Fim de ano chegando e com ele o 13° salário vem como um desafogo, uma grana extra para aliviar o orçamento e aumentar as nossas possibilidades. Aqui neste artigo, como você pode usar o seu décimo terceiro deste ano para se tornar um investidor e começar a fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Muitas pessoas querem investir, mas não sabem por onde começar, não sabem o que fazer com o dinheiro. Por isso, mostraremos ao longo do texto, alguns dos principais investimentos para curto, médio e longo prazo em que o décimo terceiro pode ser investido para dar o pontapé inicial na sua vida de investidor.

Por que investir o seu 13° salário?

Investir o 13° salário é uma forma de empregar bem uma renda que pode ser tida como um rendimento extra, que não estava previsto no seu orçamento. Assim, você tem um valor a mais para investir, então por que não utilizá-lo?

Mesmo que você já invista parte da sua renda mensal, pensar em aumentar o porte de dezembro com o décimo terceiro é uma excelente forma de fazer o seu dinheiro render mais. Investir, pelo menos, uma parte do seu 13° salário é uma forma de ajudar na construção do seu patrimônio e na obtenção de dos seus objetivos atuais.

Calma, você não precisa investir todo o seu 13° salário!

Você pode estar se perguntando se é preciso investir todo o seu 13° salário e a resposta é NÃO. Não é preciso, você pode se tornar um investidor e começar a fazer o seu dinheiro render investindo somente uma parte do benefício.

Como no fim de ano surgem diversos gastos como as compras de Natal e Ano Novo, aproveitar a grana extra para fazer uma viagem ou mesmo para pagar dívidas atrasadas, muitas vezes investir todo o montante será bem difícil.

Assim, o ideal é que você faça as contas e veja quanto você consegue destinar para investimentos. Nada melhor do que um bom planejamento para organizar suas finanças e começar a realizar investimentos.

Como investir o seu 13° salário?

Agora que você já reconhece a importância de usar, pelo menos, uma parte do seu décimo terceiro, é hora de pesquisar as opções de mercado para saber quais são as melhores oportunidades para investir o seu dinheiro.

Para isso, é preciso considerar o seu perfil de investidor e os objetivos que você almeja conquistar. Tudo depende disso. Você prefere ter uma maior rentabilidade e correr mais riscos ou prefere investimentos mais seguros e com menor rentabilidade. Nos próximos parágrafos, listamos opções para investidores mais conservadores e arrojados.

Como falamos acima, definir os objetivos também é importante, isso porque cada tipo de investimento é mais indicado para uma meta. Investir em uma só aplicação para resolver todos os seus problemas não é o caminho mais adequado, quanto mais você diversificar os investimentos, melhor.

Se você quer construir uma reserva de emergência, por exemplo, você deve optar por um bom investimento com liquidez diária, já se você quer fazer uma aposentadoria complementar, você pode optar por um plano de previdência privada. Logo, além do seu perfil, os seus objetivos também são importantes para saber como você deve investir.

Confira a nossa lista abaixo com algumas modalidades de investimentos para diferentes perfis de investidores:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do país. Esse é um programa do Tesouro Nacional, ou seja, mantido pelo governo federal, onde o governo negocia títulos públicos federais.

É bem simples! É como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo e recebesse o valor investido com o acréscimo de rendimento do período na data de vencimento do título. Essa é uma excelente opção para investidores conservadores. No Tesouro Direto, é possível encontrar títulos de curto, médio e longo prazo e fazer simulações.

Previdência Privada

É possível encontrar bons planos de previdência privada no mercado. Este é o melhor investimento para construir uma aposentadoria complementar. Se você já tem um plano de previdência e não está feliz com os rendimentos, você também pode fazer a portabilidade de previdência privada Bradesco.

Os planos de previdência privada têm opções mais conservadoras e arrojadas Já existem muitos fundos que se destacam pela rentabilidade, por que eles investem boa parte do seu investimentos em renda variável.

 CDBs

O CDB é um investimento semelhante ao Tesouro Direto, mas não é público, e sim privado. Dessa forma, investindo em um CDB você estará emprestando dinheiro a um banco ou corretora de valores e receberá o valor investido na data de vencimento com a rentabilidade do período.

Esse é outro excelente investimento para quem quer ter uma boa rentabilidade e segurança, já que os CDBs são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Essa é uma excelente alternativa para fazer uma reserva de emergência.

Estes são alguns dos melhores investimentos para aportar o seu 13° salário. As dicas são excelentes, principalmente, se você começou a investir agora e não quer correr tantos riscos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee