Acessórios são importantes para a saúde física e mental dos felinos, que precisam de estímulos. 

Ter um pet em casa é pura diversão. Contudo, para manterem-se sempre ativos, além de livres do estresse e da ansiedade, eles precisam de estímulo. Até os gatos, que são conhecidos por serem independentes, precisam brincar. Assim, eles gastam energia e evitam o sobrepeso, que é fator de risco para várias doenças.

Todo tutor deve reservar um tempo para interagir com os felinos, mesmo que sejam apenas alguns minutos por dia. Além disso, é uma ótima ideia enriquecer o ambiente, para que eles também possam brincar sozinhos. Ter um arranhador grande, por exemplo, distrai e evita que eles afiem as unhas nos móveis.

O que não faltam no mercado são opções, mas fizemos uma lista com alguns brinquedos para quem quer animar os bichanos em casa.

Peteca

Os gatos adoram correr atrás de bolas. Até aquelas feitas de papel costumam fazer sucesso entre eles. Geralmente, as petecas para felinos são feitas com uma bolinha do tipo ping-pong, que pula e faz barulhinho, e penas coloridas, que são um estímulo a mais para o pet.

Esse acessório pode ser encontrado em praticamente todo pet shop e vem até de brinde junto de outras compras, sendo sucesso garantido.

Arranhadores

Os gatos são animais, portanto, seguem instintos. Afiar as unhas é um deles, mesmo que, em casa, eles não precisem das garras para se defenderem de predadores. O hábito fortalece a musculatura, além da percepção tática e visual do pet. Por isso, todo lar com gato deveria ter, pelo menos, um arranhador.

Há opções de vários modelos, pequenos ou gigantes, e eles costumam ser os brinquedos queridinhos dos felinos, especialmente aqueles que vêm incrementados com cordinhas e bolinhas. Além disso, os arranhadores têm uma função importante nos ambientes: previnem que os gatos façam o exercício nos móveis.

Cat laser

Os brinquedos com luz também costumam intrigar os felinos, que vão se mexer muito tentando capturá-la. No entanto, é importante adquirir um acessório próprio para brincar com o pet, porque os lasers comuns podem ser desagradáveis caso atinjam os olhos do bichano.

Quando você estiver com mais tempo para a brincadeira, vale esconder petiscos ou outros brinquedos em alguns pontos do ambiente e ir direcionando o pet até eles com a luz. Eles vão adorar!

Com rodinhas

Ratinhos, pintinhos, cachorrinhos ou até carrinhos que se movimentam por rodinhas são outras ótimas opções para estimular o gato a se mexer. Brinquedos que estimulam o movimento ajudam a mantê-los mentalmente ativos e prevenir a obesidade   muito comum em gatos domésticos.

Os filhotes, que têm mais energia, costumam passar um tempão brincando sozinhos, correndo atrás da presa. Para os gatos mais velhos, é uma boa ideia investir em um modelo não tão veloz, para que eles consigam pegá-lo e não percam o interesse facilmente.

Varinha com cordinha

Este é um dos melhores brinquedos para o seu momento de interação com os felinos, já que a ideia é que você movimente a vara para que ele tente pegar o que está na ponta da cordinha. Você pode fazer um desses com o que tiver em casa, mas os pet shops contam com vários modelos criativos à venda.

Com catnip

O catnip é uma erva que estimula o olfato dos bichanos e faz com que eles se sintam mais felizes, além de aliviar o estresse. Por isso, é uma boa ideia comprar acessórios que tenham a erva em seu interior. Desse modo, os bichanos terão um motivo a mais para amar o brinquedo.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee