Descubra a diferença entre dólar turismo e dólar comercial e entenda como comprar a moeda online

Planejando a sua próxima viagem internacional? Então, que tal contar com soluções práticas para levar a moeda estrangeira que vai custear as suas compras e pagamentos durante a estadia fora do país? 

Se você não fazia ideia que era possível comprar moeda estrangeira pela internet, continue lendo, pois existem duas formas seguras de fazer isso.


Dólar turismo x dólar comercial: quais as diferenças?

Antes de falar sobre como adquirir dólar turismo pela internet, é preciso explicar de forma breve o que é e o que difere o dólar turismo do dólar comercial. 

O que é dólar comercial?

Como o próprio nome sugere, o dólar comercial é caracterizado pela natureza da operação em que a moeda é utilizada. Ou seja, configura-se dólar comercial a cotação da moeda que participa de grandes movimentações comerciais.

Nesse sentido, são consideradas movimentações comerciais a importação e exportação de mercadorias em grande volume, contratação de serviços entre empresas internacionais, além de negócios do governo em território estrangeiro – ou envolvendo empresas estrangeiras.

O que é dólar turismo?

Agora que você já sabe o que é dólar comercial, é hora de entender o que é o dólar turismo. Diferente daquela, essa cotação do dólar é a praticada na venda de moeda estrangeira para pessoas físicas que compram a moeda com o intuito, normalmente, de fazer as suas viagens internacionais.

Alguns exemplos de como o dólar turismo é utilizado: compra de passagens aéreas em companhias aéreas estrangeiras, compra de produtos importados e qualquer tipo de despesa realizada durante uma viagem.

Quais as maneiras de comprar dólar pela internet?

Sabendo disso, é hora de entender quais as maneiras de adquirir a moeda pela internet. Afinal, isso é mesmo possível? 

Em um passado não muito distante, a única forma de adquirir a moeda era em sua versão física, papel moeda. Essa ainda não pode ser comprada pela internet por motivos óbvios. 

No entanto, com a ascensão da tecnologia e as novas demandas do mercado, são criadas cada vez mais soluções modernas para solucionar problemas antigos, dentre eles a compra de moeda estrangeira. Nesse contexto, surgiu a transferência internacional, ou remessa internacional, e o cartão pré-pago internacional.

Cartão pré-pago internacional

Chamados também de travel money ou VTM (Visa Travel Money) – o mais conhecido do segmento –, o cartão pré-pago internacional surgiu como uma alternativa para aqueles que desejam levar o seu dinheiro de forma segura em viagens ao exterior. 

Diferente dos cartões de créditos internacionais, o limite do cartão pré-pago varia de acordo com a recarga feita. Não há um limite pré-aprovado nem nada disso, o portador faz a recarga no valor desejado e utiliza de acordo com as suas necessidades. Funciona como um celular pré-pago, você primeiro recarrega e depois usa até que os créditos acabem.

Como funciona

Basta solicitar um cartão pré-pago internacional em uma instituição que possui autorização para operar câmbio, fazer a recarga desejada e pronto. Você receberá o cartão no endereço fornecido.
Vantagens do cartão pré-pago internacional:

Não há taxa de anuidade – normalmente cobrada dos cartões de crédito;

Maior controle do seu dinheiro;

Pode ser recarregado quantas vezes quiser, mesmo a distância;

Os saques em dinheiro são realizados na moeda do país em que você estiver;

Disponibilidade de cartões adicionais;

Não há taxa para efetuar compras;

Visualização de extrato e transações via Internet ou aplicativo;

Reposição em caso de perda ou roubo;

Você não fica sujeito a variações cambiais, pois o câmbio é congelado no momento da recarga.

Transferência internacional

Outra forma de adquirir dólar pela internet é por meio de uma transferência internacional. Após a transferência, é possível utilizar o seu dinheiro durante a viagem sem precisar pagar IOF (Imposto sobre operações financeiras) e sem se preocupar com as variações cambiais.

Mas nesse caso, é preciso ter uma conta bancária aberta em banco do exterior ou conhecer alguém que tenha, para que o saldo possa ser utilizado durante a viagem.

Como funciona

Basta acessar o site da instituição financeira de sua preferência, desde que ela possua autorização do Banco Central para operar câmbio, informar os seus dados e os dados do beneficiário e concluir a operação. 

O prazo para que o dinheiro seja creditado na conta pode variar de acordo com o país destino e valor da transferência.
Vantagens da transferência internacional:

A cotação da transação é dólar comercial;

Para usar o saldo não é necessário emitir nenhum cartão a parte, basta usar o cartão de débito da conta bancária;

É seguro;

Não há taxa para efetuar compras;

Uma nova transferência pode ser feita a qualquer momento;

Você não fica sujeito a variações cambiais, pois o câmbio é congelado no momento do envio.

Por que comprar dólar pela internet?

Seja qual for a maneira de comprar dólar pela internet escolhida, fato é que esse é um jeito prático de garantir a moeda estrangeira para a sua viagem. Afinal, dessa forma não é preciso se preocupar com horário comercial e nem com a distância até a casa de câmbio mais próxima.

Ou seja, se você precisa comprar dólar, mas não tem muito tempo para ficar pesquisando ou se dirigindo a instituições financeiras a fim de retirar o dinheiro em espécie, conte com as opções digitais de fazer isso. Boa viagem!

Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente. 
#sejahojediferente #sejadiferente #correntedobem
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee