Criar uma rotina de limpeza conserva as peças de couro. Veja dicas práticas e eficientes para isso.

As peças de couro são coringas no guarda-roupa. Elas funcionam com diferentes estilos e possuem alta durabilidade. Por isso, investir em roupas e acessórios femininos desse material é uma decisão superinteligente.

No entanto, é necessário lembrar que, assim como outros tecidos, o couro precisa de cuidados específicos para durar por mais tempo. Separamos algumas dicas para você higienizar suas peças corretamente, livrando-se do mofo e evitando a perda da qualidade do produto.

Cuidados gerais com o couro

Diversos itens são feitos de couro: sapatos, bolsas, cintos e revestimento de sofás são alguns exemplos. Com o passar do tempo, ele pode se desgastar, mas há maneiras de evitar isso.

Em primeiro lugar, indica-se a utilização de uma flanela para tirar a poeira ou as partículas que acumularam nos acessórios ao sair de casa. Ela pode ser usada seca ou úmida. É necessário tomar cuidado com detalhes de metal, que não devem receber partículas de água, pois podem ser danificados.

Independentemente do acessório, é importante olhar a etiqueta, que contém informações sobre a lavagem e indica se algum produto não deve ser usado. Dessa forma, é mais fácil manter a qualidade do couro.

Para limpezas mais profundas, pode-se utilizar um pano úmido e sabão de coco, esfregando delicadamente. Para alguns tipos de couro, usar o detergente neutro também é uma opção. Confira a etiqueta para ter certeza que o produto aceita esse tipo de higienização.

Depois de muito tempo no armário, é comum que as peças apresentem mofo. O pano úmido ajuda na limpeza, mas não mata os fungos. Para remover esse micro-organismo, opte pelo vinagre de maçã. Em casos de materiais sintéticos, o álcool em gel é a melhor opção.

O couro precisa ser hidratado. Dessa forma, ele mantém as características por mais tempo. Dê preferência para os produtos desenvolvidos para esse tipo de hidratação. Receitas caseiras, com óleo de amêndoas e vaselina, devem ser utilizadas com cuidado, pois o excesso da substância pode danificar a peça.

Por fim, é comum o aparecimento de manchas com o passar do tempo. O mais indicado nessas situações é procurar uma empresa profissional para fazer a limpeza e cuidar desse problema. Isso porque eles saberão identificar o melhor tratamento para cada tipo de couro.

Dicas para manter a qualidade das bolsas de couro

Além dos cuidados com o couro, cada acessório possui suas particularidades. As bolsas, por exemplo, devem ser esvaziadas antes de irem para o armário. Ao voltar para casa, passe um pano úmido, já que ele ajuda a retirar partículas de sujeira. Entretanto, não guarde a bolsa úmida, espere o couro secar.

Antes de guardá-la, certifique-se de utilizar um enchimento dentro da peça. Assim, ela não perde a forma com o passar do tempo. Também é importante armazenar esse tipo de acessório em prateleiras, porque cabideiros e ganchos deformam e marcam as bolsas.

Se possível, mantenha uma bolsa distante da outra, evitando que o couro arranhe ao entrar em contato com outros acessórios. As opções feitas com miçangas ou lantejoulas devem ser guardadas dentro de uma proteção de TNT para não danificarem. 

Sugestões para preservar a qualidade dos sapatos de couro

Alguns cuidados especiais devem ser adotados para que os sapatos de couro durem por mais tempo. Depois de utilizar um calçado, deixe-o arejar por 12 horas antes de colocá-lo na prateleira. 

Outro ponto importante é criar o hábito de limpar a sola do calçado com uma escova, retirando, assim, as sujeiras que vêm da rua. Na parte de cima, um pano úmido é suficiente para a limpeza, sendo necessário esperar a secagem para guardar o acessório.

Os sapatos devem ser colocados em sacos de proteção ou caixas, porque, como não há um uso constante, eles podem acumular poeira, dificultando a limpeza. As botas merecem atenção especial para não perderem a forma, principalmente, os modelos acima do joelho. Use uma cartolina enrolada para isso.

Existem diversos modelos de sapateiras, algumas mais largas, outras mais profundas. Escolha uma que atenda às suas necessidades e a de seus calçados. Lembre-se: quanto mais arejado for, melhor.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee