A diversidade de locais no Brasil oferece diferentes perfis de viagens, desde aquelas mais aventureiras até as mais culturais ou históricas

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país repleto de lugares incríveis para conhecer, como praias paradisíacas, cachoeiras, dunas, rios, cânions, florestas e ilhas. Tal diversidade origina diferentes tipos de viajantes. A postura exigida por eles pode mudar dependendo dos destinos brasileiros visitados.

Enquanto locais com vegetação mais fechada, declives elevados e cachoeiras sem trilhas demarcadas exigem maior preparação física e disposição, capitais com muitas atrações culturais demandam disposição para permanecer em pé, acompanhando exposições em museus, shows e baladas.

Há, ainda, regiões que são conhecidas por oferecer uma diversidade gastronômica, tanto local, quanto internacional, além de destinos marcados por construções e arquitetura histórica. Confira alguns passeios possíveis de acordo com o perfil exigido em cada um deles.

Aventureiro

Se você adora uma viagem mais aventureira, que exige um bom preparo físico para a realização de trilhas, escaladas e prática de atividades radicais, como rapel, skyline, arvorismo, canionismo, rafting e paraquedismo, um local bacana é a Chapada Diamantina. Situada no interior da Bahia, ela possui cachoeiras e paisagens incríveis, além de cavernas e mirantes.

Outro lugar recomendado para esse tipo de viajante é Florianópolis. Conhecida como a “ilha da magia”, a capital catarinense tem inúmeras praias lindas, sendo que algumas delas têm acesso às cachoeiras, como a Praia da Solidão. Também existem inúmeras trilhas em meio à Mata Atlântica e a possibilidade de uma visita à Ilha do Campeche, patrimônio arqueológico com inscrições rupestres valiosas.

Cultural

Se você é daqueles que adoram realizar passeios culturais, conhecendo os museus, as casas noturnas, os shows e as apresentações teatrais, São Paulo é um destino imperdível. Sendo uma das maiores cidades das Américas, a capital paulistana é famosa por sua vida cultural repleta de opções: exposições, bares, cinemas e teatros.

Outra cidade que se destaca é Recife. A  capital de Pernambuco, um dos estados mais diversificados no campo da música e da dança, oferece uma boa vida noturna, além de ter inúmeros lugares históricos, que funcionam como museus e centros comerciais, a exemplo da Casa de Cultura da cidade, sediada no prédio onde existiu a maior prisão brasileira no século XIX.

Histórico

Se você é daqueles que adoram conhecer lugares históricos, Salvador é perfeito. A primeira capital do país reúne construções e arquitetura de meados do século XVI, nos primórdios da colonização portuguesa, como as igrejas na Praça da Sé e os inúmeros museus no Pelourinho. O elevador Lacerda e o Museu de Arte Moderna também são estruturas históricas notáveis da capital baiana.

São Luís é outra cidade superinteressante para aqueles que adoram passeios desse tipo: os mais de três mil sobrados e casarões do centro histórico possuem uma bela arquitetura. Parte dessas estruturas coloniais são tombadas pela UNESCO. A região maranhense também é conhecida como a “capital do reggae nacional” e abriga festas populares, como o Bumba-Meu-Boi.

As cidades históricas de Minas Gerais também são referências nacionais na arquitetura barroca, marcada por construções riquíssimas em detalhes e ornamentos em ouro, além de explorar materiais típicos, como pedra-sabão e cedro. Ao visitar a região, comece a viagem conhecendo Tiradentes, considerada patrimônio público da humanidade pelas ruas de paralelepípedo e por ter sido palco da Inconfidência Mineira.

Com o passar dos anos, Tiradentes deixou de oferecer apenas o  turismo histórico e vem se destacando por atividades culturais, como o  Festival de Gastronomia e a Mostra de Cinema. Depois de Tiradentes, passe um dia em São João del Rey, que tem um patrimônio religioso, arquitetônico e cultural notável.

Em seguida, vá para Rio Preto. Para visitar a cidade, vale descansar bem, já que ela é marcada por ladeiras que exigem força nas pernas para serem percorridas. Além da famosa Igreja de São Francisco de Assis, conheça o Teatro Municipal e o Museu da Inconfidência.

Encerre a viagem passando por Mariana, cujo centro histórico permanece quase intacto. Além da igreja da Nossa Senhora do Carmo, construída no século XVIII, a cidade abriga a Casa dos Artistas Mestre Ataíde, que expõe obras de inúmeras personalidades nacionais. Também vale passar pela atual Câmara de Vereadores, cuja fachada tem um medalhão feito de pedra-sabão.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee