Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Feng Shui na cozinha, como aplicar e deixar o ambiente ainda mais aconchegante

Preparação dos cômodos e ambientes pode deixá-los melhor adaptados para as práticas do Feng Shui

Você já ouviu falar em Feng Shui? Essa é uma prática tradicional que tem como princípio o uso de energias para harmonizar os indivíduos com o ambiente que os rodeia.

Em outras palavras, ela traz sugestões de organização dos cômodos e ambientes de uma casa, escritório ou de quaisquer outros locais em que você possa ficar, de modo que tudo isso, construído por mãos humanas, atraia influências benéficas da natureza.

A cozinha faz parte do que é chamado de trindade do Feng Shui, já que é nela que fica o fogão, elemento considerado como fundamental por simbolizar a riqueza e a nutrição, dois aspectos essenciais para qualquer indivíduo.

Se você quer ter uma cozinha planejada e montada de acordo com os princípios do Feng Shui, então veio ao lugar certo, pois nós separamos uma série de dicas interessantes para colocar em prática. Continue conosco e descubra!

Como organizar a cozinha de acordo com os princípios do Feng Shui?

Dos utensílios aos móveis, vários pontos influenciam para uma cozinha adequada para o Feng Shui, o que consequentemente a fará ter disposição e organização exemplares. Dá só uma olhada:

Invista em boa iluminação e ventilação

Um princípio básico é que a cozinha seja muito bem iluminada, o que pode ser feito tanto com a luz natural quanto com lâmpadas, spots e outros elementos capazes de contribuir neste sentido.

O ideal também é que o ambiente seja bem arejado e espaçoso, além de limpo, claro e convidativo. Assim, ele reunirá características que o deixarão ainda mais agradável!

Dê uma atenção especial à posição do fogão

O fogão representa o fogo, um dos elementos do Feng Shui, e está entre os principais itens da cozinha para quem deseja deixá-la com uma boa proposta energética.

O ideal é deixá-lo em uma posição da cozinha que é compatível ou não é danificada por sua energia do fogo. Geralmente, as áreas do Sul e do Sudoeste da sua cozinha são consideradas como ideais para posicionar o seu fogão.

Opte pela simplicidade

Um bom Feng Shui na cozinha preza pela simplicidade. Por isso, faça o que for possível para o que o ambiente não seja complexo demais, inclusive com esforços para que não haja excesso de dispositivos e eletrodomésticos.

Escolha as cores certas

A escolha da paleta de cores é um detalhe super importante para a sua cozinha. Ela pode ser composta por cinza, azul claro, verde claro e branco, além da cor natural da madeira, por exemplo.

Deixe a bagunça dentro dos armários

É um pouco difícil não ter nem um pouco de bagunça pela cozinha. Por isso, uma dica valiosa é de deixá-la dentro dos armários. Assim, o ambiente se mantém perfeitamente organizado e você ainda pode ter alguns espaços para colocar esses itens sem se preocupar.

Flores naturais trazem um toque de vida

Ter belas flores frescas é ótimo para dar uma sensação especial aos ambientes, e isso também se aplica ao Feng Shui na cozinha. Elas podem ficar na mesa, no peitoril da janela ou em qualquer outro lugar que o layout do seu cômodo permita.

Além de flores, outra opção bem bacana é ter uma tigela com frutas dentro. Além de abastecer a cozinha, elas também trazem essa vivacidade.

Ervas naturais também são uma ótima opção

Ter uma hortinha com ervas naturais é ótimo para o Feng Shui da sua cozinha, já que traz um senso de beleza e calmaria ao ambiente, além de te permitir ter os temperos que precisa para seus preparos gastronômicos bem pertinho de você.

Mantenha os utensílios em perfeito estado

Outro ponto muito importante para o Feng Shui em cozinhas, especialmente por sua relação com a nutrição e o amor, é manter eletrodomésticos e utensílios em perfeitas condições de uso.

Em outras palavras, se algo está quebrado, substitua aquele item para que as energias do local sejam positivas. Isso também inclui ter as facas afiadas, de modo que possam ser usadas a qualquer momento.

Se possível, deixe a pia e o fogão distantes

Se o elemento da água (na pia) e do fogo (no fogão) estiverem um de frente para o outro na cozinha, isso pode ser prejudicial para a qualidade dos relacionamentos. Previna essa energia negativa ao ter uma ilha colocada entre a pia e o fogão.

Caso o cômodo seja menor, você pode posicionar um item de elemento “terra”, como um tapete na cor verde, por exemplo, para que este conflito entre os elementos do fogo e da água seja “curado”.

Evite pendurar os itens em lugares altos

Os seus melhores jogos de Panelas e potes podem ser pendurados na cozinha para economizar espaço, mas dê preferência para que isso seja feito acima do nível da sua cabeça, como sobre o fogão ou a ilha, por exemplo, já que isso pode convidar energias negativas e trazer uma sensação de ansiedade.

Prefira portas de vidro nos armários

Ao usar portas de vidro, você ajuda a abrir espaço na cozinha e facilita o fluxo de energias positivas. Além disso, também fica mais fácil saber onde estão os itens que você precisa, o que ajuda na organização.

Agregue decorações em metal

O elemento do metal pode trazer sentimentos de produtividade, calmaria e clareza. Procure por lugares da cozinha em que alguns toques metálicos podem ser adicionados, como luminárias, puxadores de gaveta e torneiras, bem como tigelas, porta-temperos ou mesmo candelabros.


Agregue também elementos de madeira

A madeira ajuda a estreitar os laços familiares e a atrair a prosperidade. Por isso, o material pode ser usado em porta-utensílios, porta-temperos, tábuas de corte e também nos acabamentos dos armários.

Caso a mesa de jantar fique na cozinha, também é uma boa ideia que ela seja de madeira, assim como as cadeiras. Além disso, ela é um ótimo local para colocar plantas, que também pertencem ao elemento da madeira.

Agregue o Feng Shui à sua cozinha e tenha um ambiente melhor!

Além das energias associadas ao Feng Shui, suas práticas de organização são capazes de fazer com que os ambientes fiquem bem práticos e eficientes, o que é ótimo para um lugar tão importante quanto a cozinha.

Não perca mais tempo e agregue essas dicas ao seu ambiente. Assim, ele poderá ficar ainda melhor para toda a família!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!