Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

5 dicas para mudar o jardim e valorizar mais o ambiente

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de quais são os bons métodos para valorizar mais o ambiente do jardim, afinal, é uma atitude essencial para quem deseja deixá-lo com aspecto bonito e bem cuidado.

De qualquer forma, é importante cuidar bem desse espaço, pois ele valoriza mais o imóvel com uma bela decoração, trazendo a sensação de leveza e bem-estar.

Vale lembrar que as plantas são muito importantes para o nosso dia a dia, não apenas pela questão estética, mas por colaborarem com nossa saúde.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você transformar o seu jardim e ter em casa um espaço natural muito mais bonito e agradável.

Importância de um jardim bem cuidado

As plantas, em suas mais variadas espécies, são uma excelente aposta para quem deseja mais qualidade de vida. Elas são um verdadeiro antídoto contra o estresse, pois trazem benefícios como:

Alegria;
Beleza;
Harmonia;
Tranquilidade;
Bem-estar.

Só que para adquirirmos tantas vantagens, é importante investir em cuidados como paisagismo jardim pequeno, para que estejam sempre bonitas e livres de pragas e outros problemas.

A falta de cautela compromete o solo e as próprias plantas, afinal, tais cuidados devem ser feitos de forma sistemática e planejada.

Dicas para o seu jardim

É comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre como tratar bem um jardim. Para saber como cuidar adequadamente desse espaço e valorizá-lo ainda mais, algumas das principais dicas são:

1. Prefira a luz natural

Mesmo de inverno o jardim deve estar em um local privilegiado de luz solar e ventilação. Isso porque a luz natural garante a sensação de naturalidade ao ambiente, e favorece o crescimento saudável das plantas.

No período da noite, utilize alguns pontos de luz espalhados pelo local, preferindo lâmpadas de led. Caso reforme o jardim, não se esqueça da coleta de entulhos para retirar os materiais descartados.  

2. Defina um bom local

Além de boa incidência de luz, o local escolhido deve ter destaque na casa. Alguns espaços são a sala de estar ou a varanda (no caso de apartamentos). 

Outra dica é fazer um jardim suspenso em paredes de corredores, o que enriquece muito o ambiente.

No entanto, caso escolha um local com índice maior de sombra, prefira as plantas que não precisam de luz solar o tempo todo, como a palmeira camedórea.

3. Pense no estilo

É importante combinar os itens da decoração com o local escolhido e até mesmo as plantas que você vai cultivar.

Por isso, esconda instalação elétrica aparente com madeira ou pedra para decorações mais rústicas, ou até mesmo tijolo e concreto para algo mais moderno.

O design faz toda a diferença e também vai influenciar no tipo de planta que você vai cultivar no seu jardim.

4. Mobília e revestimentos

Os móveis de madeira são os que mais combinam com os jardins, pois é o material que mais remete à natureza.

Se tiver um espaço coberto, aposte em sofás, poltronas, banquetas e mesas, pois deixam o espaço mais confortável, aconchegante e harmonioso.

No entanto, independentemente do tipo de móvel que você escolher, ele deve ser resistente à umidade e ao calor.

5. Escolha as plantas adequadas

É importante saber fazer a escolha das plantas mais apropriadas para seu jardim, para que elas cresçam saudáveis e bonitas. 

Algumas das melhores espécies são as plantas de sol pleno, como hortência, begônia e babosa; plantas meia-sombra, como orquídeas, antúrios e jasmim; e plantas de sombra, como singônios, lírios e espada de São Jorge.

Outros cuidados necessários

Independentemente do tamanho do seu jardim, dos tipos de planta e de onde ele está localizado, existem mais alguns cuidados que vão ajudar a manter o espaço sempre bonito e saudável.

Além da terraplanagem para construir o jardim, é necessário regar as plantas regularmente, principalmente em períodos de estiagem e se o espaço for em local fechado.

As plantas precisam de água para sobreviver, por isso, regue-as conforme as necessidades de cada uma. 

Além disso, é preciso podá-las para que cresçam saudáveis e fiquem longe de insetos e outras pragas que podem prejudicá-las.

Conclusão

Ter um jardim em casa é muito bom para um dia a dia mais equilibrado e próximo da natureza, principalmente para quem vive em grandes centros e tem uma vida bem corrida.

As plantas renovam nossas energias e melhoram o ar que respiramos, além de trazerem um perfume agradável aos ambientes. Portanto, siga as nossas dicas e tenha um jardim perfeito em casa, que vai beneficiar você e sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!