Veja como o processo ocorre, desde a proposta até a assinatura do contrato.

Mais um ano está prestes a começar, e nada melhor que iniciar um novo ciclo realizando o sonho da casa própria. Como a maioria das pessoas não tem dinheiro para comprar um imóvel à vista, muitas recorrem ao financiamento. Contudo, essa transação ainda gera muitas dúvidas, portanto, hoje, vamos esclarecê-las.

Se você entende que o financiamento é uma boa opção para conquistar o seu imóvel, então, confira os passos para a compra da casa própria. Esse procedimento envolve uma série de trâmites burocráticos, que devem ser seguidos à risca para que a operação se concretize. Confira quais são as etapas para realizar um financiamento imobiliário.

Simulação

O primeiro passo do financiamento é a simulação. É fundamental que você simule os custos de um financiamento, antes de dar início à negociação. Dessa maneira, você pode ter uma noção mais concreta se o imóvel desejado cabe no seu orçamento e qual é a melhor opção de mercado para o seu bolso.

Obviamente, simular o processo não é uma regra, mas é o mais recomendado. É possível realizar simulações nos próprios sites das instituições financeiras, sem precisar enviar nenhum documento, apenas colocando algumas informações básicas, como renda e idade, para a realização dos cálculos.

Proposta de financiamento

Após escolher o seu imóvel, você precisa preencher uma proposta para formalizar o seu interesse no financiamento. Aqui, ainda não é preciso apresentar nenhum documento, apenas informar dados básicos.

Geralmente, as instituições pedem dados profissionais, como cargo e renda mensal, e pessoais, como números de RG e CPF. Também é possível formalizar uma proposta de financiamento pela internet.

Análise de crédito

Nesta etapa do processo, o banco exige alguns documentos, como comprovantes de renda e residência, certidões negativas de débitos federais e registros pessoais. Com as informações, a instituição financeira irá realizar a análise para confrontar os dados.

A intenção é fazer uma varredura completa no cadastro do cliente para verificar se ele possui condições de assumir os custos do financiamento. Com a aprovação, o processo de financiamento realmente se encaminha.

Avaliação de imóvel e vendedor

Com o aval do banco, a instituição precisa avaliar a documentação do imóvel e do vendedor. Por isso, devem ser apresentados os documentos pessoais do proprietário interessado na venda e as certidões pedidas do imóvel.

Essa etapa pode demorar um pouco. Em alguns casos, será preciso que você renove algumas certidões do imóvel para não parar o processo. Aqui, o banco vai analisar a real condição da residência, para saber se ela está registrada e em situação regular, e se o vendedor é o proprietário real da casa.

Vistoria técnica

Com a confirmação jurídica da situação do imóvel, parte-se para uma vistoria técnica. Um engenheiro enviado pelo banco faz a visita para verificar as condições do imóvel. Aqui, a intenção é saber se o local está com aspecto adequado. O comprador é responsável por pagar a taxa da inspeção.

O aval do engenheiro indica que o preço do imóvel é compatível com o seu valor de mercado. Assim, com a aprovação do técnico, o processo segue para a etapa final.

Contrato

Com tudo aprovado, o banco providencia o seguro habitacional obrigatório e agenda uma data para a assinatura do contrato entre as partes. É importante frisar que a escritura não é lavrada neste momento, já que o imóvel fica alienado ao banco até a quitação do financiamento.

O comprador também tem de arcar com o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para que o contrato seja assinado e registrado em cartório.

Esse é o passo a passo para realizar um financiamento imobiliário. Trata-se de um processo bastante burocrático e que pode demorar alguns meses para ser concluído. Então, é fundamental que você conheça as etapas e esteja preparado para dar início à operação e concretizar o sonho da casa própria.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee