Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Confira o que fazer para não errar na sua entrevista on-line

A internet se tornou uma forte aliada para conseguir um novo emprego, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus. Com o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais e escritórios durante o período de isolamento social, muitas empresas trouxeram os seus processos seletivos para o online.

Até mesmo antes da pandemia, já era comum que, pelo menos, uma parte dos processos seletivos fosse feito online. A entrevista de emprego por vídeo é bastante utilizada porque permite que os recrutadores conheçam os candidatos sem necessidade de deslocamento. Isso facilita uma empresa para identificar os profissionais certos e reter talentos.

Diferente do que alguns podem pensar, uma entrevista de emprego não se torna informal ou menos importante porque acontece online. Assim como em entrevistas de emprego presenciais é preciso saber se portar e conseguir vender o “próprio peixe” para garantir uma recolocação no mercado de trabalho.

Confira abaixo as nossas dicas para que você tenha sucesso em sua próxima entrevista de emprego online:

Cheque os equipamentos e a sua conexão de internet antes da entrevista

Antes de iniciar uma entrevista de emprego online precisamos conferir todo o aparato que permite a conversa com o recrutador pela internet. Por isso, verifique se a sua câmera está funcionando bem, seja ela uma câmera de celular ou uma webcam de notebook. É importante que sua imagem esteja nítida e o que o seu ângulo seja bom para o entrevistador.

Outro ponto a se atentar é o áudio. Por isso é fundamental que você vá para o lugar mais tranquilo da sua casa na hora da entrevista. Feche as portas e peça aos seus familiares para não ser incomodado durante a entrevista.

Também é importante checar o seu fone e o seu microfone para ter a certeza de que você está sendo ouvido bem e consegue escutar claramente as perguntas do recrutador. A iluminação também é importante por isso procure um local que tenha uma boa fonte de luz, que ilumine bem o seu rosto. 

E claro, veja se a sua conexão de internet está funcionando perfeitamente. Afinal, ninguém merece que a conexão fique instável ou caía durante um encontro tão importante.

Mantenha uma conversa amigável e fluída

Muitas pessoas quando conversam pela internet ou pelo telefone acabam sendo bastante monossilábicas. E responder as perguntas de uma entrevista apenas com afirmações como “Ok”, “Sim”, “Não”, “Pode ser”, “Foi sim” , entre outras não é uma boa quando estamos fazendo uma entrevista de emprego online

Assim como numa entrevista presencial, é importante que o recrutador ouça o que tenhamos a dizer, afinal é para isso que serve uma entrevista, o recrutador espera conhecer melhor os candidatos. Por isso não fique acanhado e sempre que perguntado, busque dar respostas precisas, mas que abram a possibilidade de você contar um pouco das suas experiências.

Assim, você fará a conversa fluir e poderá mostrar ao recrutador que você tem as competências necessárias para assumir a vaga. Dê exemplos de situações, conte histórias reais de suas últimas experiências de trabalho e dê opiniões sobre assuntos pertinentes a vaga da entrevista. Isso pode fazer você ganhar muitos pontos com o recrutador e se aproximar da vaga.

Mantenha a postura e vista-se adequadamente

Esse é um ponto importantíssimo. De novo, reiteramos que é preciso manter a postura durante uma entrevista de emprego online. Por isso, nada de ficar jogado na cadeira, deitado no sofá ou algo do tipo. Busque ficar numa posição confortável e com uma boa postura na hora da entrevista.

Outro fator essencial são as vestimentas. O ideal é que você se vista para a entrevista da mesma forma que você faria, caso o encontro fosse presencial. Isso é fundamental para passar uma boa impressão para o recrutador. Use roupas confortáveis, mas que mantenham o tom formal que o encontro pede.

Elimine as distrações

Numa entrevista presencial as chances de distrações são menores, já que geralmente estamos em uma sala de reunião, que são ambientes mais reservados, focados em eliminar distrações. Na entrevista online, nós estamos em casa e isso pode contribuir para as distrações durante o encontro.

O ideal é que você procure o cômodo mais tranquilo da casa para realizar a entrevista. Busque se resguardar no seu quarto, por exemplo. Se possível, faça a entrevista no seu cantinho de home office. Isso pode ajudar, já que neste local você só terá ferramentas de trabalho e estudo.

É fundamental que você coloque as notificações do computador e do celular em segundo plano. Se isole no canto, peça para não ser incomodado e se preciso encoste portas e janelas para diminuir o som que vem de fora.

Mantenha o seu foco na entrevista, isso é muito importante. Coloque em sua mente que aqueles poucos minutos são muito importantes para o seu futuro. E assim, busque focar no recrutador e desenvolver uma conversa fluída e sem distrações, focando em mostrar as suas competências para conquistar a vaga. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!