A pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, exigiu que muitas pessoas cumprissem o isolamento social, tendo que adaptar em casa suas rotinas de trabalho, práticas de exercícios físicos, entre outras atividades.


Mas, antes mesmo da crise, não era incomum se deparar com indivíduos que negligenciavam a prática de exercícios, por questões de falta tempo e correria do dia a dia. 

O que acontece é que as atividades são extremamente importantes para o funcionamento do corpo, evitando uma série de doenças, além de ajudar no bem-estar e na qualidade de vida.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana, para os adultos.

Com isso, é possível reduzir as chances de desenvolvimento de doenças crônicas (diabetes, colesterol, hipertensão), as lesões musculares, a ansiedade e o estresse, além de melhorar o bom humor.

No entanto, nem todo mundo tem salas de treinamento em casa para se dedicarem aos exercícios físicos. Então, como solucionar esse problema?

O artigo de hoje vai te ajudar a saber como preparar sua casa para realizar exercícios físicos. Continue a leitura e saiba como transformar qualquer cômodo!

1 - Escolha alguns exercícios específicos

Essa dica é válida até mesmo para quem mora em apartamentos pequenos e casas sem muito espaço. 

O ideal é começar com atividades que não exigem grandes deslocamentos e podem ser feitas em qualquer canto: na sala, no quarto, no escritório.

Os agachamentos, por exemplo, usam somente o espaço do próprio corpo e são excelentes movimentos para se manter ativo. Além disso, é possível utilizar o próprio sofá ou uma cadeira para o exercício.

Outra opção para o agachamento é usar a própria parede para a isometria. Logo, não é preciso muita coisa: qualquer canto serve!

2 - Prefira um cômodo com poucos móveis

Para quem deseja praticar outros tipos de exercícios físicos, ou acompanhar uma aula online, a dica é optar por um cômodo que tenha poucos móveis. 

Assim, é possível se movimentar sem esbarrar em nada, e não é preciso tirar muitos objetos do lugar. Mas se você tiver um espaço ao ar livre, melhor ainda!

Com algumas poucas técnicas de paisagismo de jardim, é possível adaptar todo o ambiente - e você pode fazer os exercícios em um local arejado, confortável e bem mais fresco. 

Mas, claro, tenha cuidado com algumas plantas e artigos que podem machucar.

3 - Aposte em um piso confortável

Todo mundo sabe da importância de um calçado adequado para a prática de exercícios físicos. O tênis certo irá diminuir os impactos, reduzindo o risco de lesões, principalmente nos joelhos.

No entanto, poucas pessoas consideram que também o piso é responsável pela absorção de impacto e, além disso, pelo conforto e segurança do praticante.

Alguns revestimentos podem apresentar grandes riscos de queda e, portanto, não são adequados para a prática de exercícios físicos em casa. 

Outros, podem machucar a pele, por serem ásperos demais.

Uma dica é optar pelo piso laminado colocado, que pode ser instalado diretamente no contrapiso, sem a necessidade de reforma. Além disso, o revestimento tem outras vantagens, incluindo:

Alto valor estético;
Facilidade de limpeza e manutenção;
Excelente custo-benefício;
Conforto térmico e acústico.

Assim, para quem deseja uma sala própria para exercícios físicos, vale a pena ficar atento no chão do cômodo.

4 - Adquira os aparelhos e acessórios certos

Nem toda atividade física precisa da ajuda de equipamentos. 

Para quem não quer investir em nenhum aparelho, há programas específicos de exercícios que só usam o próprio corpo, tanto para atividades aeróbicas quanto para musculação.

Mas as pessoas que desejam incrementar os treinos podem buscar por alguns acessórios. 

Um exemplo é o pilates solo, que conta com a ajuda de bolas, faixas e outros artigos que não ocupam tanto espaço e ajudam na melhor execução do movimento.

Sempre verifique o espaço disponível na sua casa, antes de comprar qualquer equipamento. 

Afinal de contas, a execução de atividade com a ajuda de aparelhos requer um ambiente um pouco maior e, por vezes, um cômodo apropriado para isso.

Conclusão

Mesmo durante a quarentena, a recomendação é de não ficar parado. 

Os exercícios físicos são vitais para o funcionamento do corpo e para a saúde, e por isso, o ideal é adaptar aquele cantinho da sua casa e começar hoje mesmo a sua atividade.

E não tem problema que você mora em um apartamento pequeno. Com os exercícios certos, você vai conseguir treinar muito, até mesmo na sala de casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee