5 dicas para mudar o jardim e valorizar mais o ambiente

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de quais são os bons métodos para valorizar mais o ambiente do jardim, afinal, é uma atitude essencial para quem deseja deixá-lo com aspecto bonito e bem cuidado.

De qualquer forma, é importante cuidar bem desse espaço, pois ele valoriza mais o imóvel com uma bela decoração, trazendo a sensação de leveza e bem-estar.

Vale lembrar que as plantas são muito importantes para o nosso dia a dia, não apenas pela questão estética, mas por colaborarem com nossa saúde.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você transformar o seu jardim e ter em casa um espaço natural muito mais bonito e agradável.

Importância de um jardim bem cuidado

As plantas, em suas mais variadas espécies, são uma excelente aposta para quem deseja mais qualidade de vida. Elas são um verdadeiro antídoto contra o estresse, pois trazem benefícios como:

Alegria;
Beleza;
Harmonia;
Tranquilidade;
Bem-estar.

Só que para adquirirmos tantas vantagens, é importante investir em cuidados como paisagismo jardim pequeno, para que estejam sempre bonitas e livres de pragas e outros problemas.

A falta de cautela compromete o solo e as próprias plantas, afinal, tais cuidados devem ser feitos de forma sistemática e planejada.

Dicas para o seu jardim

É comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre como tratar bem um jardim. Para saber como cuidar adequadamente desse espaço e valorizá-lo ainda mais, algumas das principais dicas são:

1. Prefira a luz natural

Mesmo de inverno o jardim deve estar em um local privilegiado de luz solar e ventilação. Isso porque a luz natural garante a sensação de naturalidade ao ambiente, e favorece o crescimento saudável das plantas.

No período da noite, utilize alguns pontos de luz espalhados pelo local, preferindo lâmpadas de led. Caso reforme o jardim, não se esqueça da coleta de entulhos para retirar os materiais descartados.  

2. Defina um bom local

Além de boa incidência de luz, o local escolhido deve ter destaque na casa. Alguns espaços são a sala de estar ou a varanda (no caso de apartamentos). 

Outra dica é fazer um jardim suspenso em paredes de corredores, o que enriquece muito o ambiente.

No entanto, caso escolha um local com índice maior de sombra, prefira as plantas que não precisam de luz solar o tempo todo, como a palmeira camedórea.

3. Pense no estilo

É importante combinar os itens da decoração com o local escolhido e até mesmo as plantas que você vai cultivar.

Por isso, esconda instalação elétrica aparente com madeira ou pedra para decorações mais rústicas, ou até mesmo tijolo e concreto para algo mais moderno.

O design faz toda a diferença e também vai influenciar no tipo de planta que você vai cultivar no seu jardim.

4. Mobília e revestimentos

Os móveis de madeira são os que mais combinam com os jardins, pois é o material que mais remete à natureza.

Se tiver um espaço coberto, aposte em sofás, poltronas, banquetas e mesas, pois deixam o espaço mais confortável, aconchegante e harmonioso.

No entanto, independentemente do tipo de móvel que você escolher, ele deve ser resistente à umidade e ao calor.

5. Escolha as plantas adequadas

É importante saber fazer a escolha das plantas mais apropriadas para seu jardim, para que elas cresçam saudáveis e bonitas. 

Algumas das melhores espécies são as plantas de sol pleno, como hortência, begônia e babosa; plantas meia-sombra, como orquídeas, antúrios e jasmim; e plantas de sombra, como singônios, lírios e espada de São Jorge.

Outros cuidados necessários

Independentemente do tamanho do seu jardim, dos tipos de planta e de onde ele está localizado, existem mais alguns cuidados que vão ajudar a manter o espaço sempre bonito e saudável.

Além da terraplanagem para construir o jardim, é necessário regar as plantas regularmente, principalmente em períodos de estiagem e se o espaço for em local fechado.

As plantas precisam de água para sobreviver, por isso, regue-as conforme as necessidades de cada uma. 

Além disso, é preciso podá-las para que cresçam saudáveis e fiquem longe de insetos e outras pragas que podem prejudicá-las.

Conclusão

Ter um jardim em casa é muito bom para um dia a dia mais equilibrado e próximo da natureza, principalmente para quem vive em grandes centros e tem uma vida bem corrida.

As plantas renovam nossas energias e melhoram o ar que respiramos, além de trazerem um perfume agradável aos ambientes. Portanto, siga as nossas dicas e tenha um jardim perfeito em casa, que vai beneficiar você e sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee