Aprenda como deixar sua casa ainda mais aconchegante

Sofás com almofadas, ambientes com boa iluminação natural e até cheiro do cômodo influenciam na criação de uma atmosfera mais acolhedora.

Quem não gosta de ter uma casa aconchegante e acolhedora, que seja boa para morar e receber as visitas? Um lar que seja assim ajuda a melhorar o humor, tornar os moradores mais relaxados e, de uma maneira geral, auxiliar a qualidade de vida de seus residentes.

Essa sensação de aconchego pode ser alcançada de várias maneiras, desde você colocar um jogo de lençol limpo na cama de seu quarto, para deitar de maneira tranquila, até alguns ajustes na decoração que podem mudar toda a sua percepção sobre determinado ambiente.

Nem é necessário apelar para grandes reformas para alcançar isso. Com pouco investimento, já é possível transformar a atmosfera dos cômodos da sua casa, tornando-os mais acolhedores. Abaixo, conheça algumas mudanças e medidas que você pode adotar em seu lar para torná-lo mais aconchegante e acolhedor.


Aproveite a luz natural

Ambientes bem iluminados fazem toda a diferença na percepção das pessoas no interior da casa. Você pode explorar uma forma totalmente gratuita e que facilmente valoriza os cômodos, que é a iluminação natural. Para isso, você pode recorrer a janelas sem cortinas ou que tenham tecidos leves, permitindo a maior entrada de luz no ambiente.

Dessa maneira, você consegue ter um espaço que é não apenas mais iluminado, como também mais arejado e acolhedor. Caso você tenha janelas grandes, esse objetivo fica ainda mais fácil de ser conquistado no ambiente.

Opte por cores claras

Para tornar ainda mais proveitoso o uso da iluminação natural, opte pelo uso de cores claras nas paredes e no teto dos cômodos de sua residência. Elas realçam a presença da luz natural e proporcionam uma maior amplitude visual do local, principalmente em ambientes menores.

Use plantas na decoração

Se você deseja dar mais vida para o ambiente e torná-lo mais acolhedor, uma escolha infalível é utilizar plantas na decoração. Bem organizadas, elas dão um toque acolhedor onde estiverem presentes, além de proporcionarem um conforto térmico ao espaço.

Se você não tem muito espaço em casa, uma boa alternativa é investir em jardins verticais. Utilizando cachepôs ou quadros vivos, é possível ter uma pequena horta na cozinha, por exemplo. Tome cuidado, apenas, para que as plantas não fiquem no caminho que os moradores transitam no dia a dia e lembre-se, claro, de cuidar delas!

Utilize almofadas nos sofás

Uma solução simples, fácil de ser aplicada e que faz diferença é utilizar almofadas no sofá. Elas proporcionam uma imediata sensação de conforto e acolhimento. Opte por almofadas que tenham cores ou estampas que harmonizem, tanto com o ambiente, quanto com o sofá em que elas estarão posicionadas.

Também é recomendado que você utilize uma quantidade que não ocupe muito espaço no sofá. As almofadas devem estar ali para complementar o conforto dele, por isso, evite exageros.

Perfume o ambiente

Um cômodo cheiroso ajuda a criar a sensação de aconchego e conforto em qualquer situação. Por isso, investir em formas de perfumar um ambiente também é uma estratégia válida na decoração da casa.

Uma das possibilidades mais comuns é o uso de velas aromáticas. Elas transformam o ambiente por meio do cheiro, tornando-o mais romântico, relaxante e aconchegante. O uso de varetas perfumadas, que são palitos de madeira mergulhados em líquidos (dentro de um recipiente), também colaboram para tornar o local agradável.

Ainda nesse aspecto, você também pode utilizar sprays aromatizantes, borrifando-os de vez em quando nos ambientes. Para que eles durem mais, uma dica valiosa é aplicá-los diretamente nos tecidos e nas cortinas de um ambiente.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee