Decoração vintage e retrô - Decoração Nostálgica
Imagem Ilustração Divulgação Reprodução Internet

Se você é do tipo que ama uma decoração romântica, acolhedora e nostálgica, então você precisa descobrir todos os segredos do estilo vintage e começar a aplicá-los hoje mesmo na sua casa.

Mas afinal o que é vintage? 

O vintage é um estilo que ficou famoso na moda e na decoração e que faz referência a tudo aquilo que ficou no passado, mais precisamente entre as décadas de 20 e 80. Mas atenção: não confunda retrô com vintage.

Uma decoração vintage é também uma decoração retrô, mas uma decoração retrô nem sempre é uma decoração vintage. 

Deu um nó na cabeça? Calma que a gente explica. 

A decoração vintage está diretamente relacionada com as peças e objetos que de fato pertenceram ao passado, ou seja, foram produzidas e utilizadas naquela época e, por um motivo ou outro, sobreviveram e continuam ocupando seu espaço na decoração.

Já a decoração retrô é formada por objetos atuais produzidos com a aparência dos móveis e eletrodomésticos de antigamente. Ou seja, são releituras do passado. Contudo, a decoração retrô permite que objetos novos e antigos dividam o mesmo espaço, já uma decoração exclusivamente vintage é formada apenas por peças antigas, que podem ser restauradas ou não.


Nossa vitrolinha por exemplo é Retrô.

Ambas as propostas de decoração tem seu lado positivo e lado negativo. Na decoração retrô, móveis e eletrodomésticos são mais fáceis de serem encontrados, além de possuírem a tecnologia dos produtos atuais, mas em contrapartida, geralmente acabam custando mais caro que os objetos sem esse apelo estético.

Já a decor vintage pode sair até de graça se você tiver na sua casa ou na casa da sua família peças e objetos antigos, do tempo de seus avós. No entanto, se não tiver nada parecido precisará desembolsar tempo e dinheiro para garimpar peças em brechós e antiquários, sendo que alguns podem custar uma pequena fortuna.

Na hora de sair a procura de objetos vintage, tenha em mente qual o local da casa que irá receber a decoração e como ela será complementada. Você pode investir em máquinas de escrever, relógios de parede, eletrodomésticos como batedeiras e liquidificador, poltronas, sofás, discos de vinil, aparelhos de telefone, rádio e TV. Cuidado apenas para não exagerar colocando peças demais no ambiente.

Tente ainda mesclar as propostas e adicionar ao mesmo tempo objetos retrôs e vintages na decoração, ou então, usar apenas o que você tiver em mãos dando aquele toque de saudosismo discreto ao ambiente. A proposta nostálgica de decoração pode ser complementada com o uso da paleta de tons pastéis, que foram as cores predominantes naquela época. Use-as nas paredes e nos armários, por exemplo, mesmo que eles tenham uma linha mais moderna.

Outra dica é investir no estilo “faça você mesmo” para uma decoração vintage barata e personalizada. O Youtube está cheio de ideias para te inspirar, mas trouxemos aqui duas sugestões para motivar você a criar sua própria decoração. 

Confira:


E não acabou não, veja - Decor Fácil: Decoração Vintage Retro.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee