Divulgação Reprodução
A visita é o contato mais próximo entre o líder e a família. Na visita é possível conversar sem pressa com a gestante, conhecê-la melhor, saber de seus medos e expectativas, se seus familiares a apoiam, o que ela já tem de conhecimento sobre a maternidade e o que ainda precisa de orientação. A conversa com os pais, avós ou outras pessoas que sejam “cuidadoras” das crianças revela o modo de criação, o tipo de alimentação, que direitos e deveres a família conhece, entre outros assuntos que vão surgindo com o passar do tempo. E da observação e da interação com a própria criança, vêm as informações sobre o jeito de ser, linguagem, movimentação, relação com quem está ao redor, os indicadores de oportunidades e conquistas, etc. Dessa forma, a cada mês, o voluntário e a família também fortalecem laços de confiança e amizade.
Conheça o Aplicativo Visita Domiciliar
Com a proposta de auxiliar o líder durante a visita domiciliar, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança começou a desenvolver um novo projeto: o App Visita Domiciliar. Trata-se de um aplicativo baseado nas perguntas do Caderno do Líder, que poderá ser usado em celulares e tablets.
O App Visita Domiciliar permitirá cadastrar cada criança ou gestante acompanhada e apresentará orientações do Guia do Líder específicas para a faixa etária ou semana de gestação. Por meio de suas atualizações, ajudará o líder a acompanhar as principais mudanças em nosso país e levar as mais novas informações para as famílias. Por exemplo: alterações no calendário nacional de vacinas.
Caso o líder prefira utilizar o aplicativo, não será mais necessário preencher o Caderno do Líder impresso – o que ajuda a economizar papel e combustível do transporte deste material da Coordenação Nacional até as comunidades, além de preservar o meio ambiente. Mas, essa mudança não será obrigatória e acontecerá aos poucos.
Conheça mais a Visita Domiciliar clicando aqui