Talvez você se surpreenda ao saber que uma pesquisa realizada por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) demonstrou que, em média, 18,5% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença crônica que afeta a coluna. Apesar de falar-se pouco sobre isso,  problemas de coluna são mais comuns que imaginamos.

As causas são diversas, desde razões genéticas até uma rotina de má postura em atividades relacionadas ao trabalho. Somado a isso, está o crescimento da população sedentária no país, em especial nas cidades grandes. Isso porque, quando executadas da maneira correta, as atividades físicas ajudam o desenvolvimento saudável de todo o nosso corpo, inclusive da coluna.

Com muitas facilidades e comodidades, a vida moderna tem exigido cada vez menos esforço físico de nosso corpo. Assim, o que, por um lado, pode parecer confortável, por outro, causa prejuízos à saúde — algo que uma rotina simples de exercícios, por exemplo, poderia modificar de maneira positiva.

Contudo, vale lembrar que, em casos clínicos, somente um médico especializado pode indicar um tratamento adequado. Apesar de todas as atividades físicas terem efeito positivo para a saúde da coluna, existem aquelas que atuam com maior especificidade nessa região de nosso corpo. Separamos cinco delas para te motivar a se mexer e proporcionar maior qualidade de vida a si mesmo.

Combinação entre acompanhamento profissional e atividades físicas que envolvem alongamento é a chave para uma postura correta.

Yoga

De origem milenar, a prática da yoga tem origem na Índia, mas popularizou-se massivamente nas últimas décadas, nos países ocidentais, como é o caso do Brasil. Originalmente, a prática é ligada a uma filosofia de vida e está intimamente relacionada à meditação. Já por aqui, até as academias oferecem aulas dessa atividade tão completa.

A verdade é que, seja para quem busca paz interior, associando a prática física à mental, ou aqueles que apenas buscam um exercício mais complexo de alongamento, a yoga pode ser uma forte aliada da saúde de nossa coluna.

Aliás, existem inúmeros relatos de recuperação de má postura por meio da prática regular. Como em qualquer outro tipo de exercício, a yoga exige acompanhamento profissional, especialmente para quem está começando e pode se machucar sem orientação adequada.

Pilates

Muitas vezes associada à yoga, o pilates nada tem a ver com a prática indiana. No entanto, seu criador, Joseph Hubertus Pilates, era conhecedor da yoga, criando o método a partir de uma série de outras observações de dinâmicas corporais, incluindo estudos dos animais. A ideia era desenvolver um método de exercícios que fortalecesse o corpo utilizando o próprio peso.

Indicado por muitos médicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, a atividade tem atuação positiva cientificamente comprovada na melhoria da postura. Outros benefícios ainda incluem o aumento do condicionamento físico e da imunidade.

Ballet

Com menos ou mais conhecimento sobre a atividade de dança, todos reconhecemos a “postura de bailarina”, sendo comum que até quem tenha feito o exercício apenas durante a infância possua uma postura invejável na vida adulta, mesmo sem ter dado continuidade a prática.

Isso acontece porque o ballet tem foco intenso na postura correta e na consciência corporal. Assim, o praticante fica treinado a estar sempre na postura correta. Indicado para crianças e adultos de todos os gêneros, o ballet também é uma ótima forma de influenciar a socialização dos pequenos.

RPG

O RPG é uma atividade em que a postura é o objetivo principal, tanto que isso está presente no próprio nome do exercício: a sigla significa Reeducação de Postura Global. A prática é performada apenas por fisioterapeutas treinados para esse fim.

Como o nome já indica, o RPG busca reeducar nosso corpo com a finalidade de evitar a má postura e os potenciais danos. Apesar de não ser propriamente uma atividade física, mas um tratamento fisioterapêutico, o RPG deve ser considerado por aqueles que buscam uma saúde integral da coluna.

Musculação

O princípio básico da musculação é a atividade estimulada dos músculos de nosso corpo, e isso pode incluir as costas, o que dá maior sustentabilidade à nossa coluna e, consequentemente, melhora nossa postura.

Além disso, mesmo exercícios que não trabalhem a musculatura da região também vão exigir uma postura correta na performance, o que ajuda o processo de reeducação de nossa consciência corporal em relação à coluna —  assim como no RPG.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee