Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente

O projeto une o governo do Estado de São Paulo e a Enel, concessionária de energia elétrica, para instalar novas tecnologias na região da Vila Olímpia, na zona Sul da capital paulista

As informações são do Olhar Digital Confira

Postes e fiação aérea em breve serão extintos na Vila Olímpia, na capital paulista. Em parceria com o governo de São Paulo, a concessionária de energia elétrica Enel lançou o Urban Futurability, que vai investir R$ 125 milhões para transformar a rede elétrica do bairro com o uso de novas tecnologias. No futuro, devem ser adicionados itens conectados em áreas públicas, mobilidade elétrica e iluminação inteligente.

Atualmente, a região tem 15,53Km de cabos subterrâneos. Outros 4,86Km serão enterrados pela Enel em 26 ruas. Assim que as empresas de telecomunicações que os compartilham fizerem o mesmo com sua fiação, cerca de 150 postes poderão ser retirados.

O projeto vai instalar, nos próximos três anos, 4,9 mil sensores para coletar dados da rede remotamente em tempo real. Essas informações serão usadas para auxiliar a distribuidora na operação e para localizar defeitos na rede. Assim, será possível reconfigurar e isolar o trecho afetado automaticamente — de forma a reduzir o número de clientes afetados.

Segundo Francesco Starace, CEO global da Enel, a localidade será referência para a expansão do projeto e a consequente transformação digital da capital paulista. “Vila Olímpia é só o início de um projeto maior. Queremos levar a tecnologia que vamos empregar no bairro para toda a metrópole.”

Imagem Divulgação Reprodução

Centro de inovação

O governador do Estado, João Doria, anunciou, ainda, a criação do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (Citi). A unidade será implementada até 2020 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP).

Doria chama o Citi de “primeiro Vale do Silício da América do Sul”. A Enel é parceira do projeto e informa que vai investir em inovação e tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Comente este artigo

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Blog Diferente para Ser Diferente

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui

Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops