Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Casa fase da vida de um pet exige cuidados diferentes e específicos. Nesse sentido, cabe aos tutoresa tarefa de estar atento a cada mudança que pode representar um risco ao bem-estar dos animais, evitando que sua qualidade de vida seja comprometida.

Um dos cuidados que fazem parte das responsabilidades do tutor de um pet, diz respeito à vermifugação. O vermífugo é um medicamento extremamente importante no combate a parasitos internosque podem prejudicar a saúde do animal.

Confira abaixo quando e como aplicar o vermífugo em seu filhote!

Quando administrar vermífugo?

A periodicidade na administração de vermífugo, tanto para gatos quanto para cachorros, é uma das principais e maiores dúvidas dos donos. Entretanto, essa questão pode ser facilmente solucionada com o auxílio de um veterinário.

É justamente por meio do acompanhamento veterinário que o dono de um pet garante o bem-estar de seu animalzinho, compreendendomelhor a maneira como deve ser realizada a administração de medicamentos específicos outros cuidados periódicos que podem ser necessários.

O momento ideal pode variar de acordo com as particularidades dos animais.Mas, de forma geral, é indicada a administração do vermífugo em determinadas situações, especialmente se tratando de um filhote.

Para gatos

Em gatos, o uso de vermífugo é indicado da seguinte maneira:

·         A primeira dose dever dada 30 dias após o nascimento;

·         A segunda dose deve ser administrada aos 45 dias de vida;

·         Ao completar o segundo mês de vida, deve ser administrada a terceira dose.

Alguns veterinários ainda podem indicar que o vermífugo seja administrado pelo menos uma vez por mês até o gatinho completar 6 meses de vida. Entretanto, é indicado seguir a recomendação médica, que pode variar de acordo com as individualidades apresentadas pelo bichano.

Para cães

Em cachorros, o uso do vermífugo é indicado nas seguintes situações:

·         Primeira dose na segunda semana de vida do animal;

·         A segunda dose deve ser administrada na quarta semana de vida;

·         Quando o filhote completar a oitava semana de vida, deve ser administrada a terceira dose;

·         Quarta dose no terceiro mês de vida.

Como fazer a vermifugação em filhotes?

Administrar vermífugo em cães e gatos pode ser uma tarefa difícil, já que fatores como cheiro e o tamanho do medicamento pode fazer com que os animaisrejeitem o fármaco e, em alguns casos, fiquem desconfiados e estressados.

Por isso, existem alguns truques que podem ajudar neste momento, tais como:

·         Misturar na comida para que o vermífugo fique disfarçado;

·         Administrar o medicamento diretamente na boca;

·         No caso de vermífugos líquidos, o medicamento pode ser administrado por meio de seringa, o que pode facilitar a ingestão.

É importante que os donos façam a administração do vermífugo em um ambiente calmo e iluminado, assegurando que os animais façam a ingestão corretamente.

Como escolher o vermífugo?

Assim como ocorre no uso de medicamento em humanos, é importante que o medicamento seja prescrito por um veterinário de confiança, e não seja escolhido ou administrado de maneira irresponsável.

Ao levar seu cão ou gato a um médico veterinário, o especialista indicará o vermífugo adequado de acordo com as individualidades do seu pet, levando em consideração fatores como o peso, tamanho, raça e sexo do animal.

Se o cão ou gato estiver contaminado, ainda será necessário prescrever umvermífugode acordo com o parasita que pode estar acometendo a saúde de seu pet.

Além disso, o veterinário indicará a periodicidade e a dosagem do vermífugo.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!