Confira sugestões simples de decoração, reforma e estilo que otimizam a arquitetura de seu apartamento pequeno.

As kitnets, também escritas como “quitinetes”, forma aportuguesada do termo, são modelos de apartamentos de pequenas proporções, cada vez mais populares em grandes centros urbanos. O nome deriva de kitchenette, palavra coloquial em inglês, que pode ser traduzida como “pequena cozinha”.

A ideia básica desse modelo de moradia é a versatilidade, aplicada por meio de cômodos e móveis multifuncionais. O quarto e a sala, por exemplo, ocupam o mesmo ambiente arquitetônico, assim como a área de serviço, que pode estar junto da cozinha ou do banheiro. Dessa maneira, de forma geral, a planta das kitnets é distribuída em três cômodos.

Uma das grandes vantagens de investir em apartamentos assim é o custo-benefício. Por esse motivo, muitos jovens fazem das kitnets um lar. Apartamentos com menor custo possibilitam escolher uma localização melhor, mais perto do trabalho ou do lazer, por exemplo.

Além disso, quando bem utilizado, o pouco espaço está longe de ser uma desvantagem. Portanto, confira algumas dicas de como organizar ou reformar o seu apartamento pequeno e deixá-lo mais aconchegante.


Aposte nos móveis multifuncionais

A primeira dica pode parecer meio óbvia, mas a verdade é que muita gente acaba não se atentando a essa possibilidade que potencializa o espaço da kitnet: a popularidade dos apartamentos pequenos impulsionou a venda dos móveis e dos eletrodomésticos multifuncionais. Então, vale investir neles tanto pela economia de espaço quanto pela praticidade.

Entre os mais populares, estão o sofá-cama e a lava e seca, mas outros, menos populares, como mesas embutidas que funcionam tanto para jantar quanto para trabalhar, também podem se tornar estrelas na decoração pós-reforma. Portanto, pesquise as possibilidades disponíveis e invista naquelas que mais atendem às suas necessidades.

Acredite no minimalismo

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o minimalismo. Trata-se de uma corrente estética modernista que influencia o pensamento de diversas manifestações criativas, desde as artes visuais até a arquitetura, passando pela moda e pela decoração.

Aqui, o que nos interessa é como esse estilo e até filosofia de vida pode ser aplicado de maneira positiva na hora de pensar na decoração e na reforma de sua kitnet. Um design minimalista vai sempre na direção das cores mais claras, por exemplo.

Como os tons próximos do branco refletem mais a luz que a absorvem, a sensação nos espaços é de amplitude. Da mesma maneira, possuir apenas aqueles objetos que realmente fazem sentido para sua rotina e seu lazer vai desocupar espaços no seu lar e na sua mente. Portanto, considere o minimalismo como um aliado nessa missão.

Veja a rua como extensão da casa

É bastante comum que uma das motivações daqueles que escolhem apartamentos menores seja o fato de não passar muito tempo em casa. Contudo, aqueles que estão mais presentes na residência podem pensar em estratégias para incorporar os ambientes externos à moradia, mesmo que de maneira sutil.

Na hora da reforma, por exemplo, caso as regras de fachada do condomínio permitam, é possível investir em janelas grandes. Quem ainda está escolhendo o apartamento pode dar preferência para aqueles que já contam com janelas maiores, bem como condomínios que tenham área externa ampla, garagem e bicicletário.

Priorize a organização

Quem tem pouco espaço à disposição já entendeu que a bagunça ocorre com facilidade. Isso acontece por um motivo muito simples: em um espaço limitado, objetos fora do lugar aparecem muito mais que em situações nas quais o local é mais amplo.

Por esse motivo, fazer da organização de sua casa uma lei vai contribuir para a sensação geral de espaço ampliado. Essa dica também está de mãos dadas com o minimalismo. Isso porque, quando se tem menos objetos, investe-se essencialmente naqueles que, de fato, atendem às necessidades. Assim, fica bem mais simples evitar a bagunça.

Além disso, é muito comum que a desordem gerada no dia a dia seja composta por itens e elementos que não necessariamente utilizamos com frequência, por isso a redução ao mínimo necessário, mas, ainda assim, confortável, é uma forte aliada para a qualidade de vida em sua kitnet.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee