As Baratas Francesinhas além de trazer desconforto em residências elas também podem causar sérias doenças que nem mesmo poderíamos imaginar.
Uma dúvida é comum se as baratas francesinhas também transmitem assim como as suas “primas” as baratas cascudas.
Sabe-se que as baratas cascudas são grandes transmissoras de doenças, mas engana-se quem acha que as baratas francesinhas são inofensivas.
As baratas francesinhas, andam em lixos, comem resto de comidas e passeiam em nossos armários de forma tão natural que passa até despercebido.
As baratas em geral são pragas (causam prejuízo aos seres humanos) e também são vetores (transmitem doenças).
Jonatas Ramos especialista em controle de pragas e fundador da Dedetizadora Nova Iguaçu, assim como as baratas cascudas, as baratas francesinhas são grandes transmissoras de doenças e podem ser até mais perigosas por estar perto de nossos alimentos frequentemente.
Nós criamos esse post para compartilhar 4 doenças que as baratas francesinhas podem causar a você e sua família.
Como acabar com baratas francesinhas na cozinha é um desafio, sabemos disso, mas você precisa tomar cuidado para não ter prejuízos na sua saúde.
E quais são essa doenças que podem fazer mal para suas família, eu vou citar as principais para você tomar cuidado com essa praga insuportável.
Hepatite A
Os primeiros sintomas mais comuns da hepatite A são desconforto, dor no corpo, náuseas, dor abdominal, vômitos, olhos e pele amarelados, urina muito escura e fezes claras.
Se a doença for
muito grave, pode levar à insuficiência hepática, sangramento e morte, disse o
infectologista.
O período de incubação do vírus é de 15 a 50 dias. Ou seja, após a pessoa ter 'ingerido' o vírus da hepatite A por meio de alimentos ou água contaminados, ela deve ficar doente entre 15 e 50 dias depois.
Sintomas:
● Dor local: nas articulações, abdômen
ou músculos
● No trato gastrointestinal: diarréia,
náusea ou vômito
● No corpo: fadiga, febre ou perda de apetite
Febre Tifóide
A febre tifóide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, transmitida principalmente por água e alimentos contaminados.
Como o nome indica, a infecção é caracterizada por febre alta prolongada, acompanhada por alterações intestinais, como diarreia com sangue e aumento do baço e do fígado.
Cerca de 10% dos casos apresentam manchas avermelhadas no tronco. Sem tratamento adequado, a doença continua a evoluir por semanas e às vezes até meses.
Sintomas:
● Dor local: abdominal ou muscular
● No trato gastrointestinal: prisão de
ventre, diarréia, inchaço, náusea, sangramento, sangue nas fezes ou vômito
● No corpo: febre, calafrios, fadiga, mal-estar ou perda de apetite
Diarreia
Quase todo mundo já passou por essa situação e sabe que é desagradável: esse impulso é incontrolável e não vai lhe dar coragem para ficar longe do banheiro.
Embora existam muitas doenças ou condições que podem causar diarreia, a maioria das doenças agudas tem uma fonte de infecção, ou seja, é a resposta de um organismo a bactérias, vírus, parasitas e toxinas.
Devido às práticas de higiene inadequadas, esses patógenos podem ser transmitidos por meio de alimentos ou bebidas contaminados ou de pessoa para pessoa.
Tuberculose
A tuberculose geralmente afeta os pulmões, embora também possa afetar outras partes do corpo. A maioria das infecções não apresenta sintomas e, nesses casos, é chamada de tuberculose latente.
Sintomas:
● Dor local: peito
● Tosse: sangramento ou crônica
● Para o corpo: fadiga, febre, perda de
apetite, suores noturnos ou suores
● Peso: perda de peso ou perda de peso não intencional grave Isso também é muito comum: expectoração ou inchaço dos nódulos
A tuberculose é uma doença infecciosa, geralmente causada pelo Mycobacterium tuberculosis.
Essas são as principais doenças transmitidas pelas baratas francesinhas, por isso é importante sempre manter o ambiente totalmente controlado contra essa praga e vetor urbano.
As baratas francesinhas parecem inofensivas, mas elas transitam em lugares inimagináveis, podendo transmitir qualquer uma das doenças acima.
Postar um comentário
Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador