Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Como evitar possíveis problemas com o seu veículo?

Se você já teve um carro, ou está se planejando para adquirir um automóvel em breve, saber que é comum ter problemas com o seu veículo é importante para entender mais o assunto e saber como prevenir situações de risco e prejuízos.  


Ao se pensar que um carro apresenta uma grande quantidade de peças e componentes, assim como necessita de manutenção periódica, é possível que o motorista possa se organizar para realizar os reparos de acordo com as recomendações da fabricante. 


Com o passar do tempo, é comum que diferentes partes de um veículo sofram desgaste natural, e saber o melhor momento para substituí-las é importante para evitar surpresas desagradáveis durante um trajeto. 


Não à toa, no curso de formação de condutores e na aula de direção para iniciantes, o motorista já começa a ganhar maior familiaridade com o carro, podendo perceber diferentes componentes presentes ali e os cuidados que deverá ter com o automóvel no dia a dia. 


Para ajudar o condutor a saber como evitar possíveis problemas com o seu carro, este artigo traz dicas simples e práticas que podem dar uma visão geral do que se deve analisar, garantindo a segurança dos passageiros e o bom funcionamento do veículo. 


O que deve ser verificado no carro periodicamente?

O carro é uma máquina como qualquer outra. Para garantir que ele esteja sempre apto para uso, é indispensável fazer revisões e ajustes que vão deixá-lo pronto para percorrer vários quilômetros no dia a dia. 


Entre os itens mais simples de serem analisados estão:


Barulhos incomuns;
Sinalização no painel;
Condição dos pneus;
Nível de água e do óleo no radiador.

1. Barulhos incomuns

O motorista que dirige periodicamente o seu veículo sabe quando há um barulho estranho partindo de alguma área do carro. 


Por isso, ele deve verificar o que pode estar causando esse ruído estranho, de modo a evitar panes inesperadas em um determinado percurso, assim como evitar que uma peça danificada prejudique o funcionamento de outras.


O sistema de freio de carros é um exemplo desse tipo de sintoma. Sempre que as pastilhas apresentam desgaste e devem ser trocadas, é comum se ouvir um barulho ao pisar no pedal, indicando que já está no momento ideal de trocar esses componentes. 

2. Sinalização do painel

O painel do veículo é um grande auxiliar do motorista, já que ele indica, por meio de luzes, que algo deve ser verificado no funcionamento do carro. 


Dessa forma, é importante estar atento e conhecer cada uma das luzes do seu painel, para que, ao identificar um problema, ele seja solucionado rapidamente. 

3. Condição dos pneus

Os pneus são itens de grande importância para o veículo, de modo que saber o momento certo de trocá-los é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. 


Evitar rodar com o automóvel quando os pneus estiverem murchos e baixos, e substituí-los quando apresentarem desgaste, é essencial para prevenir derrapagens e furos que impedem a condução do carro. 

4. Níveis dos óleos e da água do radiador

Há diferentes tipos de fluidos em um automóvel, tais como o óleo do motor, o do freio, até o óleo hidráulico para direção, que devem ser constantemente checados para que não fiquem abaixo do indicado. 


Além disso, eles devem ser trocados conforme a indicação do fabricante, já que perdem a viscosidade depois de um certo período em uso. 


Como eles garantem o bom funcionamento de diferentes peças, é importante mantê-los em bons níveis. 


A água do radiador também é essencial. Por isso, deve ser verificada periodicamente, sendo responsável pelo resfriamento do motor durante o uso do veículo. 

A importância das vistorias programadas

Apesar de ser bastante importante que o motorista analise os itens mencionados no tópico anterior, é indispensável levar o carro para vistorias programas com o mecânico. 


Afinal, partes como o filtro de ar condicionado automotivo só podem ser verificadas por um profissional habilitado, que saberá dizer se devem ser substituídas ou não naquele momento. 


Para quem vai pegar estrada, isso é ainda mais indicado, já que percorrer grandes distâncias exige maior desempenho do veículo.


Por isso, não deixe de seguir as recomendações do fabricante do seu veículo, obedecendo os prazos indicados para a substituição das peças do automóvel e, ao identificar características incomuns no seu carro, não deixe de levá-lo até a oficina de sua confiança. 


Dessa maneira, o motorista terá maior tranquilidade no seu dia a dia e desfrutará de um veículo seguro e sempre em boas condições de direção.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!