Seja Hoje Diferente: Seja diferente ao meio de muitos iguais.
Em um mundo de tantas pessoas perdidas, seja você diferente delas.

Imagem Ilustrativa Divulgação

Pensando em consolidar sua marca de maneira emocional e se diferenciar no mercado? Vem saber mais sobre essa ferramenta

Cheirinho de terra molhada, ou do pão assando, ou do feijão que só sua avó sabia fazer… Todos temos alguns exemplos de como o olfato é importante na nossa construção de memórias. Aromas nos remetem a um tempo passado, ou a locais que já visitamos, fazendo um filme passar pelas nossas cabeças, né?

De fato, nossa memória olfativa é muito eficaz e funciona com muito mais rapidez do que nossa memória visual ou auditiva. Ou vai dizer que você esqueceu do cheiro de giz de cera da sua sala de aula na pré-escola?

Sabendo disso, nasce a ideia do Marketing Olfativo, uma técnica de estímulo para associar aromas a um produto ou à empresa. Imagine que, com apenas uma inspiração profunda, seja possível sentir vontade de ficar mais tempo dentro de um estabelecimento, ou se sentir extremamente confortável?

A partir de uma tecnologia diferenciada, é possível transmitir sensações aos consumidores, fazendo-os lembrar de uma marca, um produto ou de um conceito. Quer saber tudo sobre essa estratégia infalível?

O que é o Marketing Olfativo?

O principal objetivo dessa estratégia é fazer associação de cheiros à marca, ou seja, encontrando aromas que remetam aos valores da organização e aos sentimentos que ela espera provocar em seu público-alvo. Assim, cria-se uma memória olfativa, que é mais duradoura que a memória visual.

Ao usar a ferramenta, a marca adiciona mais um item à experiência do consumidor. Há estudos que comprovam que nosso organismo tem a tendência a lembrar mais facilmente de cheiros do que de estímulos visuais ou auditivos. Ou seja, a estratégia é uma fortaleza para trabalhar lembrança de marca.

Como isso funciona na prática?
Para entender melhor o marketing associado a cheiros e perfumes, vale falar um pouquinho sobre como nosso corpo funciona. Que o organismo do ser humano atua como uma máquina, todo mundo já sabe. Então, imagine que, quando você sente o aroma de algo, está ativando uma parte da sua cabeça onde ficam gravadas todas as nossas emoções e memórias. É isso mesmo!

Estamos falando do nosso sistema límbico cerebral, um pedacinho do nosso cérebro que é responsável por processar tanto o nosso olfato, quanto nossas lembranças de vida. Por isso que um perfume tem o poder de trazer lembranças e passagens antigas quase que automaticamente, nos fazendo praticamente viajar no tempo!

Isso quer dizer que, se uma marca está buscando sua identidade olfativa, é porque quer impactar o público alvo de maneira inesquecível. Claro que, para criar esse cheirinho exclusivo, é preciso antes entender quais emoções a marca quer passar, pois cada aroma tem uma característica diferente.

Existem empresas que atuam com o desenvolvimento de novas fragrâncias?

Exatamente! Esse mercado não é exatamente algo novo, mas digamos que está crescendo mais do que nunca. Caso você tenha uma loja e esteja pensando em deixar sua marca olfativa nas lembranças do seu consumidor, saiba que existem várias empresas que fazem esse estudo e criam a sua identidade olfativa.

Para tal, além de entender que tipo de sensações você e sua marca gostariam de entregar, ou como gostariam de ser lembradas, é preciso entender outras questões, como faixa etária do público a ser atingido, costumes e comportamentos, além de alguns hábitos. A análise é bem complexa, mas o resultado sempre será de notas olfativas que farão a marca ser lembrada por muitos anos!

O aroma ideal para sua empresa

Pode parecer coisa de maluco, mas sabia que existem alguns perfumes que funcionam melhor de acordo com o tipo de estabelecimento? Claro que o ideal é encontrar algo exclusivo da sua marca, considerando todas as características do que você gostaria de passar ao seu consumidor. Mas existem alguns padrões interessantes.

Por exemplo, proprietários de academia podem optar por aromas como os de limão e chá verde para atrair novos frequentadores. Já uma sala de espera de um consultório médico, para transmitir conforto, deve ter uma fragrância derivada de camomila e lavanda.

Fragrâncias de talco, de bambu ou de ervas funcionam bem em petshops. Por fim, os perfumes importados CK One, D&G Light Blue e a essência de Bergamota com Baunilha são exemplos de cheiros que funcionam perfeitamente para uma loja de moda juvenil feminina.

Num mundo competitivo, onde tanto os produtos quanto os preços estão cada vez mais iguais e difíceis de serem singulares, é preciso encontrar uma maneira de se destacar. A identidade olfativa com certeza cumprirá o papel de dar vantagem competitiva ao seu estabelecimento. Experimente saber qual perfume combina mais com sua marca! É uma ótima oportunidade para seu negócio!

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
#sejahojediferente
Acredite nos seus sonhos. A fé aliada à ação servem de ponte para a concretização deles.

Comente este artigo

Postagem Anterior Próxima Postagem
Trends Tops - Agregador de Conteudo
GeraLinks - Agregador de links

Zicalinks O Melhor esta Aqui