Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!


Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

O populoso bairro da zona leste, surgiu por volta dos anos 1920, com a fixação de um grande numero de portugueses. Os lusos instalaram-se em grandes chácaras, dedicando-se à cultura de hortifrutigranjeiros e de flores. Alguns anos mais tarde os imigrantes ergueram uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Casas foram construídas ao redor da pequena capela, e lento crescimento se instalou na região. Em 1957 foi erguido um santuário para a santa. Mais foi a partir dos anos 1950 que o desenvolvimento chegou , e com ele um grande numero de nordestino fugindo de uma uma terrível seca.

Hoje o bairro convive com graves problemas como o da violência, da falta de infra-estrutura e da falta de lazer e de área verde. Mesmo com tudo isso outro pequeno bairro foi nascendo nas imediações e – como de outras vezes – recebeu o nome do grande bairro – Jardim Sapopemba.

No fim dos anos 1960, a prefeitura construiu na região um grande conjunto habitacional que recebeu o nome de Conjunto Promorar Sapopemba.

Sapopemba é uma palavra tupi-guarani que significa “raiz chata”; um tipo de raiz que se desenvolve juntamente com o tronco da árvore, chegando a 2m de altura. No local existia uma grande árvore que foi derrubada. No seu lugar, exatamente, foi plantada uma paineira.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.