Quem está reformando a cozinha pode inovar com outros revestimentos, ou somente com a troca de móveis, deixando o espaço otimizado e planejado.

Mudar a decoração do ambiente é uma boa maneira de renovar os ares, melhorar a aparência do lar e promover novas sensações ao moradores.

O primeiro passo para isso é o planejamento. Até mesmo as mudanças mais simples requerem um projeto detalhado, levando em consideração todas as singularidades do cômodo. 

Além disso, em espaços como a cozinha, é preciso considerar determinadas restrições, escolhendo materiais que não absorvam muito calor, impermeáveis e fáceis de limpar.

São muitos detalhes e, muitas vezes, podemos ficar perdidos na hora de começar a reforma. Mas, aos poucos, é possível ter uma cozinha totalmente nova e revitalizada.

No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas que vão te ajudar com a decoração da sua cozinha. Acompanhe a leitura!

1 - Pisos e azulejos: os melhores para cozinha

Os pisos e azulejos são os revestimentos mais importantes em uma reforma. 

Às vezes, nem sempre trocar os materiais é a melhor opção, visto que a obra pode ser muito dispendiosa, em termos financeiros e de tempo.

Uma opção é pintar os azulejos, ou até mesmo optar por colagens, que podem mudar a aparência do revestimento e modernizar o ambiente.

O chão, por exemplo, pode ser coberto com pisos laminados, que pode ser colocado diretamente no contrapiso. 

Apesar de serem normalmente associados com lojas e estabelecimentos comerciais, esse revestimento é fácil de aplicar, pois além de ser impermeável, é extremamente elegante.

Vale dizer que o piso laminado se adéqua a qualquer tipo de decoração. Sendo assim, se a cozinha tem um estilo vintage ou moderno, é possível encontrar um revestimento ideal.

Outra opção é o piso vinílico para cozinha. Feito em material polimérico, o revestimento é muito prático na questão da limpeza e pode ser encontrado em diversos modelos, inclusive com um visual que imita madeira.

2 - Opte pelos móveis planejados

Os móveis planejados são conhecidos pelo seu alto poder de racionalização dos espaços, melhorando a organização do ambiente, visto que eles são fabricados sob medida, conforme as especificações de cada cômodo.

Por exemplo, um gabinete de cozinha 2 metros pode ser feito de acordo com as preferências do morador, levando em consideração a quantidade de utensílios domésticos e a praticidade de uso no dia a dia.

Entre outras vantagens dos móveis planejados, destacam-se:

Valorização do imóvel;
Maior requinte e sofisticação;
Maior durabilidade e resistência;
Excelente custo-benefício.

Importante ressaltar que o excesso de armários na cozinha pode fazer com que o ambiente fique menor do que realmente é. Por isso, é preciso ter equilíbrio na escolha dos móveis.

Uma alternativa é trocar gabinetes por prateleiras. Dessa forma, é possível aumentar o espaço e facilitar a busca por determinados utensílios.

3 - Troque alguns móveis pontuais

Em uma reforma, nem sempre é necessário trocar todos os móveis. 

Por vezes, somente a substituição de algumas peças já é o suficiente para dar um novo visual ao cômodo, tornando o ambiente mais agradável e moderno.

Por exemplo, uma mesa de inox para cozinha é uma opção bastante viável, pois além de ter uma aparência diferenciada, o móvel também tem um bom custo-benefício, resistência a umidade e aos choques mecânicos, além de uma grande durabilidade.

No entanto, vale a pena considerar as particularidades da cozinha e escolher um estilo certo. Se necessário, busque orientação de um arquiteto ou designer de interiores.

4 - Use adesivos e ímãs de geladeira

De maneira simples, os adesivos e ímãs de geladeira são capazes de dar um toque especial à decoração. 

Eles podem traduzir algumas experiências positivas dos moradores, como viagens, ou até mesmo servir para divertir as pessoas.

Aqui, é preciso ter criatividade e parcimônia, já que o excesso também pode prejudicar a decoração da cozinha.

5 - Decore com os próprios utensílios domésticos

Conchas, colheres e panelas também podem ser usados como itens de decoração. 

Isso ajuda a evitar gastos com a aquisição de objetos e, ao mesmo tempo, dá um toque intimista e personalizado ao ambiente.

Inclusive, é possível usar as prateleiras para alocar os artigos, em uma disposição que agrade aos moradores.

Conclusão

Reformar a cozinha não precisa ser uma dor de cabeça. 

Aliás, com o planejamento adequado, criatividade e equilíbrio, é possível adaptar o ambiente e renovar a aparência do local, sem muitos gastos.

Ou seja, a chave para toda obra é ter um projeto completo e bem detalhado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee