Confira 12 cuidados que você precisa tomar com o seu veículo durante a temporada de verão!


As altas temperaturas do verão podem afetar a tudo e a todos, incluindo seu veículo. O calor extremo pode forçar um carro além de seus limites. Isso pode fazer com que alguns motoristas fiquem presos na beira da estrada. 


Para evitar esse tipo de situação desagradável, aqui estão nossas 12 principais dicas de cuidados essenciais para manter seu carro - e seus passageiros - em boa forma neste verão.




1 - Sistema de refrigeração

Se manter fresco é fundamental, não apenas para nós, mas também para os nossos carros. 


Além de verificar o nível do fluido refrigerante em seu carro, vá além. Inspecione o estado das mangueiras e do reservatório do fluido. Fique atento a vazamentos, especialmente em juntas e pontos de conexão, como onde uma mangueira se conecta ao bloco do motor. 


Além disso, aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio) de vez em quando para ter certeza de que estão firmes e não excessivamente moles ou soltas.

2 - Correias do motor

Geralmente, há uma correia que passa entre o alternador, o ventilador e vários outros componentes. Ela pode se deteriorar, ficar solta, começar a fazer barulhos e, às vezes, apenas quebrar sem motivo aparente. 


Ela precisa estar em boas condições e com a quantidade certa de tensão. Se você vir rachaduras ou pequenos pedaços faltando, é hora de substituir a correia.

3 - Limpadores do para-brisa 

Sim, é verão! Mas provavelmente vai chover em algum momento. Limpadores desgastados criam riscos desagradáveis no para-brisa e podem afetar sua visão enquanto você dirige. 


Substituí-los não custa muito, mas pode ser uma operação complicada. 


Se você tem o hábito de levar seu carro para trocar o óleo, pergunte aos responsáveis sobre os limpadores também. Às vezes, uma concessionária vende os limpadores para você e os instala gratuitamente.

4 - Outros fluidos essenciais

Verifique regularmente o óleo, os freios, a direção hidráulica e os fluidos do limpador de para-brisa. Esses líquidos nunca param de ser usados e consumidos. 


Falando em fluido de freio, como estão os freios do seu carro em geral? Eles estão funcionando devidamente? Ou não estão fazendo um bom trabalho na hora de desacelerar seu veículo? 


Nesse caso, novos discos e um sangramento do sistema podem ser necessários. Este é o tipo de manutenção que você deve solicitar ao seu mecânico ou concessionário.

5 - Sistema de ar condicionado

O ar condicionado é um requisito essencial durante o verão. Se você não fez a manutenção adequada no inverno, agora é a hora de levar a sério. 


Peça a um mecânico qualificado para verificar o sistema e consertar possíveis vazamentos antes de pagar para recarregar os gases do ar condicionado.

6 - Filtro de ar

As folhas em decomposição do inverno podem estar obstruindo os pontos de drenagem, os bocais do lava-vidros ou o filtro de ar do seu carro


Agora pode ser uma boa hora para comprar um novo ou tirar o atual e fazer uma limpeza. 


Muitos carros modernos também têm filtros de pólen ou sistemas de filtragem de cabine, então dê uma olhada neles também. Às vezes, esses filtros de cabine são fáceis de serem trocados por você mesmo. Como tudo  aqui mencionado, em caso de dúvida, consulte um técnico qualificado.

7 - Pneus

Os pneus realmente precisam ser verificados regularmente durante todo o ano. 


Eles devem:


  • Estar com as pressões corretas (consulte o manual porque às vezes essa informação está na parte interna da porta do combustível ou no batente da porta do motorista); 

  • Estar livres de pedras, pregos perdidos e similares;

  • Estar em boas condições. 

8 - Quebra-sol do painel

Essa dica é para  aqueles momentos em que você não está dirigindo, mas o carro ainda está ao sol. Uma capa que vai no para-brisa protegerá o painel contra os raios ultravioleta e ajudará a cabine a ficar um pouco mais fria. 


Considere também cortinas para as janelas laterais traseiras. Elas fornecem alguma proteção para as crianças. 


Isso também ajuda a evitar que áreas como os bancos traseiros e o painel desbotem com o tempo.

9 - Limpe o carro

Pode até parecer que não, mas a sujeira no veículo pode atrapalhar sua direção em um dia quente de verão.


Um para-brisa sujo difunde a luz solar e torna a visão mais difícil. Não é por acaso que as coisas parecem muito mais nítidas depois que seu carro passa por uma boa lavagem. Manter o exterior limpo também protege a pintura dos raios solares, bem como de quaisquer danos causados por pássaros e insetos. 

10 - Motorista e passageiros

Está quente lá fora. Certifique-se de que todos estejam hidratados. É melhor fazer mais algumas pausas para ir ao banheiro e esticar as pernas do que acabar irritado e cansado. 


Faça uma lista de tudo que você vai precisar. Por exemplo: 


  • Lanches;

  • Óculos escuros;

  • Bonés;

  • Canecas de viagem;

  • Jogos para crianças;

  • Carregadores para telefones e tablets;

  • Planejador de rotas;

  • Previsão do tempo;

  • Triângulo de emergência

  • Lanterna;

  • Kit de ferramentas. 

11 - Verifique sua bateria

Problemas de bateria nem sempre ocorrem no inverno. Na verdade, o calor do verão pode ter um impacto mais negativo sobre a bateria do que o frio do inverno. 


Calor e vibraçãoo os piores inimigos de uma bateria, levando ao colapso interno e eventual falha. Embora você não possa fazer muito sobre o calor, pode certificar-se de que a bateria está montada com segurança para minimizar a vibração


Outro problema potencial é a evaporação mais rápida do fluido da bateria. Isso leva à corrosão nos terminais e nas conexões. Limpe qualquer acúmulo de corrosão nos terminais da bateria e braçadeiras de cabo. Certifique-se também que as braçadeiras estejam apertadas o suficiente para que não se movam. 

12 - Esteja preparado para eventuais imprevistos

Mesmo com a manutenção preventiva, as avarias de verão ainda podem ocorrer. Então, é fundamental que os motoristas tenham um kit de emergência bem abastecido em seus carros. 


O kit deve incluir:


  • Água;

  • Alimentos não perecíveis;

  • Cabos auxiliares;

  • Lanterna com baterias extras;

  • Sinalizadores de estrada ou um farol de emergência;

  • Ferramentas manuais básicas;

  • Kit de primeiros socorros.


Também é aconselhável certificar-se de que seu seguro auto e carteira de habilitação estejam atualizados.


Com todas essas dicas, temos certeza de que você pode ter um ótimo verão, aproveitando as estradas e cuidando de você e do seu carro.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919