Abandonar alguns maus hábitos é essencial para uma boa qualidade de vida. E entre os vícios mais prejudiciais à saúde está o fumo. Sabemos que parar de fumar é uma tarefa bem difícil, mas você pode contar com uma importante aliada nesse objetivo: sua alimentação.

Além da força de vontade e dedicação, uma dieta adequada pode não apenas te ajudar a vencer o hábito, como também a combater possíveis efeitos colaterais do processo, como ansiedade, depressão, aumento de peso, compulsão por doces, entre outros.

Alimentos para parar de fumar

Saiba quais são os itens que podem desintoxicar e tirar a nicotina do sangue, diminuindo assim os sintomas das crises de abstinência.

Cenoura
A cenoura possui vitamina A, que auxilia na proteção dos pulmões e também ajuda a eliminar os radicais livres provocados pelo tabaco. Esse nutriente também é uma aliada da nossa pele e, por isso, pode ajudar a atenuar os efeitos negativos causados pela nicotina.

Gengibre
Esse tempero natural possui gingerol, uma substância que tem ação antioxidante e melhora o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório. Ele também aumenta o metabolismo, o que exige um maior gasto de energia. O resultado disso é o controle do peso, que muitas vezes tende a aumentar durante esse processo.

Arroz integral
Esse é um grão rico em selênio, mineral que também possui ação antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres causados pelo fumo. O seu consumo também ajuda a prevenir doenças cardíacas, como infarto e derrame.

Brócolis
Esse é um vegetal que contém sulforafano, uma substância que aumenta a atividade da proteína NRF2. Isso é benéfico, pois ajuda a reduzir os danos nos pulmões de quem possui doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica e enfisema, problemas sérios decorrentes do fumo.

Semente de abóbora
Essa semente é fonte de nutrientes importantes no combate de radicais livres e que também ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a controlar a compulsão por doces durante as crises de abstinência.

Alho
Além de auxiliar na remoção do excesso de muco na cavidade torácica, o que contribui para expulsar as toxinas do cigarro, o alho contém ainda outros nutrientes, como vitaminas A e C, potássio, fósforo, selênio, aminoácidos e enxofre.

Leite
Se você deseja parar de fumar, invista em um copo de leite por dia. A bebida piora o sabor do fumo, além de ser fonte de vitamina B, substância que permite eliminar a nicotina do organismo. Por isso, vale também investir em outros derivados do leite.

Laranja
Como se sabe, essa é uma fruta rica em vitamina C, nutriente que é um poderoso antioxidante natural. Por isso, ajuda na prevenção do aparecimento de substâncias cancerígenas no organismo.

Água
Esse é o líquido de ouro para parar de fumar. Beba muita água para eliminar as toxinas causadas pelo fumo. Além disso, a água ajuda a controlar a compulsão por doces, que pode surgir nesse período.

Boa sorte, força!

Jasmine Alimentos

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee