimos anos, graças a novos padrões que permitem velocidades de até 866,7 Mbps. Apesar dessa velocidade ser compartilhada entre todos os seus dispositivos, o que diminuirá ainda mais a capacidade da conexão, o Wi-Fi se tornou indispensável para lidar com a maioria das nossas tarefas rotineiras.

Por outro lado, a conexão com fio é capaz de oferecer até 10 GBps com um cabo Cat6. A velocidade máxima depende do tipo de cabo ethernet que você tiver, um cabo Cat5, por exemplo, suporta 1 Gbps.

Diferentemente do Wi-Fi, essas velocidades são consistentes e estáveis, mas lembre-se de que não adianta usar um cabo Cat6 na esperança de ter uma internet super-rápida se sua conexão não for, de fato, veloz, o cabo não mudará a velocidade internet magicamente, apenas extrairá todo o potencial dela de uma maneira que o Wi-Fi não pode.

Menos latência

A qualidade da conexão não se resume à largura de banda, a latência da internet desempenha um papel importante na sua experiência de uso, ela pode ser definida como o atraso que o tráfego de dados leva para passar de um dispositivo ao seu destino.

Ela é essencial para pessoas que jogam online, porque a latência, ou “ping”, determina qual será o tempo de reação do jogador e uma conexão ethernet pode otimizar consideravelmente essa necessidade de respostas rápidas.

Mas se você apenas navega na internet e utiliza suas redes sociais, a latência não será um grande problema.

Confiabilidade de conexão

O Wi-Fi está sujeito a um número muito maior de interferências que uma conexão com fio. As paredes interferem no sinal Wi-Fi, por exemplo. Além disso, alguns objetos, como portas, vidros, espelhos e até mesmo a umidade do ar podem prejudicar o funcionamento da rede sem fio e, consequentemente, reduzir a velocidade da internet. Essa perda é ainda mais perceptível em roteadores que trabalham com frequência na faixa de 5 GHz, o que prejudica ainda mais a latência.

O cabo ethernet, em contrapartida, oferece uma certeza muito maior de que a velocidade e o poder real de sua internet estão sendo utilizados, por isso, muitas pessoas utilizam cabos de rede em dispositivos como TVs, videogames e PCs, para que a experiência de uso seja a mais fluida e agradável possível.

E então, deu para entender a importância dos cabos ethernet e como você eles podem revelar todo o potencial da sua conexão? Conte com os cabos de rede para tarefas e dispositivos específicos e comprove a diferença.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee