Hoje em dia, ninguém mais vive sem celular e isso se torna cada vez mais comum no século XXI. Segundo dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79,3% dos brasileiros com mais de 10 anos têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet atualmente. Esse número era 78,2% no ano de 2017. No mesmo ano, 84,4% das pessoas tinham smartphones com acesso à internet. Esse índice aumentou para 88,5% em 2018 e, desde então, o celular se tornou o principal meio de acesso à rede no Brasil. Por ser um aparelho tão essencial no nosso dia a dia, seja para usar as redes sociais ou para tratar de assuntos de escola, faculdade ou trabalho, é fundamental que entendamos alguns conceitos básicos sobre o uso desses dispositivos móveis e isso inclui os tipos de cabos para carregamento. Se você tem um smartphone e seu cabo quebrou, mas você não sabe qual tipo deve comprar, ou se deseja entender melhor as diferenças entre cada um, você veio ao lugar certo. Hoje vamos explicar as diferenças entre o cabo lightning, o USB-C e o micro USB, continue acompanhando!

Micro USB

A entrada micro usb é a mais tradicional entre os smartphones, principalmente nos modelos mais simples ou mais antigos. Como o próprio nome sugere, essa entrada funciona como uma espécie de USB em tamanho miniatura que permite funções de carregamento, transferência de dados e, com a ajuda de adaptadores, espelhamento de imagem em aparelhos televisores.

A velocidade de transferência desse tipo de entrada se divide nas versões 2.0 e 3.0, que transferem dados a 480 Mbps e 5 Gbps, respectivamente. Ademais, esse tipo de cabo micro USB é conhecido por sua aparência característica na extremidade que é conectada ao dispositivo, com um lado mais largo e o outro achatado, o que faz com que o conector só se encaixe quando colocado na posição correto de acordo com a direção da entrada do smartphone.

Cabo lightning

A entrada para carregador lightning é a conexão padrão da Apple e de todos os gadgets da empresa, como iPhone, iPad e iPod Touch. Esse modelo substitui o antigo cabo de 30 pinos da maçã por um conector versátil e prático de 16 pinos, com 8 pinos em cada lado.

Graças à sua tecnologia, ele é reversível e pode ser conectado tanto de um lado quanto do outro no seu smartphone ou tablet, sendo uma opção muito eficaz para carregamento, transferência de dados e outras finalidades. Se você tem um dispositivo Apple acima da geração do iPhone 4S, esse é o tipo de cabo do seu dispositivo.

USB-C

O cabo USB tipo C é uma tendência relativamente nova que vem ganhando cada vez mais espaço entre os tipos de cabo USB fabricados pelo mercado.

Além de ser compacto, o carregador USB-C pode ser encaixado nas duas direções, pois é reversível como o modelo lightning da Apple, e apresenta alta durabilidade e alto poder de transferência de dados, bem como possibilidade de carregamento rápido, conexão de acessórios e saída de vídeo.

Poucos aparelhos são compatíveis com o cabo USB-C atualmente, mas isso está mudando gradualmente, já que os fabricantes estão incorporando cada vez mais esse tipo de entrada nos modelos mais novos de smartphones. Se não for o caso do seu dispositivo atual, talvez seu próximo celular já tenha essa tecnologia.

E, então, agora que você já sabe a diferença entre os três principais tipos de cabos USB para celulares, nunca mais vai errar na hora de comprar um novo. E você pode ensinar seus amigos e familiares para que eles se deem bem na hora de comprar um carregador novo, que tal?

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee