5 dicas para reformar a cozinha gastando pouco
O sonho de reformar a cozinha e ter um ambiente totalmente personalizado é comum, já que uma simples mudança é capaz de transformar todo o espaço e renovar os ares.
A cozinha é um dos cômodos mais movimentados da casa - ainda mais quando as famílias gostam de preparar e aproveitar os momentos das refeições.
Só que há o receio de iniciar uma reforma e depois arcar com os inúmeros gastos. Mas para repaginar o visual do ambiente não é preciso trocar todo o revestimento, investir em eletrodomésticos caros ou mudar toda a estrutura do cômodo.
Ao contrário, com algumas ideias simples, é possível economizar dinheiro na reforma.
No artigo de hoje, vamos trazer diversas dicas para reformar a cozinha gastando pouco. Acompanhe a leitura!
1 - Busque por referências
O primeiro passo para iniciar uma reforma é buscar referências em sites, revistas, catálogos e outros materiais de decoração e arquitetura. Isso ajuda a ter uma ideia de quais mudanças são necessárias e o que é possível adaptar.
Por exemplo, caso você tenha uma mesa de inox para cozinha, as referências ajudam a encontrar inspirações com o móvel.
Ou seja, não é preciso comprar um artigo novo, mas adequar o ambiente para uma composição equilibrada e harmônica.
Caso a intenção seja contratar um arquiteto ou designer de interiores, as referências ajudam o profissional a entender mais sobre o seu gosto, preferências e elaborar um projeto totalmente personalizado.
Você também pode se deparar com ideias criativas, mudando alguns conceitos previamente estabelecidos para a sua reforma e optando por alternativas mais baratas, sem perder a sofisticação e beleza.
2 - Use adesivos nas paredes e móveis
Se o visual da cozinha é cansativo e monótono, uma maneira criativa de transformar o cômodo é usar adesivos nas paredes e móveis.
Hoje em dia, é possível encontrar revestimentos com impressão adesivo que podem ser aplicados até em azulejos, sendo uma forma de renovar o ambiente.
Os adesivos podem ser colados diretamente nas superfícies, dispensando grandes reformas estruturais, como quebra de piso.
Além disso, não é necessário arrastar todos os móveis e interditar o cômodo, como acontece na pintura das paredes.
Há muitos modelos de adesivos para cozinhas, com uma infinidade de cores, desenhos e formatos. Inclusive, alguns deles imitam azulejo e simulam utensílios domésticos, frutas, alimentos, entre outros.
3 - Prefira revestimentos de fácil aplicação
Não é preciso um investimento dispendioso para trocar o piso da cozinha.
Atualmente, existem revestimentos que podem ser colocados diretamente no contrapiso, transformando totalmente o visual do ambiente.
Um exemplo é o piso vinilico para cozinha, uma opção bastante versátil, pois além dos modelos que imitam a madeira e os azulejos, o material é extremamente resistente e durável, o que é ótimo para os cômodos úmidos.
Entre outras vantagens do piso vinílico, destacam-se:
Dispensa manutenção;
Facilidade de instalação;
Praticidade de lavagem;
Requinte e sofisticação.
Além disso, o revestimento tem um ótimo custo-benefício, sendo possível economizar muito com a reforma da cozinha.
4 - Decore os móveis
O gabinete de cozinha 2 metros é um dos móveis mais populares da casa. Quase todas as cozinhas contam com essa estrutura, visto que ela é a principal responsável por acondicionar os utensílios domésticos, como panelas, frigideiras e pratos.
Para quem deseja reformar a cozinha gastando pouco, uma alternativa é instalar por conta própria o móvel e depois decorá-lo.
Com criatividade, é possível colocar adesivos, contact, ou pintar manualmente a superfície do gabinete e dar um toque de alegria ao cômodo.
5 - Aplicação de tinta lousa
A tinta lousa é uma das tendências de decoração dos últimos anos. O produto é capaz de transformar qualquer parede em um quadro, e pode ser aplicado em outros locais, como armário e até mesmo na geladeira.
A tinta de efeito lousa é barata, criativa e moderna, além de ser uma ótima opção para quem gosta de fugir da monotonia.
Para as crianças, é uma alternativa divertida para expandirem a criatividade e desenhar nas paredes de modo seguro.
Conclusão
A reforma da cozinha não é somente algo para embelezar o cômodo. Uma simples mudança na disposição dos móveis é capaz de melhorar a percepção de espaço, trazer novas inspirações e despertar o ânimo dos moradores.
Por esse motivo, investir em uma reforma não precisa ser sinônimo de dor de cabeça e gastos altos, mas sim, com pouco dinheiro, é possível transformar o local e ter um ambiente totalmente renovado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.