Ter um carro é um benefício que assegura mais praticidade e agilidade no dia a dia das pessoas. A vistoria veicular entra como um procedimento muito importante para que o condutor possa dirigir com segurança.

Portanto, isso representa um dever do proprietário do veículo de assegurar o seu bom funcionamento, que além de garantir a segurança do motorista, também assegura a tranquilidade de outras pessoas no trânsito. 
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é a vistoria veicular e por que é fundamental realizá-la com frequência.

O que é vistoria veicular?

A vistoria veicular não é apenas um cuidado com o carro, mas uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.
É um procedimento normalizado pelo Contran, e tem como objetivo evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou que se encontrem em condições inadequadas sejam legalizados.
Uma avaliação é feita nos veículos e verifica suas condições de manutenção e conservação, indicando processos que devam ser realizados, como troca de óleo e filtro.

Como funciona?

Na vistoria veicular, o automóvel é avaliado visualmente, sem a necessidade de utilização de equipamentos tecnológicos. 
Esse é um procedimento obrigatório para a transferência e regularização, além de ser válido para o licenciamento de carros com mais de 5 anos de fabricação.
Durante o processo, são vistoriadas as documentações do carro, a CNH do condutor e os números do motor e chassi.
Também é avaliado o hodômetro e o lacre das placas e identificação dos vidros. Mas para garantir ainda mais a segurança do carro, outros itens são vistoriados, tais como:
Macaco;
Triângulo;
Chave de roda;
Estepe;
Condições do pneu;
Limpador e lavador do para-brisa.
Se o proprietário desejar, pode incluir uma revisão mais complexa, e aí avaliar outros itens, como filtro de ar automotivo, condições de freio etc.

Importância da vistoria veicular

Esse processo traz muitos benefícios para o carro e seu proprietário, pois ele contribui para:

1 - Prevenção de danos futuros

O carro é uma máquina que precisa de manutenção periódica para que funcione adequadamente. Quando isso não acontece, os problemas começam a aparecer, mas com a vistoria veicular, eles podem ser identificados.

2 - Garantia de bom funcionamento

Como consequência da identificação de estragos, todo o funcionamento do carro fica mais garantido. 
Inclusive, ao detectar com antecedência esses possíveis danos, evita-se o agravamento de ainda mais problemas.
Por exemplo, os danos causados no motor do carro não são graves de início, mas se negligenciados por muito tempo, tornam-se piores, que podem levar até à perda total de determinada peça no automóvel, que pode custar quase a metade do valor do carro.

3 - Fazer longas viagens sem preocupação

Na auto escola, uma das principais coisas que aprendemos é a importância de cuidar bem da manutenção do carro, estando com a vistoria em dia.
Isso é algo fundamental tanto para quem usa o carro apenas dentro da cidade, quanto para quem costuma fazer longas viagens.
Sem a vistoria, os problemas ficam camuflados e aparecem sempre nos momentos mais inadequados, podendo ocorrer quando o motorista está na estrada, por exemplo.
Essa situação causa muitos transtornos e torna-se tanto um risco para o condutor, quanto para quem estiver na estrada.
Além do risco de acidentes e prejuízos financeiros, o proprietário pode ter que arcar com multas e ter pontos perdidos na carteira.

4 - Agregar valor ao veículo

O laudo de vistoria indica a procedência do carro e a regularidade de seus itens, como no caso de extintor automotivos e muitos outros.
Consequentemente, o veículo é mais valorizado e o proprietário tem a certeza de que está circulando com um meio de transporte dentro das exigências da legislação de trânsito.
Na hora de vender, terá em mãos uma boa oportunidade de negócio, que não possui avarias severas ou adulterações nas peças. 
Estes se tornam bons argumentos na hora de trocar ou vender o carro.

Conclusão

O Brasil é um dos países que mais possui carros circulando no mundo.
Por isso, o brasileiro valoriza esse bem e acredita que ele é necessário para garantir sua mobilidade, uma vez que o transporte público necessita de melhorias.
Todo o conforto e facilidade ao possuir esse bem também requer cuidados que só trazem vantagens para quem dirige. 
Portanto, é imprescindível estar atento a eles e cuidar de todos os detalhes para ter em mãos um bom veículo.
Assim, é possível dirigir com mais tranquilidade, sabendo que está seguro e com um carro que vai auxiliá-lo na locomoção no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee