Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

5 dicas de concentração para quem assiste às aulas on-line

Ter uma rotina de estudos e assistir à aula em um lugar tranquilo são atitudes fundamentais para manter a concentração.

A tecnologia de hoje e um acesso mais amplo à internet estão permitindo que os brasileiros tenham mais chances de aprender com aulas on-line. Utilizando o computador ou mesmo o aparelho móvel, muita gente tem estudado por meio de cursos virtuais, ampliando seus conhecimentos.

Entretanto, um desafio que muitos alunos encontram nessa modalidade é manter a atenção durante as aulas. Longe das salas escolares e rodeado por distrações, manter a concentração tem se mostrado uma dificuldade, prejudicando o rendimento e o aprendizado dos alunos.

Felizmente, existem técnicas e dicas que ajudam o estudante a não ficar disperso durante esse momento de ensino. Que tal conhecer algumas delas? Abaixo, estão algumas medidas e hábitos que você pode adotar para não perder a concentração durante suas aulas on-line.


Escolha um local reservado

Para manter a atenção na aula, é importante que você não sofra com distrações externas. Estar em um ambiente tranquilo, com pouco barulho, é fundamental para manter a concentração. Por isso, sempre procure estudar em locais que tenham poucos sons e permitem que você foque na aula.

Esse local pode ser seu quarto, um escritório ou até a sala da sua casa. O importante é que você defina o lugar e o horário que estará estudando. Converse com os demais moradores da casa, para que eles não interrompam você e façam menos barulho durante aquele período.

Não utilize aparelhos eletrônicos desnecessários

A concentração plena dos estudos só pode ser alcançada se você estiver desconectado do resto do mundo. Será difícil prestar atenção na matéria e resolver exercícios se você estiver de olho no celular ou na televisão. Por isso, mantenha-os desligados ou, no caso do smartphone, no modo silencioso, enquanto está estudando.

O computador deve ser utilizado com moderação. Ele é uma ferramenta que permite que você assista às aulas on-line ou possa realizar pesquisas sobre determinado assunto. 

Entretanto, seu uso deve ficar restrito às situações relacionadas aos estudos: nada de passar seu tempo em redes sociais!

Tenha uma rotina de estudos

Quem faz um curso on-line, muitas vezes, tem a opção de decidir a hora que vai assistir às aulas. Existem pessoas que rendem melhor na parte da manhã, enquanto outras se sentem mais confortáveis estudando durante a noite. De qualquer maneira, é importante que a pessoa tenha planejado uma rotina de estudos e mantenha-se focado nela.

Isso quer dizer que, apesar de haver uma flexibilidade no horário, ótima para contornar imprevistos, é importante que o aluno se esforce para sempre estudar no período determinado. Assim, ele cria o hábito do aprendizado, organizando melhor suas atividades diárias e reduzindo as chances de passar um dia sem os estudos.

Não acumule matéria

A questão de ter uma rotina de estudos também é importante para que você não acumule matéria. Quando ela fica acumulada, é normal que você se desanime de estudar aquilo tudo e fique mais disperso durante os estudos.

O mais recomendado é que você estude um pouco de cada vez. Procure incluir na sua rotina um momento para revisar o que você aprendeu na aula do dia. Dessa maneira, você treina seu cérebro para que ele memorize e reforce os principais pontos do ensino.

Participe da aula

Para quem acompanha aulas on-line ao vivo, é fácil perder a atenção se o conteúdo se resumir apenas ao professor falando sobre a matéria. Uma boa maneira de “forçar” você a estar sempre atento no que está sendo dito é sempre fazer perguntas quando tiver alguma dúvida.

Assim, você estará mantendo a sua atenção na matéria e solucionando dúvidas que tem em relação ao conteúdo. Aproveite a presença do professor para estes momentos, perguntando o quanto for preciso até que você esteja compreendendo a aula.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!