Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

O museu: O Rio Tietê é um dos símbolos mais fortes do Estado de São Paulo
Imagem Divulgação Reprodução Internet

Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

O museu: 

O Rio Tietê é um dos símbolos mais fortes do Estado de São Paulo e para retratar todas as etapas da sua história ao longo dos anos, o DAEE mantém um museu no Centro de Lazer do Núcleo Engenheiro Goulart. Ali, encontra-se um rico acervo, dividido em blocos temáticos.

Cada ambiente retrata um ciclo da cronologia do rio. No primeiro espaço o visitante encontra artefatos dos índios que viviam próximos às suas margens, tais como peças usadas pelos homens para caçar na floresta e se defender, nos rituais sagrados e objetos usados pelas mulheres para preparar alimentos.

Várias réplicas de pinturas do século 19, também estão expostas no salão representando o ciclo das Monções, expedições fluviais povoadoras e comerciais que navegavam pelo rio Tietê até o rio Cuiabá. As fototelas são de artistas consagrados como o da “Partida”, de autoria de José Ferraz de Almeida Junior, apresentado ao público em 1898.

O outro bloco do museu agrega um acervo fotográfico que retrata uma época áurea do Tietê, as primeiras décadas do século 20, quando o rio se destacou como a arena dos esportes náuticos, pescarias e um dos principais locais de lazer da cidade de São Paulo. Há ainda uma embarcação “Double Skif” de 1937, doada pelo Clube de Regatas Tietê que participou de várias competições de regatas.

No último bloco o visitante depara-se com fotos mais atuais, em que o Tietê já aparece poluído e sem vida; e amostras de água coletada em várias cidades por onde ele passa no percurso da nascente em Salesópolis até Barra Bonita.

Horário de funcionamento do núcleo: 
8h às 17h – Entrada gratuita
Telefone: 2958-1477.

Endereço: Rua Guira Acangatara, 70.

São Paulo - Zona Leste

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.