Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!


Jankenpon (じゃんけんぽん) ou mais popularmente conhecido como Janken (じゃん拳 ) no Japão é um jogo recreativo usando gestos de mão que representam a Pedra, papel e tesoura tão conhecido no Brasil quanto o Par ou Impar, simples e que não requer equipamentos podendo ser jogado por duas ou mais pessoas.

De acordo com o dicionário Shogakukan’s ‘Nihonkokugodaijiten’, este jogou chegou à Ilha de Kyuushuu no ano de 1642, e espalhou-se pela área de Osaka por volta do período Edo e foi-se alastrando até Edo (actual Tóquio) já no período Kyouhou (1720).

Normalmente, ambos os jogadores iniciam falando:Saisho wa gu!(最初はぐう!-Começando com a pedra!) enquanto direcionamos os seus punhos para sincronizar os movimentos.

Logo repetem o mesmo movimento dizendo:Jan-ken-pon!(じゃんけんぽん!). Em "Pon", os jogadores mostram simultaneamente um punho que pode ser:Gû (ぐう- Punho pedra ou 石拳 Ishiken) representado pelo punho cerrado,Choki(ちょき - Punho tesoura ou 鋏拳Hasami Ken) ou todos os dedos estendidos Pâ(ぱあ  - Punho papel ou Kami Ken). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou da seguinte forma:

Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).

Tesoura ganha do papel (cortando-o).

Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

Empates são decididos através de repetições acompanhados pela frase: Aiko Deshô! ( あいこでしょ!    - Não é que empatou?).

Uma das coisas que o tornou popular no Brasil foi o jogo de Master System Alex Kidd in Miracle World, onde o personagem vencia os chefes de fase em uma partida Jankenpon.

Créditos abaixo:



Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui