Divulgação Reprodução

Conheça as praticidades para traduzir documentos importantes sem precisar colocar a sua saúde em risco!

Com o surgimento do novo coronavírus diversos setores tiveram que se reinventar e se adaptar às mudanças provocadas pelo isolamento social. 

Empresas colocando seus colaboradores para trabalhar home office, bares e restaurantes aderindo ao sistema de delivery e comerciantes expondo seus produtos online, todos em prol de um único objetivo: tentar driblar a crise em meio a uma pandemia. 

E no mercado de traduções não seria diferente. Como uma alternativa para se adequar ao atual cenário, muitas empresas estão utilizando a assinatura digital para autenticar documentos de tradução juramentada, sem que para isso seja necessário o contato físico. 

Quer entender como funciona esse processo? Preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é a tradução juramentada? 

A tradução juramentada nada mais é do que a tradução de um documento oficial - pode ser um diploma, certidão de nascimento, casamento, procuração, etc. - com fé pública. 

Utilizada também para validar documentos em idioma estrangeiro no Brasil, a tradução só pode ser realizada por uma pessoa habilitada para tal função. 

Este profissional é solicitado, por exemplo, quando uma universidade solicita o reconhecimento de um diploma adquirido no exterior ou até mesmo a comprovação de um casamento que ocorreu em terras estrangeiras. 

Embora este tipo de tradução possa ser realizado em vias físicas, com a evolução dos serviços digitais as empresas se adequaram às necessidades dos clientes em ter um processo mais ágil e prático. A partir disso, entra a assinatura digital

Como funciona a assinatura digital?

Como o próprio nome já diz, a assinatura digital serve para assinar documentos de forma eletrônica, sem que seja necessária a presença física para tal, sendo equivalente a uma assinatura comum, com o mesmo valor legal. 

Para utilizar de seus benefícios, no entanto, é necessário possuir um certificado digital próprio. Trata-se de sua identidade eletrônica de uma pessoa física ou jurídica, feitas em uma Autoridade Certificadora. 

Essa empresa será responsável por conferir os documentos necessários e criará sua identidade certificada para o universo digital, que estará protegida por uma criptografia altamente complexa a fim de garantir sua autenticidade e segurança. 

As chaves dessa criptografia, por sua vez, são essenciais para realizar o processo de assinatura eletrônica, possuindo prazos de validade para evitar fraudes. 

Motivos para optar por esse tipo de serviço

Na tradução juramentada, a assinatura digital não só facilita a transmissão das informações, como também torna o processo mais simples e seguro. 

Praticidade nas operações

Só quem já precisou de um documento com urgência sabe o quanto pode ser frustrante esperar pela burocracia de conseguir autenticar assinaturas e todos os processos que envolvem a ação. 

Com a assinatura digital, todo o processo torna-se mais prático e menos burocrático, permitindo que você resolva suas questões com mais facilidade, transmitindo os dados dos documentos sem precisar se locomover. 

Além disso, diante do atual cenário de isolamento social, você pode autenticá-los sem precisar de contato físico, que é a principal forma de contágio do vírus.

Mais segurança

Outro fator importante quando se trata de tradução juramentada, a segurança do documento traduzido torna-se muito maior, uma vez que os dados são transmitidos por criptografias, evitando casos de falsificação e plágio.

Redução de custos

O processo também ajuda na redução de custos, uma vez que substitui o reconhecimento de firma do tradutor juramentado e dos portadores do documento.

Opção mais sustentável

Por ser completamente digital, o processo dispensa o uso de papel, e portanto, evita o desperdício de papel e tinta de impressão, sendo uma opção mais sustentável e uma escolha ecologicamente correta. 

Envie seus documentos para qualquer lugar do mundo

Outra vantagem da tradução juramentada utilizando a assinatura digital é a praticidade de enviar o documento para qualquer parte do mundo, facilitando a transmissão das informações e economizando tempo e dinheiro. 

Sendo assim, o método se torna eficaz não somente durante o isolamento social, mas em todos os momentos em que você precise de agilidade e segurança para atender às suas necessidades de tradução.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee