Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

5 dicas para manter a pele saudável o ano inteiro

Para manter a saúde da cútis, é preciso ir além dos cosméticos.

Os cuidados com a pele tornaram-se um grande sucesso no Brasil já há alguns anos: nas redes sociais, vemos blogueiras, influenciadoras digitais e especialistas de diversas áreas dando dicas para manter a saúde do corpo como um todo, especialmente, a facial, que está sempre exposta e é o nosso cartão de visitas.

Manter a rotina de skincare, para muitas pessoas, é um processo difícil: existe muita dúvida sobre quais são os melhores produtos para cada tipo de pele, como evitar espinhas e a qual é ordem dos cosméticos. Neste artigo, daremos cinco dicas importantes para manter a pele bonita, viçosa e saudável o ano inteiro. Confira.


Dica 1: beba água

A primeira e mais importante dica é: beba água várias vezes por dia. O líquido é necessário para manter o pleno funcionamento do nosso corpo, mas também tem efeito significativo na beleza da nossa pele.

Quando não bebemos água, ficamos desidratados. A desidratação, por sua vez, faz com que a pele evidencie as rugas e as pequenas linhas de expressão, ficando opaca e sem o brilho saudável que tanto desejamos.

Quando estamos devidamente hidratados, temos menos retenção de líquido, o que colabora para que o corpo inteiro fique mais torneado e pouco inchado, celulites menos aparentes e um rosto mais viçoso, uniforme e jovial.

Há indícios de que beber bastante água também colabora para o combate ao envelhecimento precoce. No entanto, seguimos no aguardo de pesquisas mais aprofundadas sobre a questão.

Dica 2: não se esqueça do protetor solar

Um item indispensável para quem quer envelhecer mais devagar, protegendo-se de manchas solares, doenças cutâneas e similares, o protetor solar, às vezes, é negligenciado.

Há quem não utilize o produto por acreditar que ele deixa a pele oleosa. Neste caso, o ideal é buscar um protetor solar oil free ou matificado, feito para peles que produzem mais sebo.

Além de proteger contra enfermidades, queimaduras e desconforto, o produto evita a acne solar, previne o aumento das manchas da pele e até as clareia.

Dica 3: cuide da alimentação

Ter uma alimentação rica em processados tende a fazer com que a nossa pele fique sem viço, com aspecto envelhecido e, em muitos casos, mais oleosa. O excesso de sebo, como bem sabemos, propicia o surgimento de cravos e espinhas, que podem infeccionar e manchar o rosto, gerando incômodos estéticos e físicos.

Para manter uma pele saudável, o ideal é consumir legumes, verduras e frutas em boa quantidade, priorizar alimentos cozidos ou grelhados, diminuir a fritura — ou erradicá-la, o que geralmente é uma opção difícil, mas bem recompensada — abrir mão dos refrigerantes e do excesso de bebida alcoólica.

Dica 4: tome banhos mornos ou frios

No inverno, é difícil tomar banhos frios, especialmente se você mora em regiões mais altas ou em cidades naturalmente mais geladas. Ainda assim, tente tomar banhos em temperaturas amenas.

A água quente tira a oleosidade natural da pele, afetando a barreira cutânea e promovendo desidratação. Sentindo-se atacada, a pele tende a provocar o efeito rebote, que promove dilatação nos poros e o aumento da oleosidade — a qual, como já comentamos, pode propiciar quadros de acne.

Dica 5: pratique o skincare

Achou curioso que todas as dicas, até o momento, não incluíam a utilização de produtos? Pois é: a beleza e a saúde passam por uma série de hábitos, que não podem ser negligenciados.

Além de beber água, comer bem, utilizar protetor solar e evitar banhos quentes, vale ter uma rotina de beleza que leve em consideração a especificidade da sua pele. Se você não tem certeza de qual é, convém visitar um dermatologista!

Quando falamos sobre cuidados, menos é mais. A pele do rosto deve ser limpa apenas duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Mais do que isso é exagero e pode promover o efeito rebote, já mencionado aqui.

A rotina da manhã inclui: limpeza, com sabonetes ou géis adequados, tônico ou adstringente, a depender da sua pele, hidratante e protetor solar.

A rotina da noite, por sua vez, não inclui o protetor solar. Os procedimentos, no entanto, podem incluir a utilização de produtos para clarear manchas, diminuir rugas ou cuidar da área dos óleos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!