Imagem Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Futebol é o torneio nacional mais importante disputado em nosso país. É disputado anualmente, sempre no segundo semestre. A relevância desse campeonato se dá não apenas por permitir ao torcedor que afirme que seu time é o melhor do Brasil, mas também porque conquistar um dos quatro primeiros lugares do Campeonato Brasileiro classifica, automaticamente, o time para a disputa da Copa Libertadores da América.

O primeiro Campeonato Brasileiro foi organizado em 1971, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esse torneio foi utilizado para substituir os torneios Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil, que definiam os times que representariam o Brasil em competições sul-americanas.

No atual modelo de Campeonato Brasileiro, os times se distribuem entre as séries A, B, C e D, de modo que a classificação na série D transfere o time para a série C, a classificação na série C, o transfere para a B, e assim por diante. São vinte equipes que disputam as séries A, B e C. Exceção ocorre com a série D do campeonato, que é disputada por quarenta times. Para que um time integre a série A, é necessário que ele tenha obtido até o décimo sexto lugar na mesma categoria no ano anterior, ou ter ficado em até quarto lugar na série B. A mesma lógica se repete nas categorias B e C, somando-se os times que ficaram entre os quatro últimos lugares da categoria acima, no ano anterior. Para que um time dispute a categoria D, ele deve ter obtido a primeira colocação no campeonato estadual (excluindo os times que já integram as séries A, B e C do Brasileiro) ou ter sofrido o decesso da série C no ano anterior.

A principal série do campeonato (série A) é disputada pelo sistema de pontos corridos, de modo que para cada jogo de ida há um de volta (turno e returno). Sagra-se campeão o time que acumular maior quantidade de pontos, levando-se em conta todas as partidas. Outro ponto importante é que, em caso de empate, outros critérios serão considerados para se obter o campeão: 1) maior número de vitórias; 2) maior saldo de gols; 3) maior número de gols pró; confronto direto; 4) menor número de cartões vermelhos recebidos; 5) menor número de cartões amarelos recebidos; 6) sorteio.

Fonte: Brasil Escola

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
#sejahojediferente

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!



꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.