Imagem Divulgação

O abuso psicológico difícil de identificar ameaça mais as mulheres. Ao contrário da violência física com danos óbvios, essas "lesões ocultas" têm como alvo os pensamentos, sentimentos e percepções da mulher. Ao mesmo tempo, o abuso psicológico pode afetar a psique e a sensação de bem-estar na mesma medida que a violência física. Conhecer os efeitos devastadores pode levar à identificação do comportamento de um parceiro íntimo e vê-lo pelo que é - abuso coercivo. Quando você faz, você está na melhor posição para se proteger.

6 sinais de danos

Vamos reconhecer os sinais de abuso psicológico como eles aparecem durante um relacionamento com um parceiro controlador. Existem muitas reações, sintomas e condições que resultam do abuso. Selecionei seis das condições mais comuns identificadas pela maioria das mais de 1.000 mulheres que participaram dos meus grupos de recuperação.

Seu parceiro controlador cria uma experiência em seu relacionamento que pode causar grandes mudanças negativas em você, levando a muitas perdas profundas:

1. Se você estava confiante e seguro de si antes do seu relacionamento, é provável que você se sinta repentinamente indeciso e inseguro.

2. Se você se sentiu firme e acreditou em si mesmo, provavelmente ficará confuso e indeciso.

3. Se você fosse feliz e contente, você se sentiria emocionalmente exausto e ansioso.

4. Se você fosse competente e pensasse bem em si mesmo, pode se sentir inseguro e incapaz.

5. Se você soubesse no que você acreditava, possivelmente está perdendo confiança e confiança em seu próprio julgamento.

6. Se você tivesse inseguranças, elas só se intensificam quando são usadas contra você.

Essas mudanças podem resultar em emoções negativas que se tornam comuns, como o medo, o terror, a vergonha e a culpa. Além disso, condições de saúde mental podem se desenvolver, como depressão, ansiedade, baixa autoestima e trauma. Um sintoma de trauma é a hipervigilância, um estado experimentado pela maioria das mulheres com um parceiro controlador. Você se sente tenso e fica em alerta máximo quando está por perto. Você pode estar com medo de fazer ou dizer algo de que ele não goste, pois aprendeu que é emocionalmente inseguro discordar. Sua capacidade de influenciar e controlar sua própria vida diminui lentamente. Você pode sentir que é louco, mas não é.

Tomando-te de volta: por onde começar

Ficar emocionalmente mais forte ajuda você a se sentir fortalecido e a agir de acordo com seu próprio interesse. Aqui estão três etapas úteis:

1. Torne-se claro sobre o que está acontecendo em seu relacionamento aprendendo sobre como controlar comportamentos, seu impacto e a melhor maneira de responder.

2. Torne-se emocionalmente mais forte saindo da confusão e confie em como você pensa, sente e vê as coisas.

3. Sinta-se como você mesmo, tomando de volta aquelas partes de si mesmo nas quais você perdeu a confiança ou teve que manter-se escondido em seu relacionamento.

Quando você não se sentir mais como a pessoa que você era, ou se sentir pior sobre si mesmo do que antes de conhecer seu parceiro, leve-o a sério. Priorize-se o melhor que puder. Depois de se sentir mais forte e confiar novamente em sua própria percepção, você não estará mais vulnerável a abusos psicológicos por parte de um parceiro controlador.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee