Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Pequenas mudanças de atitude são boas para o planeta e o bolso.

A maior parte do planeta Terra é composta por água, mas isso não quer dizer que ela é um recurso infinito. Este total é formado por água salgada ou congelada, o que faz com que apenas uma pequena porcentagem esteja facilmente disponível para o consumo humano.

No nosso dia a dia, precisamos de água não só para beber, mas também para tomar banho, limpar a casa e lavar as roupas — praticamente tudo o que produzimos envolve alguma quantidade dela. A porção gasta depende dos seus hábitos, desde o tempo que você passa no banho até o seu modelo de máquina de lavar.

O problema é que estamos acostumados a utilizar esse bem público como se não houvesse amanhã — a verdade é que há. A falta de água já é uma realidade em várias localidades e, mesmo que esse ainda não seja o caso de onde você mora, essa é uma preocupação que deve ser de todos.

Há décadas, especialistas e autoridades de várias partes do mundo alertam para a necessidade de mudarmos de hábitos, já que a água tende a ficar cada vez mais escassa, por conta das mudanças climáticas e do aumento da população mundial.

A boa notícia é que ter uma relação mais sustentável com o nosso consumo de água não é tão difícil quanto parece. Mudanças simples podem fazer uma diferença significativa, especialmente, se envolvem a sua família e a sua comunidade. Quer saber quais alterações são essas? Veja as quatro dicas a seguir.

Tome banhos mais curtos

O chuveiro é um dos vilões do consumo doméstico. Um banho de 5 minutos gasta uma média de 75 litros de água, e a verdade é que a maioria de nós passa o dobro disso com a torneira aberta.

Some esses litros à quantidade de pessoas na sua família e aos banhos que cada um toma por dia — você irá se surpreender com a quantidade de água que simplesmente vai pelo ralo.

Desligar o chuveiro quando for se ensaboar ou esfregar os cabelos é uma boa ideia. Além disso, se habituar a tomar banhos mais curtos é um bom jeito de economizar em casa nas contas de água e energia, inclusive.

Considere o consumo da máquina de lavar

As máquinas de lavar roupas consomem uma grande quantidade de água, mas isso não quer dizer que você não deva utilizá-las. Você sabia que, em geral, além de ser mais trabalhoso, lavar as peças à mão gasta mais água ainda?

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, deixar a torneira aberta para enxaguar as roupas por 15 minutos pode gastar quase 300 litros de água, o dobro de um ciclo normal de uma máquina de lavar convencional.

Em geral, os modelos de máquinas novos são equipados com tecnologia que ajuda a economizar água e energia. Por isso, o investimento neles costuma valer muito a pena a longo prazo, mesmo que esses equipamentos sejam um pouco mais caros.

Se você tem uma família grande, também é vantajoso escolher uma lavadora com maior capacidade, o que garante que você vai economizar água, pois precisará utilizá-la menos vezes. Ainda vale deixar juntar uma quantidade de roupa e, sempre que possível, programar os ciclos econômicos.

Reutilize água da chuva

Reutilizar é uma das melhores formas de ter hábitos mais sustentáveis e, com a água, não é diferente. A quantia utilizada na máquina de lavar pode servir para limpar a casa  e esse é só um dos vários exemplos do que pode ser possível.

Além disso, captar a água da chuva pode ser uma boa ideia, não só para a limpeza, mas também para regar as plantas. Com pequenos investimentos, você pode adaptar calhas para tornar esse processo mais prático.

Fique de olho nos vazamentos

Sabe aquela torneira que sempre fica pingando? Ela pode representar um desperdício de 10 mil litros de água por ano. Por isso, quando o assunto é economia de água, é fundamental ficar de olho em qualquer sinal de vazamento para consertá-lo quanto antes.

Além das pias da cozinha e do banheiro, é importante ficar atento aos sinais de que alguma tubulação da casa possa estar com defeito. Fora o aumento na conta, manchas nas paredes podem ser indicativos que a sua residência está com vazamentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

Seja um Amigo Colaborador Mensal via Pix: Nos Ajude a Ajudar a Quem Precisa. Colabore com qualquer valor! Pix: Celular 5511983637919 Veja: Fazer o Bem Faz Bem

GeraLinks - Agregador de links