Uma história de quase 250 milhões de anos. Um território de 2 milhões de quilômetros quadrados. Literalmente, um continente perdido. Ou melhor, enterrado.

Não. Não estamos falando da fictícia Atlântida. Pelo contrário. Um grupo de geólogos e cientistas anunciou que após décadas de pesquisas conseguiram reconstruir a história da Grande Adria, uma massa de terra continental que está submersa na Europa.

Os vestígios dessa região estavam espalhados em mais de 30 países e os cientistas foram atrás das pistas espalhadas entre a Espanha e o Irã. 

A massa terrestre havia sido detectada por ondas sísmicas, mas foi por meio do estudo dos vestígios de calcários e outros tipos de rochas que os pesquisadores conseguiram reconstruir a história da Grande Adria. 

De acordo com Douwe van Hinsbergen, pesquisador e geólogo da Universidade de Utrecht, na Holanda, as cadeias de montanhas estudadas pelos pesquisadores se originaram de um único continente que foi separado da África há mais de 200 milhões de anos e começou a se mover para o norte.

Há 140 milhões de anos, essa massa terrestre do tamanho da Groenlândia ficou submersa no oceano, onde os sedimentos lentamente foram transformados em rochas. Em seguida, essas rochas iniciaram o processo de colisão com o que hoje entendemos como a Europa. Entre 100 milhões e 120 milhões de anos atrás, as rochas foram se despedaçando e acabaram sendo, literalmente, soterradas pelo continente europeu. 

Apenas uma parte das rochas ficou na superfície da Terra, em uma área que vai de Turim, na Itália, e passa pelo Mar Adriático. Esses vestígios foram  suficientes para que os geólogos iniciassem os seus estudos sobre a região.

Veja também: Conheçam a história do continente Grande Adria.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!



꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.