Imagem Divulgação Reprodução Internet

Os pais são os primeiros amigos dos filhos. Compartilhamos seus jogos, brincadeiras e vivências, mas é natural que à medida que vão crescendo comecem a ter novos relacionamentos. Conhecem amigos na escola, na vizinhança ou entre as crianças da própria família. Como ajudá-los a entender quem é um amigo de verdade durante essa experiência emocional que significa crescer?

Essa tarefa começa a partir dos 4 ou 5 anos, quando nossas crianças começam a desenvolver uma das habilidades sociais mais importantes: aprender a ter amigos verdadeiros e conservá-los. Logo depois, deverão aprender a reconhecer quando uma amizade está se tornando um foco de angústia ou preocupação.

Ensinar a eles, desde pequenos, o valor da amizade é uma das principais tarefas que temos como pais. Principalmente se queremos que os amigos de nossos filhos tenham o potencial de brindar-lhes felicidade.

Ajude seu filho a entender quem é seu amigo de verdade
Se você for mamãe ou papai, pode ser que parece óbvio que a amizade deva ser uma experiência positiva. Entretanto, não para todas as crianças é assim. E se não entendem a diferença, significa que algo não está funcionando. As crianças devem aprender desde cedo quem é um amigo de verdade e que as amizades são uma fonte para expressar amor.

Como identificar um amigo de verdade?

Não podemos escolhes as amizades de nossos filhos. Principalmente durante a etapa da adolescência, que é quando os amigos substituem qualquer interesse e passam a ser o mais importante em suas vidas. O que sim podemos fazer, é guiá-los para que saibam construir relações valiosas, nas quais predomine o respeito e a sinceridade.

Você pode indicar ao seu filho, de maneira delicada e sutil, que revise quais de seus amigos possuem alguns sinais, para que ele possa determinar por si só quem é um amigo de verdade e quem não é.

Um bom amigo…

Comemora seus sucessos e te apoia nos maus momentos.Grita de alegria quando você tira a nota que esperava ou quando faz um gol.

Também fica do seu lado quando vê você preocupado e te anima a superar o problema.

Ajuda em tudo o que você precisa.

Trata bem você. É amável, nunca faz gozações nem de você nem das suas opiniões.

É honesto. Diz a verdade sobre o que pensa e não muda de opinião sobre você quando menos se espera.

Tenta manter-se afastado dos conflitos e não tira sarro das pessoas.

É leal e constante. Inclusive quando discutem, você sabe que não vai perder sua amizade.

Divertem-se e dão risada juntos.

Não lhe importa que você tenha outros amigos. Os amigos que não admitem outras pessoas tendem a ser tóxicos.

Respeita a sua opinião e deixa que você se expresse.

Mesmo que não esteja de acordo com você, valoriza e respeita as suas crenças.

Não obriga você a fazer o que não quer. Se não quiser ir a uma festa, ou consumir álcool ou drogas, respeita a sua decisão sem colocar etiquetas.

Nosso filho pode ter certeza de que se tiver pelo menos um amigo que cumpra com a metade destas características está, certamente, ante uma relação de verdadeira amizade.

Como ajudar a que seu filho supere amizades tóxicas

Todas as tardes, quando volta do instituto, Marina se fecha no seu quarto. Sua mãe sabe que é uma maneira de isolar-se para lidar com o tratamento que recebe de uma de suas melhores amigas, que um dia não se separa dela e no outro a ignora por completo e a separa do grupo. Marina não sabe como reagir ante uma amiga que a ama e odeia ao mesmo tempo. É normal que ocorram casos assim.

Como em toda relação humana a comunicação é fundamental. Para guiar seu filho diante de uma experiência de amizade tóxica, a comunicação será a ferramenta de ouro. Em primeiro lugar, escute o que ele tem a dizer e seja um ouvinte paciente. 

Use a empatia para tentar sentir na pele o que ele está vivendo. O fato de expressar sua emoções já é uma forma de liberação.

Mostre a ele o valioso que é

Você pode ajudar seu filho a alimentar sua autoestima. Uma das maneiras é que ele se dedique a outras atividades em que se destaca e que lhe permita participar de outros grupos de amigos. Você também pode animá-lo a que se concentre na amizade de outros garotos ou garotas de sua classe, entre os quais, pode encontrar amigos de verdade.

Mas, sobre todas as coisas, devemos ajudar nossos filhos a superar o desafio de estar se enfrentando a uma amizade nociva. Devemos orientá-los para que entendam e aprendam com as relações que começam. Isso os ajudará a ter uma posição estável para superar os transtornos da adolescência.

Ser o amigo de verdade dos demais

O poeta e filósofo estadunidense Ralph W. Emerson escreveu que: “a única maneira de ter amigos é ser amigo”. É um bom conceito para que nossos filhos entendam quem é um amigo de verdade.

Quando tratamos bem aos demais, quando mostramos as qualidades de um verdadeiro amigo e fazemos o correto, as boas pessoas se sentirão atraídas por essas virtudes. Portanto, é muito provável que sua maneira de ser atraia a um bom amigo.

As crianças que recebem a atenção e orientação de seus pais para construir boas amizades têm mais oportunidades não só de identificar quem é um amigo de verdade, mas também de conseguir relacionamento “à prova de fogo”, repletas de experiências satisfatórias.

2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Não sei quem escreve esses textos mas está de Parabéns pelo artigo. E bem isso mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee