Trazer para casa um novo pet é, com certeza, uma das maiores alegrias da vida. Afinal, ele será o seu melhor amigo e considerado parte da sua família, contribuindo para criar o senso de responsabilidade e amor aos animais nas crianças, além de ser um ótimo companheiro.


No entanto, é necessário ter em mente que o pet passa por um tempo de adaptação ao ambiente e, por esse motivo, o melhor a ser feito é preparar a casa para a chegada do seu novo amigo. 


Além disso, é preciso certificar-se que tudo está seguro para o seu animal de estimação, como forma de evitar qualquer acidente. 


Pensando nisso, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas para você preparar a sua casa e oferecer um ambiente agradável para o novo membro da família. Acompanhe a leitura!



1 - Verifique a segurança de portas e janelas

Antes de levar o animal para casa, é importante verificar se as portas e janelas estão seguras, principalmente para quem mora em apartamento. O ideal é ter telas nesses locais, bem como nas varandas, para evitar que o seu pet sofra um acidente.


Lembre-se que ele está conhecendo o local e, por esse motivo, não tem noção do espaço e de onde ele pode andar. 


Além disso, ele pode escapar sem querer, o que leva a considerar também o tamanho de muros e grades.


Sendo assim, caso a sua casa tenha um muro bem baixo, considere fazer uma reforma de fachada simples, seja com a instalação de telas de proteção ou qualquer outro elemento que possa garantir a segurança do pet.


Outro ponto importante é verificar se não há fios elétricos soltos e objetos cortantes jogados pela casa, pois o animal também pode se machucar. 

2 - Estabeleça limites

Durante o período de adaptação do animal, é importante estabelecer limites para que o pet saiba onde ele pode ficar e o que pode fazer na sua casa. 


Além disso, é um bom momento para estabelecer algumas regras, como local de dormir, de comer e fazer necessidades.


Quem tem piso de taco de madeira, por exemplo, deve usar tapetes higiênicos para evitar que o animal prejudique o revestimento. Caso a sua casa tenha um quintal ou jardim, é melhor educar o pet para usar aquele ambiente.


Uma dica para te ajudar nessa empreitada é comprar produtos específicos que estimulam o odor de cães e gatos, orientando onde eles podem defecar e urinar.

3 - Converse com todos os moradores

É importante que todos da casa também estejam preparados para a chegada do novo pet, ainda mais se você tiver filhos e quiser desenvolver o senso de responsabilidade.


Estabeleça alguns deveres para cada membro, como:


  • Quem vai levar o pet para passear?
  • Quem vai colocar água e comida?
  • Quem irá limpar as fezes e urina?
  • Quem irá marcar consultas no veterinário?
  • Quem vai marcar o pet banho e tosa?

Assim como nós, seres humanos, os animais demandam muitos cuidados. Por esse motivo, é essencial estabelecer prioridades para garantir a saúde do pet.

4 - Leve o pet para uma consulta

Antes de trazer o animal para casa, é importante marcar uma consulta com o veterinário para verificar se o pet não tem nenhuma doença que precise de tratamento, bem como precisa de algum medicamento especial.


Normalmente, é recomendável que os animais tomem um vermífugo, principalmente se eles forem adotados ou trazidos da rua.


Além disso, os cachorros e gatos abandonados precisam passar por um banho e tosa higiênica, para não trazer sujeiras e parasitas para a sua casa. Caso contrário, eles podem ficar doentes e infestar a casa de carrapatos, pulgas, etc.

5 - Saiba o que o pet comeu

Caso você adote o seu animal de estimação de algum local específico, é importante perguntar qual o tipo de ração ele costuma comer.


Dessa forma, é mais fácil começar a adaptação do pet em um novo ambiente, já que os animais também podem apresentar problemas digestivos por conta de alimentos diferentes.


Mas para os animais em situação de rua, o melhor é levá-los até um veterinário, para um check up completo, com o intuito de verificar se não há alguma doença pré-existente ou subnutrição. Nestes casos, é necessário seguir uma dieta específica.

Conclusão

Ter um pet é uma das grandes alegrias da vida. No entanto, é preciso proporcionar um local agradável para o animal de estimação, para que ele se sinta acolhido e amado.


Com essas dicas, a sua casa estará pronta para receber o novo membro da família!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee