Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente.

Divulgação Reprodução

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. O chá verde contém poderosos antioxidantes como polifenóis, flavonóides e catequinas.

Aqui estão cinco benefícios do chá verde que têm sido estudados em estudos científicos, embora alguns solicitem mais estudos. Antes de beber chá verde no entanto, preste atenção à sua qualidade, porque alguns contêm muito flúor.

1) Os antioxidantes do chá verde reduzem o risco de câncer

Como os danos causados pelo stress oxidativo contribuem para o desenvolvimento do câncer, os antioxidantes têm geralmente um efeito protector contra esta patologia. Estudos observacionais mostraram uma ligação entre o consumo de chá verde e um risco reduzido de cancêr. Por exemplo, as mulheres que bebem chá verde regularmente podem reduzir o seu risco de câncer de mama de 22%, de acordo com um estudo de 2006. Da mesma forma, um estudo com 69.710 mulheres chinesas descobriu que bebedores de chá verde tinham um risco de câncer colorretal reduzido de 57%.

2) O chá verde é benéfico contra doenças cardiovasculares

Um estudo de 2006 publicado no JournaloftheAmerican Medical Association descobriu que beber chá verde estava associado a mortalidade reduzida, incluindo causas cardiovasculares. O estudo seguiu 40.000 japoneses de 40 a 79 anos de idade ao longo de 11 anos. Aqueles que bebiam mais de cinco xícaras por dia de chá verde tinham significativamente menos risco de falecer, especialmente por causas cardiovasculares. Por exemplo em mulheres, o risco foi reduzido em 31% para a mortalidade devido a problemas cardiovasculares. Da mesma forma, o consumo de chá verde está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, de acordo com um estudo publicado em Stroke. O efeito cardioprotetor está ligado à presença de galato de epigalocatequina.

3) Chá verde contra a diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 caracteriza-se por níveis elevados de glicose no sangue, resistência à insulina ou incapacidade de a produzir. Estudos de 2013 mostram que o chá verde pode baixar o açúcar no sangue. Um estudo recente sugere que o EGCG (galato de epigalocatequinano) no chá verde reduz o risco de resistência à insulina em roedores. Finalmente, um estudo com japoneses descobriu que aqueles que bebiam o chá verde regularmente reduziam o risco de diabetes tipo 2 de 42%.

4) O chá verde é bom para o cérebro

O chá verde contém cafeína, que é um estimulante para o cérebro. Mesmo que contenha menos do que o café, a cafeína no chá verde está em quantidade suficiente para causar uma resposta no organismo. O chá verde também contém L-teanina. A cafeína e a L-teanina combinadas melhoram a função cerebral, de acordo com um estudo realizado em 2008. As investigações publicadas em Psicofarmacologia sugerem que o chá verde promove a função cognitiva no cérebro, particularmente na memória de trabalho. O chá verde também protege o cérebro à medida que envelhece: as catequinas do chá verde têm efeitos protectores para os neurónios in vitro e nos animais. Estes compostos podem assim ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Estudos publicados em 2017 sugerem que o EGCG pode reduzir o declínio cognitivo.

5) Chá verde, um aliado de emagrecimento

Suplementos alimentares acreditados para ajudar a perder peso muitas vezes contêm chá verde. Por exemplo, em um ensaio clínico que envolveu 240 homens e mulheres durante 12 semanas, o chá verde reduziu a gordura corporal, o peso, o tamanho da cintura e o gordura abdominal. No entanto, os efeitos sobre o peso nem sempre são significativos e devem ser considerados com cautela. Um estudo encontrou um aumento de 17% na oxidação de gordura através da ingestão de chá verde, o que constitui um resultado muito bom.

#sejahojediferente #sejadiferente #correntedobem #heroisdoslacres #sejavoce #fuscadobem #fusquinhadobem #unidosdobem #ermelinomatarazzo
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee